Sobre o Portal

Este Portal está dedicado à Rede de Colaboradores e Usuários dos produtos e serviços da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com a finalidade de:

  • Dar a conhecer a Rede de colaboradores da BVS: quem são, que fazem, onde estão?
  • Promover a comunicação  e intercambiar experiências entre a Rede e BIREME.
  • Facilitar e promover o uso das metodologias e ferramentas desenvolvidas por BIREME para produção, operação e atualização de produtos e serviços de informação aplicados nas instâncias de BVS.
  • Organizar e disponibilizar a informação de referencia sobre o Modelo de a BVS.

Os conteúdos estão organizados e distribuídos na “Home” do Portal e em 4 subportais:

Modelo BVS – informação sobre o modelo de gestão de informação e de conhecimento em Saúde que estrutura e guia o desenvolvimento dos produtos, serviços e iniciativas de BVS com base no trabalho cooperativo, descentralizado e em rede.

LILACS – informação sobre o índice Latinoamericano e do Caribe da Literatura em Ciências da Saúde, seja informação geral, técnica, metodológica e histórica, ou de promoção da LILACS como importante produto da Rede coordenada por BIREME.

DeCS – reúne informação sobre os Descritores em Ciências da Saúde, vocabulário criado por BIREME para servir como linguagem única na indexação de documentos, assim como para ser usado na busca e recuperação de assuntos da literatura nas fontes de informação disponíveis na BVS.

Capacitação – reúne e organiza a informação para bibliotecários, desenvolvedores e usuários interessados na construção, aplicação e uso das metodologias, produtos e serviços da BVS, com foco no desenvolvimento de capacidades.

Por sua vez, a Home apresenta o menu do Portal, conteúdos de interesse geral para a Rede, acesso direto aos principais produtos e serviços da BVS e destaque para informação de divulgação como notícias, eventos e cursos abertos.

Na Home e nos Subportais está a caixa de busca que permite encontrar conteúdos em todo Portal da Rede BVS.