A adoção de uma forma organização de conteúdos padronizada em Fontes de Informação cria uma linguagem comum que facilita a identificação, operação, recuperação destes recursos em diferentes instâncias da Rede BVS.
A seguir são descritas as formas de organização dos diferentes tipos de conteúdos nas Fontes de Informação da BVS. Além de suas principais características são indicados também links para mais informações sobre as metodologias e tecnologias associadas às mesmas.
Publicações Científicas e Técnicas (bases bibliográficas)
Na BVS as publicações científicas e técnicas são organizadas em bases de dados usadas para o controle bibliográfico da produção científica e técnica sobre saúde dos países da AL&C. As bases de dados bibliográficas são compostas de referências de vários tipos de documentos tais como: artigos de periódicos, livros, teses, trabalhos apresentados em eventos científicos, informes técnicos e científicos, projetos e outros documentos não convencionais.
A LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde é a principal base de dados da produção científica e técnica da área da saúde publicada nos países da América Latina e Caribe, e também a principal fonte de informação da BVS. A LILACS é coordenada pela BIREME e tem a colaboração dos centros cooperantes que integram a Rede LILACS.
Além disso as instituição da Rede BVS podem, de forma descentralizada, criar bases de dados especializadas em temas de interesse para a área de saúde. Estas bases de dados não apenas utilizam a Metodologia LILACS como complementam a base de dados LILACS. Nestes casos a responsabilidade de definição do escopo da base de dados, estabelecimento do fluxo de operação e atualização é da instituição coordenadora da mesma.
A LILACS e demais bases de dados bibliográficas da BVS são operadas por meio do sistema FI-Admin e da Metodologia LILACS. Para mais informações acesse: http://red.bvsalud.org/lilacs/pt/
Para acessar o Portal LILACS utilize: http://lilacs.bvsalud.org/
Coleções de Periódicos
Dados sobre as revistas científicas e coleções de periódicos nas bibliotecas da Rede são disponibilizados na BVS por meio da fonte de informação Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde, que registra e organiza coleções de publicações seriadas, permitindo a criação de um catálogo coletivo das bibliotecas da Rede BVS. Este catálogo contém a descrição bibliográfica dos títulos de revistas (título, ISSN, editora, cidade, periodicidade, etc.) e informação sobre a disponibilidade e forma de acesso ao texto completo em formato eletrônico das revistas, contribuindo para a visibilidade e o acesso aos textos completos dos artigos, além de promover a racionalização de recursos entre toda Rede.
Para mais informações acesse: http://red.bvsalud.org/seriados-em-ciencias-da-saude/
Eventos
Os eventos científicos como congressos, seminários, conferências e simpósios são registrados no Diretório de Eventos em Ciências da Saúde. O principal objetivo desta fonte de informação é divulgar eventos científicos da área da saúde, apresentando informações básicas sobre os mesmos para promover o intercâmbio de conhecimentos entre profissionais e especialistas sobre temas atualizados e pesquisas em desenvolvimento.
O Diretório de Eventos na BVS é operado por meio do sistema FI-Admin e da metodologia DirEve. Para mais informações consulte: http://red.bvsalud.org/direve-diretorio-de-eventos-em-ciencias-da-saude/
Legislação
Na BVS a Legislação é disponibilizada em uma fonte de informação denominada LEYES-Legislação Básica de Saúde da América Latina e Caribe. LEYES é uma base de dados temática regional produzida em rede por instituições das áreas de legislação e de saúde que contém as referências da legislação em saúde podendo também conter o texto completo ou link para o mesmo.
Na BVS a base LEYES é operada por meio do aplicativo FI-Admin, da metodologia LeisRef e de processos de interoperabilidade de dados.
Para mais informações consulte: http://red.bvsalud.org/leyes-legislacao-em-saude/
Perguntas e Respostas
Conteúdos do tipo Perguntas e Respostas (conhecidos pela sigla FAQs , do inglês Frequently Asked Questions) são registrados na BVS seguindo o modelo da fonte de informação originada do Programa Telessaúde Brasil Redes, chamada Segunda Opinião Formativa - SOF . Atualmente esta fonte é exclusiva para temas de Atenção Primária à Saúde (APS), em português e contextualizada ao Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil.
As perguntas são dúvidas das equipes de saúde da família, que foram previamente respondidas com base nas melhores evidências, pelo serviço de Teleconsultoria do Programa Telessaúde Brasil Redes. As respostas são adaptadas e formatadas como fonte de informação a partir de teleconsultorias selecionadas por sua relevância e pertinência a temas de APS no SUS.
A SOF está disponível na Instância BVS APS do Brasil <aps.bvs.br> e integrada no índice regional da BVS.
Para mais informações acesse: https://aps.bvs.br/segunda-opiniao-formativa/
Recursos Educacionais
Na BVS os materiais e conteúdos educacionais como cursos (completos ou em parte), materiais de apoio, softwares (para criação, registro e organização de recursos educacionais e para desenvolvimento de comunidades de aprendizagem online), e recursos de implementação como licenças de propriedade intelectual, entre outros, e são disponibilizados na BVS por meio de Repositórios de Recursos Educacionais. A partir da produção e organização deste tipo de conteúdo pelos países da AL&C, os mesmos são reunidos e oferecidos, de forma livre e aberta, no portal da Red de Repositorios de Recursos Educativos Abiertos CVSP / BVS, acessível em https://sites.bvsalud.org/rea/ .
Para mais informações sobre esta iniciativa acesse: http://red.bvsalud.org/recursos-educacionais/
Recursos de Internet
Os recursos de internet tais como sites, portais, blogs, bancos de dados, bases de dados, repositórios e outros tipos de recursos com informação na área da saúde são organizados em um catálogo denominado LIS – Localizador de Informação em Saúde.
O objetivo principal do LIS é dar rápida visibilidade e acesso à informação científica, técnica e factual dos recursos de internet. Com conteúdos avaliados segundo critérios de qualidade o LIS complementa o fluxo da comunicação científica com materiais não convencionais, que geralmente não são publicados em canais de comunicação científica ou que só deverão ser publicados após um período de validação.
O LIS na BVS é operado por meio do sistema FI-Admin e da metodologia LIS. Para mais informações consulte: http://red.bvsalud.org/lis-localizador-de-informacao-em-saude/
Recursos Multimídia
Imagens, vídeos e apresentações publicados na internet e de acesso livre produzidos pela rede BVS e/ou sobre temas que compõem o escopo de atuação da BVS são disponibilizados na BVS por meio da fonte de informação Catálogo de Recursos Multimídia. A metodologia Multimídia é uma adaptação da Metodologia LILACS com menor quantidade de campos e desdobramento de outros para propiciar melhor descrição das características específicas desse tipo de publicação.
Os recursos multimídia são registrados por meio do sistema FI-Admin e do plug-in Multimedia para WordPress, utilizando a metodologia LILACS.
Para mais informações consulte: http://red.bvsalud.org/es/multimidia/
Relatos de Experiências
Depoimentos, relatos de situações e casos relevantes que possam servir como referência e lições aprendidas para gestores e profissionais da saúde são disponibilizados na BVS por meio da fonte de informação Relatos de Experiências. Nela é possível disponibilizar e integrar diferentes formatos de narrativas complementares: um texto principal que contextualiza o eixo central em questão, vídeos de depoimentos de gestores que compartilham sua experiência à frente do projeto, fotos e um conteúdo selecionado com a função de aprofundar o material.
Para mais informações acesse: http://red.bvsalud.org/relatos-de-experiencias/
Estratégias de Busca
Estratégias de buscas bibliográficas contribuem para o desenvolvimento de revisões sistemáticas, definição de políticas de saúde, análise de situação, produção de mapas de evidência, infometrias, definição de estrutura temática para uma Instância da Rede BVS, construção de filtros de pesquisa, entre outras aplicações.
Por esta razão estratégias de busca elaboradas por especialistas para a recuperação de informação sobre diferentes temas na BVS e outras fontes de informação são disponibilizadas no Repositório de Estratégias de Busca <https://bvsalud.org/queries/?l=pt_BR>. Este repositório tem por objetivos:
- Dar visibilidade às estratégias de busca elaboradas pela Rede de Referencistasda BVS, em diferentes temas de saúde;
- Possibilitar a reutilização das buscas por diferentes públicos, em diferentes locais e contextos;
- Promover a cooperação e a contribuição entre membros da rede BVS, redes associadase especialistas para a atualização das estratégias de busca publicadas e a publicação de novas estratégias em diferentes conteúdos de informação.
Para mais informações sobre Estratégias de Busca como recurso de informação na BVS acesse: http://red.bvsalud.org/refnet/
Terminologias e Vocabulários Controlados
Na BVS as terminologias e vocabulários controlados tem por função definir uma linguagem comum para descrição e recuperação de conteúdo. O DeCS – Descritores em Ciências da Saúde é o principal vocabulário controlado da BVS, tendo sido criado pela BIREME para servir como uma linguagem única na indexação de artigos de revistas científicas, livros, anais de congressos, relatórios técnicos, e outros tipos de materiais, assim como para ser usado na pesquisa e recuperação de assuntos da literatura científica nas fontes de informação disponíveis na BVS. Os conceitos que compõem o DeCS são organizados em uma estrutura hierárquica que permitem a execução de pesquisa em termos mais amplos ou mais específicos, ou ainda todos os termos que pertençam a estrutura hierárquica.
Complementarmente, as instâncias da Rede BVS também podem desenvolver instrumentos terminológicos como glossários, tesauros e vocabulários controlados.
Para mais informações sobre o DeCS, consulte: http://decs.bvsalud.org/