, ,

Escola Municipal da Saúde disponibiliza o primeiro relato de experiência em sua BVS

 

 

 

 

 

A nova fonte de informação Relatos de Experiência, criada pela BIREME/OPAS/OMS, passa a ser implementada na Fase II do projeto firmado com a Escola Municipal de Saúde da Secretaria da Saúde de São Paulo (EMS/SMS-SP). A fonte de informação tem como objetivo coletar depoimentos, relatos de situações e casos relevantes da Secretaria Municipal da Saúde de modo que, cada relato, possa servir como referência de lições aprendidas para gestores e profissionais da saúde.

Também, caracteriza-se por ser uma plataforma de comunicação digital na qual é possível disponibilizar e integrar diferentes formatos de narrativas complementares: um texto principal que contextualiza o eixo central em questão, vídeos de depoimentos de gestores que compartilham sua experiência à frente do projeto, fotos e um conteúdo selecionado com a função de aprofundar o material.

 

O primeiro relato: colaboração conjunta da EMS com o programa São Paulo Carinhosa

Para inaugurar esta fonte no projeto da Escola Municipal de São Paulo (EMS/SMS), foi escolhido como primeiro relato o programa Pré-Natal do Homem, o qual nasceu há 3 anos de uma iniciativa da Coordenadoria da Saúde Leste e passou a integrar as ações da São Paulo Carinhosa, programa que cuida da primeira infância na cidade de São Paulo.

Neste vídeo, o secretário José de Filippi Junior, e seu adjunto, o médico Paulo Puccini, explicam, sob o ponto de vista de gestores de saúde, o benefício de trazer o pai para as unidades de saúde e os resultados que trazem para a vida das famílias. As técnicas de saúde que fizeram a ação nascer por pura paixão narram com carinho e apreço como o projeto evoluiu. Pais atendidos pelo programa mostram o quanto suas vidas foram transformadas. A primeira-dama e coordenadora da São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad, explica que integrar mais pessoas da família no cuidado com a criança está em harmonia com as diretrizes da São Paulo Carinhosa – que defende que os primeiros mil dias da vida de uma criança são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo para toda a vida, pois é a fase da vida em que mais as células do cérebro se desenvolvem. “Estudos apontam benefícios de diversas ordens para o homem que exerce o cuidado infantil”, afirma Ana Estela, para além do que isso implica na vida da criança.

Em breve, mais novidade

Além da fonte Relatos de Experiência, em breve um Portal de Vídeos estará disponível com um layout moderno e o conteúdo com um formato de navegação mais amigável.

Enquanto isso, os vídeos e a programação da TV corporativa da Escola Municipal de Saúde estão disponíveis por meio do hiperlink: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/ems/ e também no canal do You Tube: https://www.youtube.com/user/redesaopaulosaudavel

Mais informações sobre o programa São Paulo Carinhosa: http://www.saopaulocarinhosa.prefeitura.sp.gov.br/index.php/do-pre-natal-a-paternagem-prefeitura-e-sao-paulo-carinhosa-estimulam-acao-para-trazer-pais-mais-perto-da-gestao-parto-e-cuidado-com-as-criancas/

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.