Sobre a Rede

A Rede Latino-Americana e do Caribe de Informação em Saúde

A BIREME, desde a sua criação no ano de 1967, considerou a colaboração das bibliotecas para desenvolver e oferecer seus serviços e produtos de informação. O primeiro serviço colaborativo foi a comutação bibliográfica (fornecimento de cópias de documentos), já considerando que apenas a coleção de revistas da então Biblioteca Regional de Medicina (BIREME), não seria suficientemente completa para atender a todos os pedidos dos usuários da América Latina e do Caribe.

Os primeiros acordos de cooperação da BIREME com as bibliotecas foram estabelecidos no início dos anos 70, com a Faculdade de Odontologia e a Escola de Medicina Veterinária, ambas da Universidade de São Paulo, com o Instituto de Nutrição da América Central e do Panamá (INCAP), com o Centro Latino-Americano de Perinatologia e Desenvolvimento Humano, e com o Centro Pan-Americano de Engenharia Sanitária e Ciências Ambientais (CEPIS).

Com a criação da LILACS a partir do Índice Latino-Americano de Medicina (IMLA), a rede se expandiu em todos os países da região por meio das bibliotecas cooperantes e centros coordenadores.

Em 1982, esta rede de centros cooperantes e centros coordenadores constituiu o, na época, denominado Sistema Latino-Americano e do Caribe de informação em Ciências da Saúde, coordenado pela BIREME.

Em 1998, com o surgimento da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) como modelo de estratégia e gestão da informação, baseado no trabalho descentralizado, colaborativo e em rede, o nome do Sistema foi gradualmente sendo substituído por Rede Latino-Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, ou simplesmente Rede BVS.

Atualmente a rede é formada por instituições que colaboram e participam na construção, desenvolvimento, operação, atualização e promoção das metodologias, produtos e serviços de informação da BIREME. Tem representação em todos os países da América Latina e do Caribe, e expansão para países de outras regiões, como Espanha, Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe e Guiné Bissaut.

A BIREME cumpre o papel de coordenação geral da Rede e é responsável por desenvolver, atualizar e oferecer metodologias e aplicações para o funcionamento dos produtos e serviços da BVS, além de facilitar a capacitação e a comunicação entre a Rede.

 

Organização da Rede

A Rede é organizada de acordo com as funções realizadas pelas instituições membro da Rede, para o desenvolvimento, operação, atualização e promoção das metodologias, produtos e serviços de informação da BVS, quer a nível nacional, regional e/ou temático.

Em relação às funções, a instituição pode ser:

  • Centro Coordenador – função de coordenar uma rede de instituições centros cooperantes e/ou participantes, seja em âmbito nacional (por exemplo, RENICS – Argentina), regional (por exemplo, MedCarib) ou temático (por exemplo, Enfermagem), bem como apoiar a BIREME na capacitação e comunicação com a sua rede.
  • Centro Cooperante – função de cooperar com um produto e/ou serviço da BVS desenvolvendo principalmente atividades relacionadas à atualização de fontes de informação, tais como: LILACS, BINACIS, LIPECS, LIBOCS, BDENF, LIS, SeCS, LEYES e outras.
  • Unidade Participante – função de promover o acesso e uso dos produtos e serviços da BVS. São instituições que, em geral, não atualizam conteúdo para as fontes de informação da BVS, mas participam da Rede como promotoras da BVS.

 

Reuniões de Coordenação da Rede

A rede BVS é uma rede de redes uma vez que está distribuída nos países de AL&C e em áreas temáticas, cada uma com sua própria coordenação e sistemática de reuniões e atividades.

A BIREME, como coordenadora geral da Rede, promove:

  • Reuniões de coordenação geral – tradicionalmente realizadas em conjunto com o Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS) e tem como principal objetivo avaliar as ações da Rede e definir objetivos estratégicos para o futuro.
  • Reuniões técnicas – são reuniões regulares e específicas para tópicos técnicos, metodológicos e/ou operacionais, dirigidas a grupos de centros cooperantes, bibliotecários, coordenadores de rede, desenvolvedores, editores, etc. Tem como principal objetivo envolver a rede em discussões e ações para melhorar a colaboração e participação dos grupos no desenvolvimento e atualização dos produtos e serviços da BVS.

Por sua vez, os coordenadores de redes nacionais, regionais e/ou temáticas também promovem suas reuniões de coordenação e reuniões técnicas.