, , ,

OMS apresenta informe de Avaliação do Programa ePORTUGUÊSe

O Programa ePORTUGUÊSe é produto do Departamento de Gestão do Conhecimento e Comunicações (KMS no acrônimo em inglês) da OMS desenvolvido para promover e fortalecer a cooperação entre instituições e profissionais de saúde nos oito países de língua oficial portuguesa, bem como a formação de recursos humanos em saúde.

 

ePORTUGUÊSe é uma plataforma que disponibiliza um conjunto de instrumentos, online e offline. Estes permitem o acesso à documentação científica e técnica em saúde, a espaços colaborativos e de discussão sobre temas de saúde, treinamentos e a mídias e redes sociais.

 

Coordenado pela sede da Organização em Genebra, o programa conta com pontos focais nos países, identificados nos Ministérios da Saúde e escritórios de Representação da OMS, bem como instituições parceiras como a BIREME/OPAS/OMS no Brasil e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge em Lisboa/Portugal.

 

Considerando que o português é a 5ª língua mais falada no mundo, a 3ª mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul, com aproximadamente 280 milhões de falantes, a relevância da rede ePORTUGUÊSe é incontestável para o acesso equitativo à informação em saúde. A informação e evidencia científica subsidiam a formulação de políticas públicas, o ensino, e a promoção da saúde.

 

O informe avalia as fortalezas, debilidades, oportunidades e riscos para seu crescimento e desenvolvimento. A despeito da iniciativa relativamente recente, a rede ePORTUGUÊSe já logrou reconhecimento dos profissionais em saúde dos países, que se sentem menos isolados e contam com a disponibilidade de literatura de referencia em seu idioma. Esta apropriação de conhecimentos infunde a cultura científica e os incentiva a desenvolver pesquisas de âmbito e relevância nacionais, que até então não seriam veiculadas fora do país.

 

Os avaliadores, entretanto, destacam que o programa ainda não é utilizado em seu pleno potencial. A rede deve priorizar a maior divulgação a apropriação para que sua utilização seja mais efetiva. Além disso, ressaltam a necessidade de um trabalho de integração por parte da Organização para otimizar os recursos do Programa.

 

Leia o informe completo

Saiba mais sobre a Rede ePORTUGUÊSe

BVS ePORTUGUÊSe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.