LEYES

Com o objetivo de disseminar os novos recursos de pesquisa do Portal de Legislação em Saúde, solicitamos à rede que substitua o link para a base LEYES disponível em cada BVS. O link, que antes direcionada a interface de pesquisa iAH do LEYES, agora deve levar diretamente ao Portal.

Leyes_Capturar_1_pt

 Leyes_2_pt

O Portal de Legislação em Saúde, lançado em 2011, traz inovações nos recursos de pesquisa oferecidos aos usuários. A principal novidade é o uso da pesquisa integrada iAHx. Esta interface possui filtros (clusters) que permitem refinar a pesquisa de forma mais rápida por: documentos que tem acesso ao texto completo, país, tipo de norma jurídica (legislação), assunto, ano e idioma. Outra novidade do portal é a inclusão de uma área para destacar assuntos importantes em legislação de saúde.

Sobre a atualização do link

Para países que tem registros na base de dados LEYES

Clicar em "pesquisar" para acessar a página de pesquisa do portal.

Leyes_3

  • Na página de pesquisa, na coluna da esquerda, selecionar o país adequado no filtro correspondente. Na imagem a seguir usamos como exemplo a "Argentina".
  • Leyes_4
  • Notar que o resultado de pesquisa é filtrado pelos registros do país. A partir dos registros do país, clicar em "XML". 

Leyes_5

  • Abrirá uma página com os dados no formato XML. Utilizaremos somente o link desta página.
    Leyes_6Copiar o link do XML. No exemplo da Argentina, temos:
  • http://pesquisa.bvsalud.org/leyes/index.php?output=xml&site=leisref&col=main&lang=es&filter_chain[]=country:%22Argentina%22&sort=year+desc
  • http://pesquisa.bvsalud.org/leyes/index.php?output=html&site=leisref&col=main&lang=es&filter_chain[]=country:%22Argentina%22&sort=year+desc
  • Substituir o output=xml por output=html
  • Copiar o link com o output html e substituí-lo na BVS pelo link antigo para a base LEYES.

 Para países que ainda não cooperam com a base de dados LEYES

 Substituir na página da BVS o link antigo do LEYES: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&base=LEYES&lang=p

Pelo link do Portal de Legislación: http://www.legislacion.bvsalud.org/

Sobre a atualização das estratégias de metapesquisas da BVS através do iAHx

OBS: Esses processos só devem ser utilizados para as BVSs que utilizam a base de dados LEYES como fonte de informação no iAH. O seguinte exemplo mostra como devem ser configuradas as estratégias de metapesquisas:
Leyes_07pt

Perceba que essa configuração fará uma pesquisa em todas as fontes de informação disponíveis na BVS Legislação em Saúde (Argentina, Brasil, Chile, etc).

Para restringir uma pesquisa em uma fonte específica, basta incluir o parâmetro where= com o nome da fonte de informação, por exemplo BRASIL, conforme mostra o exemplo a seguir:

Leyes_8 pt

Desativação da interface de pesquisa antiga

A interface de pesquisa iAH estará disponível até 30 de novembro de 2012. Por este motivo, solicitamos que façam a alteração dos links para o Portal de Legislação até esta data.

Dúvidas, sugestões, comentários

   fir@bireme.org

Veja também