BVS 25 Anos

Em 1998, a Rede Latino-Americana e do Caribe de Informação em Saúde aprovou a Declaração de San José “Hacia la Biblioteca Virtual en Salud”. Já se vão 25 Anos de desenvolvimento da BVS como modelo de gestão da informação em saúde para a AL&C, que se materializa nas mais de 60 Instâncias BVS, mais de 50 bases de dados e dezenas de produtos de informação.

 

Foram conquistas alcançadas graças à colaboração da Rede, à coordenação da BIREME e à adoção de metodologias e sistemas comuns como: a Metodologia LILACS, o sistema FI-Admin, o DeCS e a interface IAHx. E com enfrentamento de muitos desafios que se transformaram em oportunidades para o desenvolvimento da BVS. Agora, a Inteligência Artificial (IA) está na nossa porta e, mais que um desafio ou ameaça, é uma oportunidade para renovação do Modelo BVS.

 

O momento é de celebração pelos 25 Anos da BVS!

Webinário

Gravação (áudio original)

O poder da ciência, da evidência e da transformação digital para melhorar a saúde de todos.

Dr. Sebastian García Saiso, Diretor do Departamento de Evidência e Inteligência para a Ação em Saúde (EIH/OPAS)

 

Facilitando o acesso e uso de evidências para ação em saúde.

Dr. João Paulo Souza, Diretor da BIREME/EIH/OPAS

 

 

BVS 25 anos: olhando para trás e planejando o futuro.

Verônica Abdala, Gerente Serviços e Produtos de Informação, BIREME/EIH/OPAS

Depoimentos

caret-down caret-up caret-left caret-right
Valentina Santa Cruz Molina BVS Seguridad Alimentaria y Nutricional

"Desde el inicio de mi incorporación al INCAP una de las cosas que más me ha emocionado haceer es desarrollar la BVSSAN, a partir de su incorporación al proyecto de la BVS regional. Este ha sido un trabajo colaborativo hermoso, que no sólo me ha permitido crecer como profesional, sino trabajar con un equipo de personas en el país y con el apoyo de BIREME, demostrando lo que es trabajar por un bien común. Respeto y admiro mucho al equipo de BIREME que por años ha dedicado sus esfuerzos a proporcionar a America Latina todo su conocimiento y desarrollo en esta iniciativa. Felices 25 años."

Acesse também: