Como publicar minha monografia, dissertação ou tese na BVS?

Para disponibilizar esses documentos na BVS é necessário fazer o registro dos documentos em alguma das fontes de informação da BVS, como por exemplo, na LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde), que é a principal fonte de informação da BVS.

Na base de dados LILACS registramos documentos científico-técnicos das áreas de ciências da saúde, produzidos na América Latina e publicados a partir de 1982. O registro desses documentos é feito de forma cooperativa pelos diversos Centros Cooperantes da Rede LILACS, e coordenado pela BIREME. Os centros cooperantes de nossa rede são bibliotecas, centros de documentação ou unidades de informação que coletam, selecionam, processam e registram os documentos científicos e técnicos para ingresso na LILACS. Essa seleção de documentos feita pelos centros cooperantes é embasada no Guia de Seleção de Documentos para LILACS, disponível na seção de manuais do Portal da Metodologia LILACS http://metodologia.lilacs.bvsalud.org/.

Assim sendo, para registrar seu trabalho na LILACS e consequentemente na BVS, é necessário encaminhá-la a um centro cooperante LILACS. No Diretório da Rede BVS http://centros.bvsalud.org/, clicando em Rede LILACS, é possível buscar pelas instituições que já fazem parte de nossa rede. Sugerimos que, se possível, encaminhe o material para algum centro cooperante com o qual você já tenha contato.

Além da LILACS, a BVS conta também com outra fonte de informação chamada LIS (Localizador de Informação em Saúde), que é um catálogo de sites de qualidade que disponibilizem informação técnico-científica em saúde. Caso tenha interesse, também podem encaminhar documentos para ingresso no LIS através do site http://lis.bvs.br/lis-Regional/.

Ainda do interesse de você, lembramos que além da BVS Regional (sobre Ciências da Saúde no geral e de toda a América Latina), há também as BVS temáticas http://bvsalud.org/, ver menu a esquerda, que conforme o tema e critérios próprios, ingressam material nas suas bases.