URCA realiza Congresso de Saúde Baseada em Evidências na região do Cariri – Ceará

Norte-Nordeste-evid-crato-ce-220x161A Universidade Regional do Cariri (URCA) realiza o 1º Congresso Norte e Nordeste de Saúde Baseada em Evidências (CONSEBE) e o 2º Seminário de Avaliação e Inovação Tecnológica em Saúde da região do Cariri , na cidade do Crato, no Ceará, de 26 a 28 de agosto de 2015.

Verônica Abdala, gerente SCI e a.i. PFI da BIREME/OPAS/OMS colabora nas oficinas da Rede REBRATS e EVIPNet Brasil, e promove o acesso e uso das fontes de informação da BVS para informar as decisões em saúde. Nas Oficinas, a gerente aborda temas relacionados à busca nas bases de dados, a elaboração de sínteses de políticas informadas por evidências e revisão sistemática da literatura científica.

O congresso inaugurou o evento com 4 oficinas: Busca de bases de dados da literatura científica e avaliação de tecnologias com Marcus Tolentino e Verônica Abdala; Elaboração de sínteses de políticas informadas em evidências com Nathan Mendes e Verônica Abdala; Avaliação de equipamentos médico-hospitalares com Eduardo Coura Assis; Revisão sistemática da literatura científica com a Ana Maria Buehler e Verônica Abdala.

IMG_5981[1]Na foto os palestrantes Eduardo Coura, Nathan Mendes, Verônica Abdala, os coordenadores do evento Dra. Corina e Dr. Newton Kepler, e a presidente de honra do Congresso e ex-reitora da Universidade Regional do Cariri.

O evento é uma grande oportunidade para a disseminação e ampliação de conhecimentos e da discussão sobre problemas relacionados a evidências científicas e ao processo de gestão, avaliação, inovação e incorporação de tecnologias, especificamente os medicamentos, equipamentos médico-assistenciais (EMA), guias de práticas e protocolos clínicos, sistemas informacionais e educacionais para a segurança do paciente. O evento conta com palestrantes do Centro Cochrane do Brasil, Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS) e Rede de Políticas informadas por Evidências (EVINPNet), e congrega profissionais, pesquisadores, estudantes e representantes do controle social que desenvolvem atividades na área da saúde, do direito e afins, que atuam direta ou indiretamente, e lidam com evidências científicas, tecnologias em saúde e direito à saúde.

O evento foi transmitido ao vivo no canal do youtube do evento.

Confira a programação

Fonte: Boletim PSI