Guia da BVS

O Guia da BVS é a publicação que apresenta os fundamentos da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) como modelo de gestão da informação em saúde baseado no trabalho colaborativo e em rede.

 

A BVS é coordenada e promovida pela BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (BIREME/OPAS/OMS), cujo modelo é aplicado na cooperação técnica às instituições cooperantes principalmente dos países da América Latina e do Caribe (AL&C), e se estende a outras regiões e países, como Espanha, Portugal e África.

 

A quem se destina

O Guia da BVS é destinado a profissionais de informação em saúde e outras áreas relacionadas, interessados em saber como participar e/ou colaborar da construção da BVS.

 

O guia não tem por objetivo orientar sobre metodologias e tecnologias específicas para a construção das fontes de informação da BVS e suas instâncias. Neste caso recomendamos consultar os manuais de operação respectivos, indicados no guia.

Versões anteriores

  • Guia da BVS de 2011 – Elaborado por ocasião dos 12 anos de evolução da BVS e lançado em março de 2011.
  • Guia da BVS de 2005 – Elaborado para a IV Reunião de Coordenação Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS4), realizada em Salvador, Brasil, em 19 e 20 de setembro de 2005.
  • Guia da BVS de 2001 – Elaborado para a II Reunião de Coordenação Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS2), realizada em Havana, Cuba, em 23 e 24 de abril de 2001.
  • Guia da BVS de 1999 – Elaborado para a I Reunião de Coordenação Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS1), realizada na sede da OPAS, em Washington D.C., em 30 de novembro de 1999.

Veja também: Publicações sobre a BVS