Atualizações do DeCS

Atualizações no vocabulário são feitas anualmente, obedecendo o calendário da atualização do MeSH.

A equipe profissional do MeSH revisa e atualiza continuamente o vocabulário. Além de receber sugestões de indexadores e de outros, a equipe coleta novos termos que aparecem na literatutra científica ou em áreas emergentes na pesquisa, contextualiza estes termos no vocabulário existente e recomenda sua inclusão no MeSH. Profissionais de várias disciplinas também são consultados com relação à organização das maiores alterações e em estreita coordenação com vários vocabulários especializados.

Em meados de setembro de cada ano, é disponibilizada no site do MeSH a versão atualizada para o ano subsequente. A partir daí, a BIREME/OPAS coordena as traduções ao espanhol e ao português dos novos descritores incorporados, bem como efetua as alterações feitas em termos previamente constituintes do MeSH para os idiomas inglês, espanhol e português do DeCS. A natureza das alterações é diversificada, podendo ser referentes à hierarquia, ao movimento de descritores e termos alternativos, a modificações em notas de escopo e de indexação, dentre outras.

Além destas, alterações podem ser feitas em categorias exclusivas do DeCS. Para mais detalhes, consulte o Guia de Atualização do DeCS aqui.

Acesse aqui se precisar informação sobre como sugerir novos termos ao DeCS.