Qualidade das Fontes de Informação

A BVS, como mecanismo para o desenvolvimento da saúde por meio do acesso equitativo à informação e ao conhecimento científico e técnico, assume um compromisso absoluto com a busca da qualidade e confiabilidade. O alcance e manutenção deste padrão de qualidade é garantido pela adoção de políticas, critérios e procedimentos para a produção de cada diferente tipo de fonte de informação.

 

Como produto característico da ciência, as publicações científicas possuem critérios consolidados internacionalmente para a garantia e controle de qualidade. Dentre esses critérios destacam-se revisão por pares, comitê editorial, regularidade de publicação, periodicidade, entre outros.  Existem todavia publicações contidas nas fontes de informação da BVS não submetidas à estes critérios, o que não significa que possuem qualidade inferior. Muitas vezes estas publicações dispensam esse processo de avaliação por se tratarem de documentos institucionais como relatórios, informes, entre outros. Dentre as variáveis consideradas na avaliação destas publicações encontram-se a vinculação institucional do documento, sua indexação em bases de dados nacionais e internacionais, a confiabilidade e significância dos dados publicados, etc.

 

Visando a contribuir para a melhoria de qualidade das publicações e dos periódicos científicos da região Ibero-americana uma das linhas de ação da coordenação regional da Rede BVS é a  capacitação de editores e demais envolvidos no fluxo editorial sobre todas as etapas e boas práticas que envolvem a gestão de revistas científico técnicas, desde a submissão de artigos até sua publicação final.