A operação das Fontes de Informação

As fontes de informação são produzidas e operadas de forma descentralizada e online, o que amplia sua visibilidade e sua acessibilidade, promove a cooperação entre instituições e evita a duplicação de trabalho. Para isso elas são criadas, organizadas e operadas de segundo metodologias pré-definidas. Na BVS cada tipo de fonte de informação tem sua própria metodologia, que incluem manuais, guias e sistemas que facilitam sua implantação.

 
O desenvolvimento das metodologias e sistemas é realizado pela BIREME com a colaboração da Rede BVS. É preconizada a adoção de padrões e normas internacionais amplamente adotadas em suas áreas e o uso de ferramentas open source seguindo padrões de arquitetura de informação, acessibilidade e responsividade. O compartilhamento de fluxos e processos no uso das metodologias e tecnologias no âmbito da BVS valoriza a transparência das interações entre todos os participantes da rede e fortalece o conceito de interoperabilidade na gestão das fontes de informação.

 
Nas instâncias da Rede BVS recomenda-se que cada fonte de informação seja coordenada por uma instituição, de acordo com a matriz de responsabilidades. A instituição coordenadora é responsável pela integridade desta fonte de informação seguindo a metodologia correspondente.