Publicações sobre a BVS

Repositório

Artigos e pesquisas realizadas por diversos autores e em diversos contextos sobre a BVS, suas redes e fontes de informação.

Pesquise aqui

 

Principais publicações

Documento básico da BVS

Apresenta breve histórico da BIREME/OPAS/OMS e apresenta a Biblioteca Virtual em Saúde como a estratégia adotada pela instituição para a promoção da cooperação técnica em informação.

 

Porque a BVS é essencial

Apresenta a BVS como modelo de cooperação técnica da OPAS para promover a produção e operação descentralizada de uma rede de fontes de informação científica e técnica na área da saúde.

 

Informe de Avaliação da BVS em seus 10 anos de operação

Este documento traça um breve panorama da BVS nos dez últimos anos, analisando sua atuação como Estratégia, Modelo e Marco Operacional. Para cada uma dessas dimensões foram definidos indicadores apropriados para identificar tendências, conquistas e desafios enfrentados ao longo do período.

 

Livro da Biblioteca Virtual em Saúde

Este livro é composto por uma seleção de conferências apresentadas no IV Congresso Panamericano de Informação em Ciências da Saúde (CRICS IV), realizado conjuntamente com a VI Reunião do Sistema. Essas conferências permitem ampliar o debate sobre a construção da BVS, considerando não somente as questões intrínsecas à sua formação mas também os principais elementos do contexto em que estão inseridos os países da América Latina e Caribe. Publicado em 1998 pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde – BIREME/OPAS/OMS.

 

Guia da BVS

O Guia da BVS, construído coletivamente pela Rede BVS, tem por objetivo compartilhar com todos os produtores, intermediários e usuários as experiências, resultados e as melhores práticas que constituem o conhecimento acumulado, de forma igualitária, na história da Rede BVS.

 

Mural de la BVS

Antigo mural eletrônico que contem a descrição resumida das fontes de informação da BVS, publicado em espanhol na década de 1990.

Declarações

A cada edição do Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde/Reunião de Coordenação Regional da BVS (CRICS/BVS) os participantes elaboram uma declaração reiterando os compromissos firmados perante a BVS e incitando a participação da sociedade no seu desenvolvimento em prol da disseminação da informação científica e técnica em saúde. Conheça as declarações: