Instrumento de Maturidade da BVS

O instrumento de maturidade é uma forma de avaliar as instâncias da Rede BVS na adoção das metodologias, tecnologias e boas práticas preconizadas pelo Modelo da BVS

 

Sobre o Instrumento de Maturidade

O instrumento de maturidade da BVS é uma forma de avaliar as instâncias da Rede BVS na adoção de metodologias, tecnologias e boas práticas preconizados neste guia. Este modelo define uma estrutura de evolução em níveis sucessivos, cuja passagem é necessária para atingir uma maturidade total na adoção do Modelo da BVS.

As instâncias da BVS podem ser classificadas em quatro diferentes níveis de maturidade:

Níveis de maturidade das Instâncias da Rede BVS

Níveis de maturidade das Instâncias da Rede BVS

  • Avaliação da Maturidade da BVS
  • O processo de avaliação

    A definição do nível de maturidade é realizada por meio de um processo de autoavaliação.

     

    Periodicamente as instituições coordenadoras das instâncias da BVS serão convidadas pela BIREME (coordenadora regional da Rede BVS) a completarem uma autoavaliação onde serão observados aspectos relacionados à governança, conteúdos, serviços aos usuários e plataformas tecnológicas utilizadas.

     

    Como resultado do processo de avaliação para definição do nível de maturidade:

     

    • Os coordenadores das instâncias da BVS podem identificar o nível de qualidade de suas estruturas, bem como aspectos que devem ser desenvolvidos em busca da melhoria contínua;
    • A BIREME recebe indicadores de desenvolvimento da Rede que subsidiam suas atividades de coordenação regional da BVS e de cooperação técnica em gestão de informação e conhecimento científico.
    [ ← Show Excerpt ]