Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde

Descrição do Sistema

O Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde tem por objetivo cooperar com o desenvolvimento da pesquisa, educação e atenção em saúde na América Latina e Caribe, colocando ao alcance da comunidade de profissionais da saúde informação científico-técnica produzida nacional e internacionalmente.

O Sistema é coordenado pela Organização Pan-Americana da Saúde através da BIREME, centro especialmente criado para desenvolver o programa de informação em ciências da saúde da Organização.

O Sistema Regional é produto da integração de sistemas nacionais, cuja estrutura prevê um Centro Coordenador Nacional e uma rede descentralizada de Centros Cooperantes formada por bibliotecas e centros de documentação da área da saúde.

Ao Sistema também pertencem os Centros de Informação da sede da Organização Pan-Americana da Saúde, em Washington, os Centros especializados regionais da OPAS e os Centros de Documentação localizados nas Representações nos diferentes países.

Utilizando a Metodologia LILACS os países que integram o Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde criam bases de dados locais e nacionais e cooperam com a alimentação da LILACS, contribuindo com o controle bibliográfico e a disseminação da literatura científico-técnica da Região, no modelo de cooperação técnica estabelecido pela Biblioteca Virtual em Saúde.

Estrutura a nível país

Um Centro Coordenador Nacional (CCN) da Rede Nacional (para o Brasil a BIREME acumula também esta função);
Um Grupo Técnico, composto por representantes dos Centros Cooperantes da Rede Nacional (CC);
Um Comitê Assessor, integrado por autoridades de Saúde; e
Centro de Documentação da Representação da OPAS/OMS no país.

Estrutura a nível regional

Um Centro Coordenador Regional (BIREME);
Um Grupo Técnico, composto por representantes dos Centros Coordenadores Nacionais (CCN);
Centros Regionais das Sub-redes especializadas em temas específicos;
Centros Regionais Especializados da OPAS/OMS; e
Biblioteca da Sede da OPAS/OMS em Washington.