Brasil

A Rede

Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde

Participam da rede instituições centros cooperantes e unidades participantes com o objetivo de ampliar e democratizar o acesso às informações em saúde e que colaboram com os produtos e serviços da Rede BVS Brasil.

Rede BIBLIOSUS – Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde

A Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde - Brasil (Rede BiblioSUS) tem o objetivo de ampliar e democratizar o acesso às informações em saúde, disseminadas por meio da BVS e da distribuição da produção editorial do Ministério da Saúde, com economia de recursos, multiplicidade de opções bibliográficas e eficácia de resultados. Fazem parte unidades de informação e instituições do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de articulações políticas, estratégias e metodologias integradas, promovendo um novo patamar de participação institucional na formulação de políticas públicas de saúde.

Coordenação das redes: Coordenação-Geral de Documentação e Informação – CGDI/SAA/SE/MS

Responsável: Shirlei Rodrigues (Coordenadora Geral CGDI) | shirlei.rodrigues@saude.gov.br
Sandra Teixeira (Coordenadora CODINF) | sandra.teixeira@saude.gov.br
Iramaia Barbosa Alves (Chefe da BVS) | iramaia.alves@saude.gov.br

Produtos da Rede

Coleciona-SUS (Base de Dados da Coleção do SUS) - Coleção Nacional das Fontes de Informação do SUS. Catálogo que compreende a produção bibliográfica e institucional do Ministério da Saúde, entidades vinculadas e/ou descentralizadas e demais organizações do Sistema Único de Saúde (nível estadual e municipal).

 

Literatura de Referência em Determinantes Sociais da Saúde - Apresenta a bibliografia de referência em Determinantes Sociais da Saúde reunida no relatório final da Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde intitulado: 'As causas sociais das iniqüidades em saúde no Brasil'.  

 

Base de dados de Doenças Infecciosas e Parasitárias - Base de dados de referências bibliográficas da literatura científico-técnica do acervo da Biblioteca de Ciências Biomédicas/ICICT/FIOCRUZ relativa à área de Doenças Infecciosas e Parasitárias.Inclui, ainda, a produção acadêmica do Instituto Oswaldo Cruz na área de medicina experimental. Contém teses, livros, anais de congressos ou conferências, vídeos e folhetos desde a década de 40.

 

BDENF (Base de dados de enfermagem) - Fonte de informação composta por referências bibliográficas da literatura técnico-cientifica em Enfermagem. Sua operação, manutenção e atualização é coordenada pela Escola de Enfermagem da UFMG e Centros Cooperantes REDE BVS ENFERMAGEM. Contém artigos das revistas mais conceituadas da área de Enfermagem, e outros documentos tais como: teses, livros, capítulos de livros, anais de congressos ou conferências, relatórios técnico-científicos e publicações governamentais.  

 

Base de dados de Educação Profissional em Saúde - A base de dados EPS é formada por bibliografia e textos completos que arrolam os temas Educação, Trabalho e Saúde, bem como áreas correlatas. As bibliografias que compõem a base de dados EPS são referenciais das publicações científicas nas Áreas Temáticas da BVS-EPS produzidas no território nacional.

 

HomeoIndex (Base de dados em Homeopatia) - HOMEOINDEX é uma base de dados bibliográfica da literatura técnico-científica nacional e internacional na área da Medicina Homeopática. Criada pela BIREME e a Equipe de Indexação da APH-Associação Paulista de Homeopatia, utiliza a metodologia LILACS para ordenação, indexação, controle e disseminação de todo material bibliográfico em homeopatia. Possui mais de 7.000 artigos de periódicos indexados que estão publicados nas principais revistas homeopáticas mundiais.

 

Base de dados de Integralidade - Acervo sobre Integralidade da Biblioteca do Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Biblioteca da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da FIOCRUZ.

 

Portal de Revistas em Medicina Veterinária e Zootecnia - Portal de Revistas em Medicina Veterinária e Zootecnia de acesso aberto.

 

VetTeses (Base Referencial de Teses e Dissertações de Medicina Veterinária e Zootecnia)  - VetTeses é um catálogo de dissertações e teses defendidas em todas as instituições brasileiras de ensino em medicina veterinária e/ou zootecnia, com indicação da biblioteca de depósito e um link para o texto completo, se disponível.

 

BBO (Bibliografia Brasileira de Odontologia) - é uma base de dados da literatura nacional na área de odontologia, editada a partir de 1966, sob a responsabilidade do Serviço de Documentação Odontológica (SDO) da Faculdade de Odontologia da USP. Contém livros, teses, publicações periódicas, assim como artigos de autores nacionais publicados em revistas estrangeiras e não especializadas. 

 

Base de dados de Prevenção e Controle do Câncer - Contêm palestras, posteres, publicações, teses, dissertações, artigos e memória técnica no tema.

 

RIPSA - Rede Interagencial de Informações para Saúde - Destacado trabalho de desenvolvimento Indicadores e Dados Básicos para a Saúde no Brasil (IDB).

 

Index Psi Revistas Técnico-Científicas - Base de dados que reúne a literatura técnico-científica em Psicologia publicada em revistas, com acesso ao texto completo quando disponível em um portal reconhecido com mais de 42.000 artigos. É mantida pela Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia– ReBAP e coordenada pela Biblioteca Virtual de Psicologia do Brasil.

 

Index Psi Divulgación Científica - Base de dados referencial cobrindo a literatura de divulgação científica em Psicologia e áreas afins. Inclui mais de 2.487 referências e resumos de artigos de 9 revistas brasileiras publicadas desde 1983. É mantida pela Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia - ReBAP.

 

Index Psi TESIS - Contém informações de mais de 7.000 dissertações e teses defendidas no Brasil na área de Psicologia, possibilitando o acesso ao texto integral quando disponível. A iniciativa pretende reunir o maior número possível de trabalhos, desde as primeiras investigações até o ano corrente.

 

Index Psi LIVROS - O Index Psi Livros é o resultado de parcerias iniciadas em 1999 entre o Conselho Federal de Psicologia (CFP), a Biblioteca do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP) e as editoras brasileiras que publicam livros na área. O objetivo é selecionar, reunir, organizar e divulgar, em um único site a produção editorial científica brasileira disponível aos interessados na área de psicologia, sejam pesquisadores / estudiosos, profissionais da área, bibliotecários, estudantes, etc. 

 

CIDSaúde – Literatura sobre Cidades / Municípios Saudáveis - CidSaúde é uma base de dados da literatura acerca da implantação e desenvolvimento do Projeto Cidades Saudáveis em municípios brasileiros, bem como de textos e referenciais teóricos publicados em outros países, preferencialmente nos países das Américas. Inclui documentos identificados com a questão da saúde urbana, promoção da saúde, planejamento e ação intersetorial em nível local/municipal.

 

Base de datos de Lactancia Materna - Acervo da Biblioteca do IFF - Instituto Fernandes Figueira em Aleitamento Materno.

 

SOF (Segunda Opinião Formativa) - A Segunda Opinião Formativa (SOF) no contexto da BVS APS é uma fonte de informação que apresenta como conteúdo as perguntas e respostas baseadas em boa evidência relacionadas com os problemas prioritários de atenção primária à saúde (APS).

 

BHL Brasil (Coleção de Fontes de Informação em Biodiversidade) - Coleção internacional de obras digitalizadas sobre a Biodiversidade no Brasil.

 

Base ECOS - Base de dados em Economia da Saúde.

 

Base EDUCA - Base de dados bibliográfica no tema de Educação em Ciências da Saúde. 

 

Base Envelhecimento - Base de dados em envelhecimento. 

 

Hansen - Fonte de informação composta por referências bibliográficas da literatura técnico-cientifica internacional em Hanseníase. Sua operação, manutenção e atualização são coordenadas pelo Instituto Laura de Souza Lima. Contém artigos de periódicos conceituados da área de Hanseníase, e outros documentos tais como: teses, livros, capítulos de livros, anais de congressos ou conferências, relatórios técnico-científicos e publicações governamentais.

 

Base de Dados de Violência e Saúde - Acervo da Biblioteca do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (CLAVES). 

 

Produção científica do Instituto Evandro Chagas - SVS/MS

 

Base SES - Acervo geral e produção científica dos Institutos de pesquisa da Secretaria da Saúde de São Paulo. 

A Rede em ação

Redes Associadas

Saúde nas Américas +

Indicadores de contribuição LILACS