A Metodologia LILACS é um componente da Biblioteca Virtual em Saúde em contínuo desenvolvimento, constituído de normas, manuais, guias e aplicativos, destinados à coleta, seleção, descrição, indexação de documentos e geração de bases de dados.
Esta metodologia foi desenvolvida a partir de 1982, e surgiu diante da necessidade de uma metodologia comum para o tratamento descentralizado da literatura científica-técnica em saúde produzida na América Latina e Caribe.
Utilizando esta Metodologia os países que integram o Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde criam bases de dados locais e nacionais e cooperam com a alimentação da base de dados LILACS, contribuindo com o controle bibliográfico e a disseminação da literatura científico-técnica da Região, no modelo de cooperação técnica estabelecido pela Biblioteca Virtual em Saúde.
Ao conjunto de bases de dados que utilizam os padrões estabelecidos na Metodologia LILACS denominamos Sistema LILACS. Atualmente, integram o Sistema LILACS as bases de dados: LILACS, BBO, BDENF, MEDCARIB e bases de dados nacionais dos países da América Latina.
Guia de seleção de documentos para LILACS
Guia de seleção de documentos para LILACS
Contém critérios para a seleção dos documentos que farão parte da base de dados LILACS, uma das Fontes de Informação da BVS (Biblioteca Virtual em Saúde). É composto de duas seções principais: cobertura da base de dados e critérios de seleção por tipo de literatura, além de dois apêndices. A primeira seção corresponde às definições da cobertura temática, cronológica, geográfica e idiomática da base de dados LILACS. A segunda seção corresponde ao critério específico de seleção por tipo de literatura, como publicações periódicas, livros, teses, dissertações e outros. Nos apêndices encontra-se uma lista contendo as principais categorias do DeCS e os Critérios de Seleção de Periódicos para a Base de Dados LILACS.
Indexação
Manual de Indexação de documentos
Descreve os procedimentos que deverão ser seguidos para a análise do conteúdo de documentos a serem incorporados na base de dados LILACS. Baseado no manual de indexação para MEDLINE.
Indexação de documentos sobre Zika
Indexar e reindexar documentos sobre Zika vírus com novos descritores DeCS 2016.
FI-Admin
Procedimento de revisão de descrição e indexação de revistas LILACS-Express no FI-Admin
Gestão de redes, fonte de informação e BVS
Copiar e colar resumos para LILDBI-Web
Manual de gestão da Fonte de informação LILACS
Dúvidas
Indexação de revistas
Critérios de seleção e permanência de periódicos LILACS
Documento torna público critérios gerais adotados para seleção e permanência de periódicos LILACS e de aplicação no âmbito regional (AL&C). Em consonância com ICMJE - International Committee of Medical Journal Editors.
Recomendação sobre Acesso Aberto e conteúdo online na LILACS
Recomenda a editores dos periódicos indexados na LILACS que a partir de primeiro de janeiro de 2013, todos os periódicos nesta base publicados a partir dessa data deverão disponibilizar o texto completo do conteúdo integral do periódico em formato eletrônico em acesso aberto. Comitê de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil aderiu à recomendação.
Indexação de suplementos de revistas: NLM muda política para indexação de suplementos
Descrição bibliográfica
Manual de Descrição Bibliográfica
Orienta o preenchimento dos campos de dados definidos no formato LILACS. Descreve cada campo de dados e apresenta exemplos de preenchimento. A padronização dos elementos de dados segue normas internacionais de tratamento de informação bibliográfica como AARC2, ISBD, UNISIST Reference Manual, MARC Lite e ISO.
Tratamento de errata na LILACS
Orienta sobre a descrição de erratas e artigos corrigidos por elas de acordo com a Metodologia LILACS.
Tratamento de comentários na LILACS
Orienta sobre a descrição de comentários segundo Metodologia LILACS.
Descrição bibliográfica de artigos publicados em revistas de publicação contínua
Orienta sobre descrição bibliográfica de artigos publicados em revistas que adotam o modelo de publicação contínua de artigos. Traz exemplos nos sistemas LILDBI-Web e FI-Admin.
LILDBI-Web
Manual de procedimentos do LILDBI-Web
Orienta realização de tarefas de alimentação, manutenção e controle de qualidade de bases de dados bibliográficas que seguem a metodologia LILACS por meio do LILDBI-Web.
Dicionário de dados do modelo LILACS (em Espanhol)
Orienta analistas de sistemas acerca de estrutura de diretórios e a estrutura de campos das bases de dados da metodologia LILACS e o sistema LILDBI-Web.
Alteração de Metodologia LILACS - LILDBI-Web 1.6 (15/10/2007) [
Nota técnida que tem como objetivo atualizar os bibliotecários usuários do LILDBI-Web
1.6 na descrição bibliográfica de documentos de acordo com a nova metodologia.
Alteração de Metodologia LILACS - LILDBI-Web 1.7 (30/07/2008)
Nota técnica que tem como finalidade atualizar os bibliotecários usuários do LILDBI-Web 1.7 na descrição bibliográfica de documentos de acordo com a nova versão.
Recomendações de segurança no LILDBI-Web (21/06/2010)
Descreve procedimentos de segurança recomendados a serem aplicados no servidor onde o LILDB-Web está instalado.
Orientações para uso do LILDBI-Web no Internet Explorer 9 (16/02/2012)
Apresenta o problema identifcado no LILDBI-Web quando utilizado em Internet Explorer 9 e como solucioná-lo.
Preenchimento do campo de Autor Pessoal no LILDBI-Web sem utilização do Assist
Tipos de mensagem emitidas pelo LILDBI-Web
Procedimento de revisão de descrição e indexação de revistas LILACS-Express no LILDBI-Web
Envio de resultado de pesquisa na LILACS no formato ISO (exportação de ISO da LILACS)
Envio de contribuição para LILACS
Copiar e colar resumos para LILDBI-Web