História da BVS

A BVS é o resultado da evolução da cooperação técnica em informação em ciências da saúde conduzida pela BIREME/OPAS/OMS desde sua criação, quando então desenvolvia as funções essenciais de Biblioteca Biomédica Regional, promovendo o acesso à informação científica e técnica e o uso compartilhado de coleções e serviços entre bibliotecas.

 

A colaboração das bibliotecas para desenvolver e oferecer os produtos e serviços de informação foi a estratégia adotada pela BIREME desde a sua criação no ano de 1967. O primeiro serviço colaborativo foi a comutação bibliográfica (fornecimento de cópias de documentos). Os primeiros acordos de cooperação da BIREME com as bibliotecas foram estabelecidos no início dos anos 70, e com a criação da LILACS, a rede se expandiu em todos os países da região por meio das bibliotecas cooperantes e centros coordenadores.

 

No final da década de 70 este modelo se expandiu, agregando-se à biblioteca a função de centro de informação e indexação, momento em que a BIREME assumiu a coordenação do controle bibliográfico da literatura científica e técnica em saúde na AL&C. Essa ação foi determinante para dar início ao movimento de promoção sistemática da visibilidade regional e internacional da produção científica e técnica em saúde da região. Em 1982, esta rede constituiu o Sistema Latino-Americano e do Caribe de informação em Ciências da Saúde, coordenado pela BIREME.

 

No final da década de 1980 as funções de controle bibliográfico da produção científica e os serviços de pesquisa bibliográfica passaram a ser operados totalmente de forma descentralizada sob a responsabilidade de instituições cooperantes, fortalecendo as capacidades nacionais em infraestrutura e recursos humanos para gestão da informação em saúde.

 

A partir dos anos 90, com a ampliação do acesso à Internet, o modelo de gestão da informação e intercâmbio de conhecimento em saúde culminou em um novo processo de operação online das fontes de informação pelas instituições cooperantes, tornando mais ágil o acesso dos usuários a estes dados. É neste contexto que 1998 é lançada a BVS no IV Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS4) realizado em San José, Costa Rica e aprovada pelos países da AL&C por meio da Declaração da Costa Rica “Hacia la Biblioteca Virtual en Salud”.

 

Com o surgimento da BVS como modelo de estratégia e gestão da informação baseado no trabalho descentralizado, colaborativo, e em rede, o nome do Sistema Latino-Americano e do Caribe de informação em Ciências da Saúde foi gradualmente sendo substituído por Rede Latino-Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, ou simplesmente Rede BVS.

O que é?

A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) é um modelo de gestão da informação baseado no trabalho colaborativo e em rede, aplicado na criação, organização e disseminação de informação e evidência científica e técnica na área da saúde, disponibilizados online para acesso dos usuários por meio dos portais da BVS.

 

Desta forma a BVS contribui para facilitar e promover o amplo acesso à informação científica e técnica em saúde de acordo com este modelo (Modelo da BVS).

 

Missão

Oferecer acesso à informação e evidência científica em saúde a usuários de todos os setores da saúde, contribuindo para estreitar a distância entre conhecimento e prática nos países da América Latina e Caribe.