Rede de Referencistas da BVS - RefNet

A Rede de Referencistas - RefNet, coordenada pela BIREME, é resultado de uma atividade no âmbito do Termo de Cooperação com o Ministério da Saúde do Brasil e a Organização Pan-Americana da Saúde.

A elaboração de estratégias de busca representa uma atividade regular dos bibliotecários de referência em universidades, hospitais, centros e organizações de pesquisa. Essas estratégias de busca atendem as demandas dos filtros para a recuperação eficiente de evidências e informação científica e técnica para colaborar nos processos de tomada de decisão clínica ou de gestão, na definição de políticas de saúde, produção de mapas de evidências, infometría, além de subsidiar publicações e trabalhos acadêmicos como as revisões sistemáticas e sínteses de evidências. Na área da saúde são consideradas para as buscas as principais fontes de informação como as bases de dados LILACS, MEDLINE, Cochrane, EMBASE, dentre outras.

Considerando essa produção, a RefNet conta com uma fonte de informação para registro, compartilhamento e disseminação das estratégias de busca, o Repositório de Estratégias de Busca.

Repositório de Estratégias de Busca na BVS

O Repositório de Estratégias de Busca permite documentar, compartilhar e disseminar as estratégias desenvolvidas pela Rede de Referencistas, bem como provê acesso as evidências e informações científicas e técnicas sobre questões em saúde.

Objetivos do repositório:

  • Dar visibilidade às estratégias de busca, elaboradas pela Rede de Referencistas da BVS, desenvolvidas para a recuperação de  diferentes temas em saúde;

  • Possibilitar sua reutilização por diferentes públicos, em diferentes locais e contextos;

  • Compartilhar as competências e habilidades necessárias para o desenvolvimento desta atividade;

  • Promover a cooperação e a contribuição de outros membros da rede BVS, redes associadas e especialistas para o aperfeiçoamento e atualização permanentes das estratégias de busca publicadas.

Encontros da RefNet 2024

Webinários da Rede de Referencistas

Para cooperar com a Rede de Referencistas da BVS - RefNet

Formulário para novos colaboradores da RefNet (individual)

Formulário para Cadastro de Centros Cooperantes na Rede BVS  (Somente se sua instituição ainda não é Cooperante da Rede BVS)

Acesso ao Repositório

RefNet na Rede