Reuniões discutem fortalecimento do Programa Telessaúde no Município de São Paulo

Represreuniao telesaudeentantes da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS-SP), da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da BIREME discutem atividades de capacitação de Teleconsultores e de promoção do Programa Telessaúde Redes do Município de São Paulo.

primeira de uma série de reuniões ocorreu na EMS-SMS-São Paulo no dia 28 de março. A reunião de 19 de abril ocorreu nas novas instalações da BIREME e contou com a participação de Francisco Torres Troccoli (Escola Municipal de Saúde da SMS-SP), Ana Estela Haddad (FOUSP), Giane Sant Ana Alves Oliveira (Núcleo Executivo Telessaúde Município de São Paulo), Cícero Silva e Cláudia Novoa Barsottini  (ambos Núcleo Telessaúde da Unifesp), e representantes da BIREME, Verônica Abdala (SCI/PFI),  Juliana Sousa (MIP/PFI) e Elisabeth Biruel (SAU/SCI).

Durante a reunião ficou acordada realização de atividades de capacitação em junho próximo, considerando as modalidades EaD e presencial, envolvendo teleconsultores, telerreguladores e os pontos focais das Unidades de Saúde selecionadas para a primeira fase do Programa. O conteúdo dos cursos inclui o fluxo de operação das teleconsultorias, uso da plataforma de telessaúde e elaboração de respostas às dúvidas com o uso de fontes de informação e evidência. Para a atividade de promoção da iniciativa, será produzido um vídeo auto-instrucional, visando a mobilização da rede com informações conceituais  sobre o programa e forma de usar o Telessaúde. Visite nuestro sitio web online roulette.

Numa primeira fase, o serviço de teleconsultoria para o munícipio de São Paulo será oferecido a trabalhadores  de 30 Unidades Básicas de Saúde selecionadas que atingirá cerca de 3 mil profissionais atuando como perguntadores.

A BIREME apoia a SMS-SP na concepção, orientação e estruturação das ações necessárias para efetivar a realização da capacitação. A equipe acordou em elaborar uma proposta com as principais linhas de ação, detalhamento das atividades e roteiro para o vídeo promocional, para apresentar ao Núcleo Coordenador do Programa no Município de São Paulo.

reunião tesaude 2-2

Dando continuidade às reuniões para desenvolvimento do segundo curso para teleconsultores, no dia 26 de abril, representantes da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS-SP), da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da BIREME se reuniram novamente para avançar na construção do curso de formação para teleconsultores.

Participaram desta reunião Francisco Torres Troccoli (Escola Municipal de Saúde da SMS-SP), Ana Estela Haddad e Deise Garrido (ambas da FOUSP), Giane Sant Ana Alves Oliveira (Núcleo Executivo Telessaúde Município de São Paulo), Cícero Inácio da Silva e Alberto Cebukin  (ambos Núcleo Telessaúde da Unifesp), e representantes da BIREME, Verônica Abdala (SCI/PFI),  Juliana Sousa (MIP/PFI) e Elisabeth Biruel (SAU/SCI).

Durante a reunião a equipe avançou no desenvolvimento de uma matriz de responsabilidades e no cronograma de atividades, além de terem definido a estrutura e ações necessárias para a efetivação do segundo curso.

Fonte: Comunicação BIREME

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.