,

BVS amplia acessibilidade para usuários de língua francesa

Com o intuito de possibilitar a recuperaçãinserm-220x66o de literatura científica no Portal Regional da BVS por meio da pesquisa por assuntos em francês, a BIREME incluiu mais essa opção de idioma, como resultado de parceria com o INSERM.

O usuário pode pesquisar, por exemplo, por “Doenças Cardiovasculares” em português. A recuperação mostra um total de 77.018 documentos.

Agora já é possível obter o mesmo resultado de recuperação ao se usar o termo em francês “Maladies du coeur et des vaisseaux”: 77.018 documentos.

O intento foi conquistado graças aos esforços das equipes OFI e TCS na integração dos termos do tesauro MeSH traduzidos para o francês pelo Institut National de la Santé er de la Recherche Médicale (Inserm).

Os termos do MeSH em francês foram transmitidos para a BIREME após comunicações com o Dr. Yannick Pilatte do DISC-Information Scientifique et Technique do Inserm, responsável por esta versão traduzida do MeSH. Após a visita do Prof. Stefan Darmoni, responsável pelo Departamento de Informática Médica do Hospital Universitário de Rouen, França, à BIREME em agosto de 2015, iniciou-se discussão sobre linhas de cooperação técnica em informática médica, as quais inclui a tradução das categorias exclusivas do DeCS ao francês.

O Inserm é parceiro da National Library of Medicine (NLM), responsável pelo MeSH, desde 1969 e traduz o MeSH para usuários francófonos* desde 1986. Tal como é feito no DeCS, o instituto atualiza sua versão a cada ano e apresenta a versão bilíngue do MeSH em seu site. Desde 2004, a atualização tem sido realizada em colaboração com o Institut de l’Information Scientifique et Technique (INIST) do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS).

Com esta ação, a BIREME espera aumentar as possibilidades de acesso de francófonos às publicações em ciências da saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.