Como sugerir novos termos

O vocabulário estruturado e trilíngue DeCS - Descritores em Ciências da Saúde, criado pela BIREME, foi desenvolvido a partir do MeSH - Medical Subject Headings, da U.S. National Library of Medicine (NLM), E.U.A, com o objetivo de permitir o uso de terminologia consistente e proporcionar um meio único, independentemente do idioma, para a indexação de artigos de revistas científicas, livros, anais de congressos, relatórios técnicos, bem como na pesquisa e recuperação de assuntos da literatura científica nas bases de dados LILACS, MEDLINE e outras da BVS - Biblioteca Virtual em Saúde.

O DeCS é, portanto, uma versão trilíngue do MeSH ampliada por mais quatro categorias (exclusivas do DeCS): Ciência e Saúde [SH], Homeopatia [HP], Saúde Pública [SP] e Vigilância Sanitária [VS].

Se os potenciais novos  conceitos a serem representados por descritores se encaixarem em uma das categorias acima, a solicitação de inclusão pode ser feita por meio de correio eletrônico para [appdecssau@bireme.org] encaminhado com o formulário preenchido. É importante incluir definições dos termos com referências e, desejavelmente, as posições que ocupariam em ramo(s) conceitual(is) de categorias que compõem a "árvore de conceitos" do DeCS. Note-se que a criação de um ramo inteiro de termos, por exemplo, também passa pela aprovação de um Comitê Técnico especializado e pode requerer projetos temáticos específicos.

Os descritores das 16 categorias abaixo presentes no DeCS pertencem ao MeSH, que cria, altera e elimina seus descritores, sinônimos, definições, etc por meio de atualizações anuais:

Anatomia [A], Organismos [B], Doenças [C], Compostos Químicos e Drogas [D], Técnicas e Equipamentos Analíticos, Diagnósticos e Terapêuticos [E], Psiquiatria e Psicologia [F], Fenômenos e Processos [G], Disciplinas e Ocupações [H], Antropologia, Educação, Sociologia e Fenômenos Sociais [I], Tecnologia, Indústria, Agricultura [J], Ciências Humanas [K], Ciência da Informação [L], Denominações de Grupos [M], Assistência à Saúde [N], Características de Publicações [V], Denominações Geográficas [Z].

Quando aceita/aprovada, a sugestão de descritor de qualquer categoria pode levar um ano ou mais para sua efetiva inclusão, de acordo com a agenda anual de atualização dos vocabulários e a avaliação por Comitês Técnicos de especialistas.

É importante ressaltar que, por si só, a criação de um descritor não assegura a recuperação de literatura. É preciso que um número considerável de artigos cite o termo para que se justifique sua criação como descritor.

Para onde enviar?

Area Temática MeSH

Se a área temática do potencial novo descritor de interesse pertencer ao âmbito do MeSH, é necessário encaminhar as sugestões diretamente para a NLM, em formulário próprio, justificando adequadamente a criação de descritores. Clique aqui.