FAQ Rede BVS
Espaço para comunicação com intuito de oferecer apoio técnico e metodológico para uso das metodologias, tecnologias e aplicativos da BVS
Metodologia LILACS
Sobre a LILACS
Sobre a LILACS
LILACS, que significa Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, é um índice e repositório bibliográfico da produção científica e técnica em Ciências da Saúde publicada na América Latina e no Caribe.
Na LILACS, registramos documentos técnico-científicos das áreas da Ciência da Saúde, publicados na América Latina e no Caribe a partir do ano de 1982. Entre os tipos de documentos incluídos estão:
- teses;
- livros;
- capítulos de livros;
- anais de congressos ou conferências;
- relatórios técnico-científicos;
- artigos de revistas indexadas na LILACS;
- e outros documentos que estejam de acordo com o Guia de Seleção de Documentos para a Base de Dados LILACS.
Seus principais objetivos são o controle bibliográfico e a disseminação da literatura científico-técnica latino-americana e do Caribe na área da Saúde, ausente das bases de dados internacionais.
Podemos acessar a LILACS:
- Diretamente pelo Portal LILACS, que traz um guia rápido de pesquisa, dados e links úteis sobre a LILACS.
- Pela BVS Regional, no item Literatura Científica e Técnica da coluna de Fontes de Informação.
- Pela BVS Regional, na caixa de pesquisa da BVS.
Nota: Utilizando a pesquisa integrada da BVS, serão recuperados registros não apenas da LILACS, mas também de outras fontes de informação como MEDLINE, IBECS, entre outras.
Para cooperar com a LILACS, a instituição deve primeiro tornar-se um Centro Cooperante da Biblioteca Virtual em Saúde. Para isso deve enviar um cadastro com suas informações à BIREME, que após analise aprovará ou não a participação da instituição como Centro Cooperante da Rede Brasileira.
Alguns dos documentos disponíveis na LILACS possuem link para o texto completo (quase 40%). Como a LILACS apoia as iniciativas de acesso aberto, a tendência é que essa porcentagem aumente. No caso de artigos de periódicos, atualmente a maioria dos documentos incluídos estão disponíveis em acesso aberto. Nesses casos, basta clicar no link para acessar o texto do documento.
Para os que não possuem o texto completo disponível na internet, é possível solicitar uma fotocópia pelo SCAD. Para saber mais sobre este serviço, acessa a página: http://scad.bvs.br/.
A LILACS está disponível para pesquisa por duas interfaces diferentes: a pesquisa por índices (iAH) e a nova pesquisa por filtros (iAHx). Veja abaixo como acessar os documentos, seja por SCAD ou pelo link para o texto completo.
O tempo de processamento dos arquivos é entre 15 dias e 30 dias, a partir da data de recebimento na BIREME. Se o arquivo enviado não contiver erros, pode ser transferido para a base de dados LILACS antes deste prazo. Nas épocas de férias (janeiro/fevereiro e junho/julho) os prazos podem ser um pouco maiores.
No link http://metodologia.lilacs.bvs.br/estatisticas/P/Plilbvs4.htm se vê a contribuição dos centros cooperantes. Para outras estatísticas clique aqui.
Load More
LILACS Express
LILACS Express
A LILACS-Express é uma iniciativa em que se pretende divulgar imediatamente os artigos de revistas na LILACS, tão logo o fascículo seja fechado e ao mesmo tempo do envio para publicação. Seu objetivo é a rápida disseminação da informação técnico-científica em Ciências da Saúde na América Latina e Caribe. Foi implantada em 2003 em parceria com os editores com o intuito de eliminar o grande intervalo, existente nessa época, entre a publicação das revistas e a divulgação dos seus artigos na LILACS.
A LILACS-Express foi lançada em março de 2003 a partir de alguns títulos que fazem parte da LILACS. A LILACS-Express será ampliada, até englobar toda a coleção de revistas indexadas na LILACS.
Não. LILACS e LILACS-Express são a mesma fonte de informação. As atividades desenvolvidas pela LILACS-Express fortalecem a LILACS como o principal índice de referência da literatura técnico-científica em Ciências da Saúde na América Latina e Caribe e a consolida também como o Repositório Regional. Os dados dos artigos da LILACS-Express estão disponíveis para pesquisa na LILACS. Eles podem ser identificados pelo ícone LILACS-Express.
Sim. É possível acessar os textos completos dos artigos quando a revista estiver em formato eletrônico.
A LILACS incluindo os dados dos artigos da LILACS-Express é atualizada semanalmente.
Os dados são enviados automaticamente: 1) desde 2003 através da rede SciELO; 2) desde outubro de 2007 também pelos editores das demais revistas da LILACS e que ainda não são indexadas em SciELO, através do sistema LILACS-Express; 3) as revistas LILACS que utilizam a metodologia SciELO mas que ainda não são indexadas na SciELO.
Os editores das revistas latino-americanas em Ciências da Saúde e a rede SciELO são os principais parceiros na rede descentralizada de alimentação da LILACS-Express. Muitas revistas SciELO já fazem parte da LILACS-Express. Os editores também são responsáveis pelo envio atualizado dos artigos das revistas que estão em processo de publicação, para divulgação na LILACS-Express.
A rede SciELO envia automaticamente os dados das revistas eletrônicas para divulgação na LILACS-Express.
Os Centros Cooperantes continuam sendo responsáveis pela indexação das revistas e pelo controle da literatura em Ciências da Saúde gerada em suas instituições, região ou país. Com a LILACS-Express, os Centros serão beneficiados pela modernização dos processos de indexação e do fluxo de contribuição para a LILACS. Passam a contar com a referência bibliográfica e o link ao texto completo já efetuados, otimizando assim, as tarefas de indexação do artigo utilizando o vocabulário DeCS – Descritores em Ciências da Saúde.
Sim. A indexação, ou seja, a atribuição de descritores de assunto que representam o conteúdo dos artigos, continua sendo efetuada pelos Centros Cooperantes da rede LILACS de forma descentralizada e de acordo com suas atribuições e responsabilidades. Sendo assim, a referência bibliográfica do artigo depois de indexado substitui a referência LILACS-Express.
Indexação é o processo pelo qual é descrito o conteúdo temático de um documento mediante a atribuição de descritores de assunto, após sua leitura técnica e análise. Descritores são termos extraídos de vocabulários controlados que expressam conceitos de uma ou várias áreas do conhecimento ou de atividade. É a atribuição de descritores que permite que se faça uma busca por assunto. A indexação do conteúdo da LILACS é realizada de acordo com a terminologia do DeCS – Descritores em Ciências da Saúde.
Após a indexação, os registros da LILACS-Express tornam-se completos e passam a oferecer o recurso de busca por descritores de assunto. Conseqüentemente, integram-se aos registros da LILACS, deixando de apresentar o ícone LILACS-Express.
Para fazer parte da LILACS-Express primeiramente a revista deve ser integrante da rede LILACS. Aquelas revistas que não fazem parte devem se submeter ao processo de seleção para a LILACS estabelecido pelos Critérios de Seleção de Periódicos para a LILACS. Caso cumpra esse primeiro critério, veja as informações no item ‘LILACS-Express’ da sessão ‘LILACS’ do Portal da Metodologia LILACS.
Não. As revistas publicadas somente em papel também podem fazer parte da LILACS-Express, desde sejam revistas indexadas na LILACS e que enviem o arquivo, preferencialmente em formato PDF, para o Repositório LILACS.
Acesse a página sobre LILACS-Express ou escreva para
Load More
Usuários
Usuários
Para publicar seu artigo entre em contato diretamente com o editor de algum periódico da sua área, que é o responsável por receber, avaliar e publicar os artigos. Os critérios e procedimentos para submissão, assim como os contatos, estão geralmente disponíveis na própria publicação e na maioria das vezes também na internet.
Acesse o Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde [1] para pesquisar por revistas de sua área de interesse. Clicando em “pesquisa avançada” logo abaixo da caixa de pesquisa, é possível selecionar os assuntos de interesse e fazer outros filtros na busca, como por exemplo, em que base de dados a revista está indexada, se disponibiliza seus artigos na internet, etc.. Em “situação do título” marque a opção “corrente” para não exibir em seu resultado periódicos que deixaram de ser publicados, ou que tiveram seu título alterado.
Na Unidade LILACS realizamos principalmente a avaliação dos títulos de periódicos para serem indexados nesta base de dados [2], que é uma das fontes de informação da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Quando um periódico é selecionado para ser indexado na LILACS (assim como acontece nas outras bases de dados), os artigos dessas revistas serão incluídos na base pelas instituições que cooperam com a LILACS (denominadas Centros Cooperantes).
Para saber mais, veja a lista de Revistas indexadas em LILACS.
Para disponibilizar esses documentos na BVS é necessário fazer o registro dos documentos em alguma das fontes de informação da BVS, como por exemplo, na LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde), que é a principal fonte de informação da BVS.
Na base de dados LILACS registramos documentos científico-técnicos das áreas de ciências da saúde, produzidos na América Latina e publicados a partir de 1982. O registro desses documentos é feito de forma cooperativa pelos diversos Centros Cooperantes da Rede LILACS, e coordenado pela BIREME. Os centros cooperantes de nossa rede são bibliotecas, centros de documentação ou unidades de informação que coletam, selecionam, processam e registram os documentos científicos e técnicos para ingresso na LILACS. Essa seleção de documentos feita pelos centros cooperantes é embasada no Guia de Seleção de Documentos para LILACS, disponível na seção de manuais do Portal da Metodologia LILACS http://metodologia.lilacs.bvsalud.org/.
Assim sendo, para registrar seu trabalho na LILACS e consequentemente na BVS, é necessário encaminhá-la a um centro cooperante LILACS. No Diretório da Rede BVS http://centros.bvsalud.org/, clicando em Rede LILACS, é possível buscar pelas instituições que já fazem parte de nossa rede. Sugerimos que, se possível, encaminhe o material para algum centro cooperante com o qual você já tenha contato.
Além da LILACS, a BVS conta também com outra fonte de informação chamada LIS (Localizador de Informação em Saúde), que é um catálogo de sites de qualidade que disponibilizem informação técnico-científica em saúde. Caso tenha interesse, também podem encaminhar documentos para ingresso no LIS através do site http://lis.bvs.br/lis-Regional/.
Ainda do interesse de você, lembramos que além da BVS Regional (sobre Ciências da Saúde no geral e de toda a América Latina), há também as BVS temáticas http://bvsalud.org/, ver menu a esquerda, que conforme o tema e critérios próprios, ingressam material nas suas bases.
Load More
Editores
Seleção de periódicos para LILACS
Para que um periódico seja indexado na LILACS deve conter artigos científicos da área de Ciências da Saúde e estar de acordo com os Critérios de Seleção e Permanência de Periódicos na LILACS.
Para análise deve-se enviar um pedido formal juntamente com os 3 últimos fascículos atuais aos Centro Coordenador Nacional do país de origem da revista. Para os periódicos científicos brasileiros o centro coordenador responsável pela seleção é a BIREME e além dos fascículos, também é solicito o formulário de peer review usado pela revista para avaliação por pares dos artigos publicados e preenchimento do formulário em Excel com dados da revista e dos fascículos enviados.
O processo de seleção é descentralizado e realizado por Comitês de Seleção Nacionais em cada país. No caso do Brasil, são realizadas análises de formato e normalização, endogenia (distribuição geográfica e institucional do comitê editorial e autores), além da análise de conteúdo por especialistas da área. O periódico deve ter pelo menos 50% de artigos originais para ser considerado para seleção e sua periodicidade em dia.
Para a avaliação de periódicos eletrônicos veja os Critérios de Seleção e Permanência de Periódicos na LILACS. Lembramos que é imprescindível que os periódicos eletrônicos tenham o site em pleno funcionamento e que publiquem os nomes dos membros do corpo editorial e as instruções aos autores. Para solicitação de avaliação, o editor deve enviar um pedido formal contendo as seguintes informações: o endereço eletrônico (URL) do periódico, a especificação dos 3 últimos números publicados e respectivas localizações e outras informações sobre o periódico que o editor julgar importante acrescentar, além do formulário de peer review e formulário Excel com dados referentes a revista e aos fascículos definidos para avaliação.
São avaliados tanto a forma de apresentação e normalização, endogenia (concentração geográfica e institucional dos autores publicados, bem como do comitê editorial) como também o conteúdo científico do periódico.
Os Comitês de Seleção Nacionais tem por objetivo realizar pelo menos uma avaliação por ano.
São constituídos por especialistas da área de saúde e de informação, indicados pelo Comitê Consultivo Nacional da BVS. Existe ainda colaboração de especialistas de áreas específicas como: enfermagem, odontologia e psicologia.
O parecer do Comitê de Seleção Nacional será enviado ao editor do periódico, por carta, correio eletrônico ou fax, e poderá conter recomendações para modificações nos periódicos e prazo para implantação das mesmas.
Será indexado a partir do primeiro fascículo analisado ou conforme decisão do Comitê de Seleção Nacional.
Em ambos os casos, o editor do periódico pode entrar com um novo pedido de avaliação, após devida adequação do periódico aos Critérios de Seleção LILACS, comprovada mediante a apresentação dos 3 fascículos publicados depois da avaliação, além dos requisitos específicos de cada Comitê Nacional de Seleção de Periódicos LILACS. É importante destacar que o periódico passará por nova avaliação e que as recomendações feitas no parecer pelo Comitê devem ser implementadas antes do novo pedido, pois o histórico dos periódicos são levantados e as recomendações são checadas.
- Acessar o Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde: http://portal.revistas.bvs.br/
- Pesquisar pelo título completo da revista ou ISSN
- Acessar o registro da revista
- No registro da revista, ao final da página, clicar em Coleções no Catálogo Coletivo SeCS.
- Abrirá uma janela com os dados do catálogo.
- Ver a coleção da BIREME, centro de cógido BR1.1.
- No exemplo, o último fascículo recebido pelo BIREME e incluído na coleção foi o volume 77, número 6 de 2011.
Importante! Lembramos que, de acordo com os de Seleção e Permanência de Periódicos da LILACS, os fascículos das revistas indexadas na LILACS devem ser enviados à biblioteca responsável pela indexação da revista e à BIREME assim que publicados.
- Acessar o Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde: http://portal.revistas.bvs.br/
- Pesquisar pelo título completo da revista ou ISSN e checar o título abreviado da revista. Copiar essa informação.
- Acessar o Portal de Pesquisa da LILACS, disponível em: http://lilacs.bvsalud.org/
- Na caixa de pesquisa, digitar:
- ta_cluster:
- título abreviado da revista entre aspas, sem dar espaço depois dos dois pontos
- Retirar o ponto ao final da abreviatura da revista
- Exemplo: ta_cluster:”Diagn. tratamento”
- Clicar em pesquisar.
- No resultado da pesquisa, clicar em “rss“
- Ao abrir o RSS, alterar o link de “output=rss” para “output=html“.
- Com essa alteração, o link abrirá a página de pesquisa com todos os artigos da revista disponíveis na LILACS.
Como o link é gerado a partir de um RSS, os artigos incluídos semanalmente na LILACS irão sempre aparecer neste link.
Load More
Sistema LILACS-Express Editor
Sistema LILACS-Express editor
Antes de iniciar a operação do sistema para a descrição dos fascículos, é importante saber que:
– Todos os campos do sistema possuem help, ou seja, textos que informam sobre o preenchimento correto de cada campo. Para acessar a ajuda, clique sobre o ponto de interrogação ao lado do campo.
– Não é possível editar os dados do fascículo (volume, número e datas de publicação). Então, antes de preencher esses dados, consulte abaixo as perguntas frequentes sobre esses dados.
– Depois de realizar a exportação do fascículo, como os dados ficam disponíveis para inclusão na LILACS, não é possível editar os dados dos artigos. Então, antes de exportar o fascículo certifique-se de todas as informações estejam corretas.
– Caso sua dúvida não esteja listada abaixo, por favor escreva para
Load More
Usuários
Dados do fascículo
O volume do fascículo deve ser registrado em números arábicos. Se ele for composto por mais de um número, registra-se o algarismo correspondente ao primeiro e o correspondente ao último, separados por barra (/).
Exemplos: 2 123 10/11
O número do fascículo deve ser registrado em algarismos arábicos. Havendo informações complementares tais como: número especial, número comemorativo ou suplemento, deve-se registrá-las após o número do fascículo, separadas por vírgula e sem espaço. Se o fascículo for composto por mais de um número, registra-se o algarismo correspondente ao primeiro e o correspondente ao último, separados por barra (/).
Exemplos: a7 3,n.esp supl.3 3,supl 2/3 2A 5,pt.1
Esse campo deve ser preenchido com a data de publicação do documento, e não a data de inserção do fascículo no sistema. Ela deve ser registrada no idioma do documento, omitindo-se as preposições, e os meses devem ser abreviados, conforme a Tabela de Abreviaturas dos Meses.
Exemplos: 1993 set. 2009 sept. 1992 jan.-mar. 2010 July-Dec. 1993 nov. 1993-jan. 1994 July 6, 2000
O registro de informação neste campo está condicionado ao preenchimento do campo Data de Publicação. A data de publicação normalizada deve ser registrada seguindo a norma ISO 8601:1988, ou seja, o ano nos quatro primeiros dígitos e, somente se constar na data de publicação, o mês nos dois dígitos seguintes e o dia nos dois últimos. Quando não houver mês ou dia de publicação, preencher os espaços correspondentes com zeros. De acordo com a maioria das normas de publicação adotadas pelos editores, os periódicos científicos não apresentam dia de publicação, apenas mês e ano. Se a data se referir a um período de tempo, registra-se a última do período.
Exemplos: Data de publicação: 2008, então Data normalizada: 20080000 Data de publicação: set. 2009, então Data normalizada: 20090900 Data de publicação: jan.-mar. 2010, então Data normalizada: 20100300
Load More
Autor pessoal
Nome da pessoa responsável pelo conteúdo intelectual do artigo, acompanhado da instituição à qual pertence.
- Registramos o sobrenome e nome separadamente.
- Não preencher o campo de “Responsabilidade” (Na Metodologia LILACS, a ausência de responsabilidade assume o grau de autor, que é o que temos em artigos de periódicos).
- Caso haja mais de um autor, clicar em “Inserir Autor” para registrar os demais.
Normalmente, o campo de sobrenome dos autores deve ser preenchido com o último sobrenome do autor. Contudo, nos casos em que constar informações como Filho, Neto, Júnior, deve-se registrar também o sobrenome que antecede essa informação. No caso de nomes de autores no idioma espanhol, no campo do sobrenome deve-se registrar o sobrenome do meio, seguido do último.
Nos sobrenomes abreviados dos autores, o ponto final deve constar somente quando a abreviação estiver entre dois nomes. Caso o sobrenome abreviado esteja no final do campo, não deve ser incluído o ponto final.
Afiliação é a instituição a qual o autor está vinculado. Neste campo deve constar o nome da instituição e suas subdivisões, que devem ser registrados nos diversos níveis hierárquicos, do maior para o menor. Para adicionar mais um nível hierárquico, clicar em Inserir Nível Hierárquico.
No campo da afiliação, o nome da instituição deve ser registrado por extenso, exceto nos casos em que constar somente a forma abreviada. No caso de constarem os dois formatos no documento, damos preferência para o nome por extenso.
Os dados sobre o cargo (professor, chefe, coordenador…) e/ou o nível acadêmico do autor (graduando, mestrando, doutorando…) não devem ser registrados no campo da afiliação. Devem ser registrados somente o nome da instituição e suas subdivisões.
Não. Na afiliação, somente registramos o nome da instituição quando o autor ainda trabalha ou apresenta algum vínculo com ela, ou seja, quando aparecerem informações como doutor/mestre/licenciado pela… o campo deve ser preenchido com a informação s.af (=sem afiliação). O nome da instituição somente seria registrado se aparecessem informações como doutorando/mestrando…, pois isso indica que o autor ainda apresenta vínculo com a instituição.
Quando o autor pertencer a mais de uma instituição, colocar a primeira instituição que aparece no documento ou preferencialmente a que estiver localizada na América Latina.
A expressão s.af significa sem afiliação e é utilizada para preencher o campo da afiliação quando o documento não trouxer informações sobre a instituição a qual o autor é vinculado. Não devem ser incluídos espaços entre os termos s e af e nem ponto final após a expressão.
Não, se no campo da afiliação estiver registrada a expressão s.af, então os campos de país e cidade não devem ser preenchidos.
Não, no campo da cidade não devem ser registradas as siglas dos estados, somente os nomes das cidades.
Load More
Títulos e notas
As palavras do título e subtítulo devem ser registradas de acordo com as regras gramaticais, em caixa baixa e somente com a primeira palavra do título ou nomes próprios iniciados em maiúscula. Os subtítulos devem ser separados dos títulos por dois pontos e um espaço.
Sim, todas as palavras-chave que constarem no documento, em todos os idiomas, devem ser registradas no sistema. Cada palavra-chave deve ser registrada em um campo, separadas umas das outras, indicando-se o idioma correspondente. Para adicionar mais campos de palavras-chave, clicar em Inserir Palavra-Chave. Recomenda-se que as palavras-chave sejam iniciadas com letra maiúscula.
Não, caso o autor não tenho colocado palavras-chave no documento, esse campo não deve ser preenchido.
Sim, no caso de artigos que apresentam títulos em mais de um idioma, todos os títulos devem ser registrados na seqüência dada no documento no campo de Título Original, criando-se uma nova ocorrência através da opção Inserir Título, e selecionado-se o idioma correspondente a cada um deles.
O campo de Título em Inglês somente deve ser preenchido quando no documento não constar o título nesse idioma e ele for traduzido por quem está registrando o artigo no sistema.
Load More
Resumo e endereço eletrônico
Sim, todos os resumos que constarem no documento, em todos os idiomas, devem ser registrados no sistema, na seqüência dada no documento. Para adicionar mais campos de resumos, clicar em Inserir Resumo.
O campo do endereço eletrônico deve ser preenchido com a URL correspondente ao texto completo do artigo que está sendo descrito, e não a do site da revista ou a do sumário do fascículo, indicando-se o idioma do texto do documento.
A disponibilização do texto completo dos artigos contribui para uma maior visibilidade da revista, proporcionando aos usuários acesso mais rápido e, conseqüentemente, um acesso maior à revista, além de cooperar para que a LILACS seja fortalecida como o principal índice de referência da literatura técnico-científica em Ciências da Saúde na América Latina e Caribe de acesso aberto.
Não, os documentos devem ser disponibilizados em texto completo.
O sistema LILACS-Express aceita os formatos de arquivo HTML e PDF do texto completo.
Não, dar preferência para o HTML.
Sim, indicar o HTML e carregar (fazer upload) do PDF que ficará guardado no servidor da LILACS. A obrigatoriedade é de que ao menos um deles seja disponibilizado no sistema.
Load More
Dúvidas gerais
Não, não devem ser deixados espaços em branco no início ou no final dos campos, antes ou após o registro das informações.
Alguns caracteres, como aspas e travessão, não são reconhecidos quando nomes de autores, afiliações, resumos e títulos são copiados e colados nos campos correspondentes, sendo substituídos por um ponto de interrogação. Para evitar que isso ocorra, os nomes de autores, as afiliações, os resumos e os títulos devem ser, primeiramente, copiados e colados em um bloco de notas e, posteriormente, recortados e colados nos campos correspondentes.
O único campo do sistema que permite que seja inserido ponto final após o registro dos dados é o campo do resumo. Em nenhum outro campo do sistema deve ser inserido ponto final.
Sim, as informações do documento podem ser copiadas direto do site da revista ou do PDF. Mas atenção, em alguns casos, quando as informações são copiadas e coladas para os campos do sistema correspondentes, algumas palavras são registradas grudadas umas nas outras. Caso isso ocorra, deve ser adicionado manualmente um espaço entre elas.
Não, as informações devem ser registradas nos campos correspondentes de acordo com as regras gramaticais. Portanto, devem ser registrados em maiúscula (caixa alta) somente as primeiras letras de cada campo e as que indicarem nomes próprios.
Para verificar se o fascículo enviado está na LILACS, acessar o endereço http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&base=LILACS&lang=p. Na base de dados LILACS, clicar na opção Formulário avançado, localizada no canto superior direito da tela. Na tela do Formulário avançado, selecionar no 1ª campo a opção Revista e clicar em índice. Digitar o título da revista e clicar em Mostrar índices, mantendo a opção de acesso permutado selecionada. Selecionar o título da revista e clicar em Fascículos. Aparecerão todos os fascículos da revista selecionada que já constam na LILACS. Selecione o fascículo enviado e clique na opção Pesquisar para que sejam exibidos os registros referentes ao fascículo pesquisado.
Informações sobre a funcionalidade do sistema podem ser obtidas no Manual de Operação da LILACS-Express 1.0 (para profissionais de informação), por meio do endereço http://metodologia.lilacs.bvs.br/download/P/LILACS-Express-v1.0-pt.pdf.
No caso de não conseguir acessar o sistema, entrar em contato com a Unidade LILACS da BIREME por meio do endereço eletrônico lilacsdb@bireme.org.
Sim, suplementos com resumos de trabalhos apresentados em eventos científicos podem ser incluídos no sistema LILACS-Express. A diferença é que, ao contrário dos artigos de periódicos, não fazemos a descrição de cada resumo. O que fazemos é incluir um único registro que se refira a todos os resumos, ou seja, um registro do suplemento no todo. Na prática, a indexação desse suplemento deve ser feita da seguinte forma:
Incluir um novo fascículo como de costume, informando os dados do suplemento. Criar um novo artigo, e na planilha entrada de dados, preencher:
– Autor institucional: informar o nome da instituição organizadora do evento. Se não tiver a informação no documento, preencher com “Anon”.
– Autor pessoal: não preencher
– Título: preencher com o nome do evento como aparecer no documento. Em alguns casos aparece no documento apenas o nome do evento, em outros “Resumos do [nome do evento]” ou “Anais do [nome do evento]. Exemplos: (III Jornada de Iniciação Científica do INCA | Resumos do III Congresso de Acadêmicos da Associação Paulista de Medicina | Resumos dos trabalhos apresentados no XXIV Congresso Brasileiro de Reprodução Humana | II Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde: anais | Anais da VIII Conferência Nacional de Saúde)
– Palavras-chave: não preencher
– Resumos: não preencher
– Eventos: Incluir os dados do evento. Clicando na interrogação, que abre a ajuda do sistema, note que aqui o nome do evento é incluído de forma diferente. (Exemplo: Simpósio de Plantas Medicinais no Brasil, 5).
Load More
Pesquisa na BVS
Dúvidas gerais
Dúvidas gerais
Grande parte da coleção possui acesso ao texto completo. Na base de dados LILACS, por exemplo, esse é um pré requisito. O acesso aos artigos controlados pode ocorrer por meio de convênios. É o caso do Portal de Periódicos CAPES que permite acesso gratuito na maioria das universidades públicas, algumas privadas e instituições de ensino e pesquisa, consulte sua instituição sobre o tipo de acesso. A BIREME não disponibiliza assinatura ou qualquer tipo de convênio para acesso as editoras.
Não temos atendimento presencial. Para acessar a BVS não é necessário vir até a BIREME. A Biblioteca Virtual em Saúde – BVS é uma biblioteca virtual e pode ser acessada 24 horas por dia.
O acesso à pesquisa na BVS é livre e gratuito e não é necessário se cadastrar.
A BVS disponibiliza literatura científica na área da saúde, não oferecemos assistência, indicação médica ou respostas sobre diagnósticos, terapias, procedimentos etc. sugerimos que consulte um especialista para esclarecer suas dúvidas.
Você pode obter informações gerais no Medline Plus http://medlineplus.gov, em inglês e espanhol. Lembramos que qualquer informação na internet ou outra fonte não substitui a consulta a um especialista.
Não fazemos levantamento bibliográfico, mas podemos orientá-lo(a) como usar os recursos de pesquisa oferecidos gratuitamente por meio do serviço Pergunte ao Bibliotecário ou Como pesquisar? | Portal Regional da BVS (bvsalud.org).
Para obter levantamentos bibliográficos sugerimos que consulte a biblioteca mais próxima e que seja especializada na área do seu interesse.
A BIREME não oferece este serviço.
A BIREME é um Centro Especializado da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) e seu principal objetivo é prover amplo acesso à informação científica na área de ciências da saúde a usuários da América Latina e Caribe. A BIREME não tem fins lucrativos e não possui vínculos com instituições comerciais.
É permitido colocar o link do Portal de pesquisa da BVS – (http://bvsalud.org) em seu site. Porém, solicitamos que disponibilize o link da página inicial, sem destacar fontes de informação ou páginas isoladas do contexto.
Load More
Dúvidas sobre pesquisa
Dúvidas sobre pesquisa
Acesse os tutoriais de pesquisa e os vídeos disponíveis no Portal da BVS, área Como pesquisar? | Portal Regional da BVS (bvsalud.org)
Veja as dicas em Consulta ao DeCS e em Como pesquisar.
Saiba mais sobre Descritores em Ciências da Saúde.
Uma das vantagens de acessar a MEDLINE via Portal de pesquisa da BVS é a possibilidade de recuperar artigos científicos usando os termos de busca no idioma português e integrar o a busca com outras bases de dados regionais como LILACS, por exemplo.
Não. Na BVS a busca é processada em vários campos do documento (título, resumo, descritor de assunto) e pode recuperar textos em qualquer outro idioma, além de português.
A maioria dos documentos da MEDLINE estão em inglês. Se estiver pesquisando por termos livres, o resultado será mais eficiente se escrever as palavras em inglês. Mas, caso esteja pesquisando por descritor de assunto , podem ser usados descritores em português ou espanhol que o resultado trará referências publicadas em diversos idiomas, inclusive em inglês. Consulte Como pesquisar para mais informação.
Sim. No resultado do Portal de pesquisa da BVS, clique no ícone
- Citação
- RIS (para Reference Manager, ProCite, EndNote, etc)
Algumas fontes de informação como JCR disponível via Portal CAPES, SciELO e outros disponibilizam o fator de impacto das revistas indexadas.
Outras fontes:
Alem do Portal de pesquisa da BVS você pode acessar diretamente o catálogo de sites Localizador de Informação em Saúde – LIS que é o portal da Biblioteca Virtual em Saúde que contém o catálogo de fontes de informação em saúde disponíveis na Internet selecionadas segundo critérios de qualidade. Descreve o conteúdo destas fontes e oferece links para as mesmas na Internet.
O primeiro passo é obter um leitor de RSS, como por exemplo Feedly, The old reader, Netvibes etc. Acesse o passo a passo no arquivo Como criar um RSS a partir do resultado da BVS a partir do resultado do Portal de pesquisa da BVS.
Load More
Endnoteweb
Endnoteweb
O Endnote Web é um gerenciador de referências bibliográficas desenvolvido pela Thomson Reuters. O software permite armazenar e organizar as referências encontradas nas buscas em bases de dados, possibilitando a inclusão automática de citações e referências quando da elaboração de um texto.
É necessário renovar anualmente seu registro no “myendnoteweb”, mediante seu e-mail e senha no Endnote você pode acessar qualquer produto da Web of Science, como: alertas e salvar referências bibliográficas de outras bases de dados.
Veja o passo-a-passo para exportar referências a partir da BVS para o Endnote:
1)Pesquisando na BVS
Faça a pesquisa na [BVS]
Na página de resultado clique no ícone
Selecione o formato de exportação [RIS (para Reference Manager, ProCite, EndNote, etc] e a opção correspondente ao conteúdo para exportação (recomendamos não exportar mais de 400 referências por vez)
Salve o arquivo txt no seu computador e renomeie de acordo com a sua necessidade.
2)Acessando Endnote web
Acesse sua conta do EndNote Web com email e senha, ou faça um cadastro no SIGN UP (Cadastre-se).
Clique no Collect e depois Import References.
Suba o arquivo com a extensão .Ris
Selecione no Import Option o filtro “RefMan RIS”
Em seguida selecione uma pasta onde queira guardar as referências no EndNote. Se não criou a pasta pode escolher guardar no Unfiled.
Para abrir uma pasta escolha “New Group” e aparecerá a opção “Enter a New Group name and click OK”
Load More
Ainda com dúvidas?
Você pode entrar em contato com a BIREME por meio dos seguintes canais de comunicação:
Comunidade Rede BVS
Comunidade de Desenvolvedores - RedDes
Histórico - antiga lista de discussão