Fluxo de trabalho do LIS

Estratégias de trabalho cooperativo para o LIS

A fonte de informação LIS tem a peculiaridade de agregar não somente os conteúdos das áreas temáticas das BVS, como também, trabalhar com o calendário de Campanhas de Saúde da Organização Panamericana da Saúde (OPAS) como uma maneira de agregar dinamicidade e acompanhar os temas sempre em voga na época às BVS.

São consideradas para inclusão no LIS recursos da internet para:

  • Área temática da BVS

Tema da campanha de saúde da OPAS.

Inclusão de documentos

Função pode ser desempenhada pelos três perfis (Documentalista, Editor e Administrador), porém recomenda-se destacar o usuário com o perfil de Documentalista para execução dessa atividade.

Seleção de fontes de informação

Uma das primeiras etapas no desenvolvimento de uma área temática do LIS é definir o escopo e elaborar os critérios de seleção específico para cada área.

Após a definição desses critérios específicos, o documentalista deve identificar documentos para incluir no LIS. Para isso, poderá realizar pesquisas em sites de busca, como por exemplo no Google. Além disso, pode também acessar sites de instituições, produtos e serviços reconhecidos na temática em desenvolvimento. Outra forma de identificar documentos para incluir no LIS é solicitar recomendação de profissionais e pesquisadores da área. A página de pesquisa do LIS possui uma função de sugerir sites, pela qual usuários podem enviar suas sugestões. Esses documentos também devem ser considerados na seleção.

Depois de identificar os documentos para possível inclusão na base de dados, eles deverão ser analisados de acordo com os Critérios para Seleção de Fontes de Informação em Saúde Disponíveis na Internet do LIS Regional e critérios específicos da temática. Documentos de acordo com os critérios poderão ser incluídos na base, enquanto os que não atenderem aos critérios deverão ser descartados.

Entrada de dados

A pessoa responsável pela geração dos registros deve ser cadastrada no BIREME Accounts em uma das três categorias de usuários disponíveis (Documentalista, Editor e Administrador) e ter permissão para usar o serviço LIS.

Antes de se iniciar o processo de entrada de dados será necessário verificar se os sites e documentos selecionados já fazem parte do LIS ou não. Pode-se usar o campo de pesquisa no site (http://bvsalud.org/portal-lis/) ou no link Recursos > Pesquisar em http://fi-admin.bvsalud.org/, após login.

Pode-se pesquisar pelo nome do site, título do documento ou pelo endereço eletrônico (URL). Deve-se certificar de que o documento é o mesmo que se está procurando, pois o resultado da pesquisa poderá apresentar documentos semelhantes ao pesquisado. Isso se aplica principalmente nas pesquisas em que se utilizou o endereço eletrônico (URL) como parâmetro de busca.

Os sites e documentos que já fazem parte do LIS não deverão ser cadastrados.

Para gerar registros no LIS, deve-se proceder às seguintes atividades:

Digitar o endereço <http://fi-admin.bvsalud.org/> na barra de endereços do navegador (browser);

Inserir nome de usuário e senha;

Aparecerá a tela Painel de Controle,

Para gerar um novo registro, clique em Recursos e em seguida, Novo Recurso;Fi_Admim

  • Preencha cada campo de acordo com as instruções apresentadas em Guia para o Registro de Fontes de Informação. Para os campos que possuem um asterisco vermelho, o preenchimento é obrigatório. Após preencher os formulários Metadados, Indexação e Áreas Temáticas, clicar no botão Gravar, que se encontra na parte inferior do formulário.
  • Clicar em Gravar somente após o preenchimento de todos formulários
  • Após gravar o novo registro, aparecerá uma lista com todos os registros inseridos pelo documentalista. Por padrão, eles estarão todos pendentes, aguardando aprovação do editor. Nessa tela, é possível editar ou deletar o registro inserido.

    Edição de registro existente

    O documentalista poderá editar e deletar somente os registros criados por ele. Para isso, clicar em Editar.PNG e realizar as alterações necessárias. Para deletar um registro. clicar em Apagar.PNG.

    No caso de registros feitos por outros usuários da rede, ao clicar em Editar.PNG, o documentalista pode visualizar o registro, porém não poderá editá-lo.

    Caso encontre algum erro, clicar em Informe-erro.PNG, e preencher o informe de erro que será enviado para o Centro Cooperante que inseriu o registro e analisará a pertinência do erro informado.
    Apesar de não poder editar os metadados do registro, é possível sugerir descritores, palavras-chave e áreas temáticas, que estarão sujeitos à análise.

    Verificação de sugestões

    As sugestões são enviadas pelos usuários finais do LIS. Serão aprovadas se estiverem de acordo com os Critérios para Seleção de Fontes de Informação em Saúde Disponíveis na Internet e serem "inéditos" na base, ou seja, se ainda não estiverem registrados no LIS.

    Somente para sugestão de links, o Documentalista tem autonomia para analisar se a sugestão é pertinente, não sendo necessária a análise do Editor.

    O link sugerido poderá ser complementado com outras informações como Resumo, Palavras-chave e Comentários administrativos. Recomenda-se usar este campo para justificar porque a sugestão não foi admitida na base (nos casos dos status Recusado e Apagado), seja por duplicidade, fora do escopo, link quebrado etc.

    ATENÇÃO: Note que o registro sugerido e admitido não integra à base automaticamente. O documentalista deve copiar as informações contidas na sugestão e inserir como um novo registro na base, apenas complementando os campos faltantes. O sistema está sendo aperfeiçoado e futuramente, esse processo ficará mais facilitado.

    As palavras-chave sugeridas são referentes à registros já existentes no LIS. Deve ser analisado pelo Editor e considerado admitido se for pertinente ao escopo do registro.

    Validação dos registros

    Função desempenhada pelo Editor.

    Para se proceder a validação dos registros será necessária a execução das seguintes atividades:

    • Digitar o endereço <http://fi-admin.bvsalud.org/> na barra de endereços do navegador (browser);
    • Inserir nome de usuário e senha;
    • Aparecerá a tela Painel de Controle,
    • Para validar um novo registro, clique em Recursos e em seguida, no ícone Editar.PNG em Ações;

    Por padrão, todos os registros inseridos pelo Documentalista, estarão com o status Pendente, representado pelo ícone Pendente.PNG

    • O Editor revisa e poderá editar o registro inserido pelo Documentalista;
    • O Editor analisa a pertinência dos descritores, palavras-chave e Áreas Temáticas inseridos pelo Documentalista, admitindo-os no registro ou não;
    • Quando o registro estiver OK, o status deve ser alterado para Admitido (Admitido.PNG);
    • Se o registro tiver problemas (duplicado, fora do escopo, link quebrado), o status deve ser alterado para Recusado Recusado.PNG ou Apagado (Apagado.PNG)

      Checagem dos informes de erro

      Erros nos registros informados pelos usuários do LIS.

      O Editor analisará se o erro é pertinente e o corrigirá, se necessário, clicando em Editar o recurso deste informe.

      Com o registro corrigido ou não, o Editor deve alterar o status e preencher o campo Descrição com a solução adotada. Essa informação constará ao final do registro, por exemplo:

      Informe1.PNG

      Informe2.PNG

      O número corresponde ao status que foi dado ao informe de erro:

      • 0.Pendente (Pendente.PNG) - informe de erro ainda não verificado
      • 1.Corrigido (Admitido.PNG) - informe de erro corrigido
      • 2.Inválido (Recusado.PNG) - informe de erro não procede
      • 3.SPAM (Recusado.PNG) - Spam recebido

     

 

 

 

 

 

 

 

Listas controladas

Função disponível somente para o Administrador. O administrador poderá criar áreas temáticas, tipos de fonte e incluir outros idiomas no sistema, de acordo com as necessidades da instituição.

Sugestões para criação de termos para as listas controladas devem ser enviadas para: Email fir.png