Parâmetros pesquisa nas interfaces IAHx e IAH

Abaixo, estão descritos os parâmetros de pesquisa nas interfaces iAH e iAHx na montagem de uma URL com acesso direto ao serviço de busca:

1. Comece a URL com o endereço do seu domínio onde a interface está instalada e o comando de pesquisa e adicione os parâmetros, de acordo com as orientações abaixo.

2. Lembre-se que, entre os parâmetros, deve constar o caractere “&” e que a ordem de colocação dos parâmetros não interfere no resultado da busca.

Interface iAHx

URL da fonte: http://pesquisa.bvsalud.org/portal/

a) Para a seleção do idioma utilize a expressão “lang=” seguida do código ISO de dois caracteres correspondente ao idioma a ser selecionado. Para o idioma português, emprega-se “pt”, para o inglês “en” e para o espanhol “es”.

Exemplo: lang=pt

b) Para o parâmetro do termo a ser buscado utilize a expressão “q=”, seguido do termo. Exemplo: q=dengue

c) Para a definição da base a ser consultada, utilize a expressão “filter=db:”, seguida do nome da base.

Exemplo: filter=db:LILACS

d) Para o parâmetro do índice, utilize a expressão “index=”, seguida da sigla do campo a ser pesquisado, podendo ser “ti” (título), “au” (autor), “pt” (tipo de publicação) ou “mh_words” (assunto). Sem este parâmetro a busca é feita em todos os índices.

e) Para o parâmetro de saída, utilize a expressão “output=”, seguido de um dos valores “metasearch” para resultado em XML customizado para metasearch, “xml” para resultado total em formato XML, “html” para retornar o resultado em formato HTML ou “rss” para feed. Se não for passado parâmetro algum assume html.

Exemplos:

1.http://pesquisa.bvsalud.org/portal/?lang=pt&q=asma&filter=db:LILACS&index=ti

2.http://pesquisa.bvsalud.org/portal/?lang=pt&q=dengue&filter=db:LILACS&index=ti&output=xml

Interface iAH

URL da fonte: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&base=LILACS&lang=p&form=A

Formulário Avançado:

Formulario_avancado_iah

a) Para a seleção do idioma utilize a expressão “lang=” seguida da inicial correspondente ao idioma a ser selecionado. Para o idioma português, emprega-se “p”, para o inglês “i” e para o espanhol “e”. Exemplo: lang=p

b) Para a definição da base a ser consultada utilize a expressão “base=”, seguida do nome da base. Exemplo: base=LILACS

c) Para o parâmetro de próxima ação no Formulário Avançado utilize a expressão “nextAction=lnk”.

d) Para a seleção do Formulário Avançado utilize a expressão “form=A”.

e) Para o parâmetro do termo a ser buscado utilize a expressão “exprSearch=”, seguido do termo. Exemplo: exprSearch=asma

f) Para o parâmetro do índice utilize a expressão “indexSearch=”, seguida da sigla do campo a ser pesquisado, podendo ser “tw” (palavras), “ti” (título), “mh” (assunto), “pd” (data de publicação), “ct” (limites), “au” (autor), “ai” (autor institucional) ou “pt” (tipo de publicação).

Exemplo:

http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&lang=p&base=LILACS&nextAction=lnk&form=A&exprSearch=asma&indexSearch=TW

Para saber mais sobre a interface iAH, acesse o Manual de usuário da iAH.