Por força da dificuldade de acesso à literatura científica e técnica da área das Ciências da Saúde publicada na América Latina e Caribe, em função da inexistência de índices e repertórios regionais e falta de indexação deles nos principais índices internacionais, foi criado em 1979 o IMLA - Index Medicus Latino-Americano com a função de controle bibliográfico, indexação e dar visibilidade a literatura publicada na Região.
Nesse ano o IMLA indexava cerca de 150 revistas e complementando, portanto o MEDLINE, que então indexava 44 títulos da América Latina e do Caribe. Com o IMLA, a BIREME iniciou seu papel de dar visibilidade regional e internacional à produção científica e técnica em saúde da América Latina e do Caribe. Esta expansão do modelo de cooperação fez que a BIREME se transformasse de biblioteca a centro de informação e indexação para a Região, o que se reflete na mudança do nome de Biblioteca Regional de Medicina para Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde em 1982, mantendo-se entretanto a sigla BIREME. Nesse período, o IMLA evolui para a base de dados bibliográfica chamada Literatura Latino-Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS), com ênfase na ampliação da cobertura em saúde pública.
A partir de 2000 a avaliação para seleção de periódicos LILACS foi sistematizada e foi constituido o processo de seleção de periódicos que a cada reunião (realizada uma vez ao ano) constituia um comitê ad-hoc para avaliar o mérito científico dos periódicos em avaliação.
Em 2009 foi constituído o Comitê de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil tendo como base o último comitê ad-hoc selecionado já com intenção de formação do comitê permanente.
Formado por representantes especialistas das grandes áreas do CNPq:
- Medicina (Clínica e Cirúrgica);
- Saúde Coletiva (incluindo Nutrição);
- Farmácia;
- Educação Física (Fonoaudiologia, Ed. Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Medicina do Esporte);
- Ciências Biomédicas.
E representantes das redes especializadas:
- Odontologia;
- Psicologia;
- Enfermagem.
São objetivos do Comitê:
- Contribuir para a decisão de indexação das revistas avaliadas durante a reunião;
- Avaliar os periódicos que já estão indexados na LILACS para envio de recomendações de modo sua melhoria de qualidade;
- Sugerir modificações dos critérios de avaliação e seleção de periódicos LILACS Brasil;
- Garantir uniformidade no processo de seleção em todas as áreas e no decorrer do tempo;
- Compartilhar e discutir experiências na avaliação de revistas nacional e das 3 redes que atualmente realizam seleções independentes (Odontologia, Psicologia e Enfermagem) com participação de representantes dessas áreas na reunião do Comitê.
(Sobre o histórico do processo de seleção das redes, gostaria de solicitar a cada coordenador que criasse um parágrafo sobre quando o processo de avaliação de periódicos foi iniciado na rede e o status atual. Tentei localizar nas apresentações mas não encontrei as datas).
Documentação da Reunião sobre Avaliação e Seleção de Periódicos
- Enfermagem
Documentos apresentados na reunião de 28/04/2011 (formato: zip)
- Odontologia
Apresentação da reunião de 28/04/11 (formato: pdf)
Documentos de apoio da apresentação de 28/04/11 (formato: zip)
- Psicologia
Apresentação da reunião de 28/04/11 (formato: pdf)
- Seleção Nacional
Fluxo de operação da rede
Contatos e links importantes
http://regional.bvsalud.org/local/Site/bireme/P/historia.htm