Mapa de Evidências

mapadeevidencia

O que é?

 

 

O Mapa de Evidências é uma metodologia de revisão que permite a sistematização e representação gráfica das evidências analisadas em estudos de revisão de uma área ou subárea em relação ao efeito das intervenções analisadas nos desfechos de saúde.
No Mapa, os estudos selecionados são apresentados em uma estrutura de intervenções avaliadas em relação aos resultados ou desfechos medidos, destacando visualmente as lacunas onde há poucos ou nenhum estudo e onde há concentração deles.
A BIREME/OPAS/OMS, levando em consideração o modelo 3ie Evidence Gap Map, adaptou e desenvolveu uma metodologia para a criação de Mapas de Evidências vinculados às fontes de informação Biblioteca Virtual de Saúde (BVS).

Como usar?

 

 

O mapa de evidências apresenta, em uma matriz de intervenções e resultados, uma visão geral e uma síntese gráfica das evidências sobre intervenções de práticas e/ou métodos terapêuticos para problemas de saúde específicos (resultados).
O mapa é elaborado em um processo que envolve busca sistemática de documentos nas principais bases de dados, seleção dos estudos segundo critérios de inclusão e posterior caracterização.
É desenvolvido em uma plataforma online interativa que permite aos usuários identificar as evidências existentes. Nas células da matriz, os círculos localizados nas interseções entre as intervenções e os resultados representam os estudos identificados. O tamanho do círculo representa o volume de estudos. A cor dos círculos representa o nível de confiança (alto, moderado, baixo, criticamente baixo) de acordo com a qualificação metodológica dos estudos incluídos no mapa. Os estudos de revisão são avaliados usando o AMSTAR 2 (Ferramenta de medição para avaliar revisões sistemáticas).
Passar o mouse sobre um círculo exibe uma lista dos estudos ali representados. Os links desses estudos levam ao texto completo (se disponível em acesso aberto) ou ao respectivo registro em banco de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). É possível filtrar as evidências por tipo, foco no país, efeito da intervenção (positivo, negativo, etc.) e população.

Como criar?

 

 

O mapa é elaborado por um processo que envolve busca sistemática de documentos nas principais bases de dados, seleção dos estudos segundo critérios de inclusão e posterior caracterização.
A etapa seguinte é a criação e publicação do mapa de evidências para produzir uma visualização interativa das evidências encontradas, analisadas e categorizadas, além da ligação com os registros bibliográficos e textos completos (quando disponíveis) dos estudos.
E, com base na análise dos estudos de revisão identificados e analisados, deve ser organizado um relatório executivo ou artigo científico, a fim de demonstrar as lacunas e redundâncias de evidências (vários estudos de temas semelhantes) relacionadas à área específica.

 

1- Pesquisar
A busca bibliográfica por evidências científicas será realizada em bases de dados eletrônicas com auxílio de bibliotecários e complementada por busca manual e/ou indicação de especialistas colaboradores do projeto.
2- Seleção
Nesta etapa do projeto, as evidências científicas (artigos científicos) identificadas na pesquisa bibliográfica serão avaliadas segundo critérios previamente definidos.

3- Caracterização / Categorização
Nesta etapa, os dados dos estudos incluídos na etapa anterior serão extraídos considerando categorias previamente definidas e lendo os textos completos dos estudos selecionados.

4- Visualização interativa
A criação e publicação de mapas de evidências consiste em representar graficamente as evidências encontradas, analisadas e categorizadas, além de relacionar com os registros bibliográficos e textos completos (quando disponíveis) dos estudos de evidências. O Tableau Public é a ferramenta aplicada pela BIREME/OPAS/OMS para gerar e publicar um mapa interativo de evidências de visualização.

5- Relatório (Lacunas, Redundância)
A partir da análise dos estudos de revisão identificados e analisados, deve ser organizado um relatório executivo ou artigo científico que demonstre as lacunas e redundâncias de evidências (múltiplos estudos de temas semelhantes) relacionadas à área específica, contribuindo para o estabelecimento de agências nacionais de pesquisa prioridades de pesquisa e entre os pesquisadores.

Curso online Mapas de Evidências: metodologia e aplicação

Busca e Seleção das Evidências

Caracterização das Evidências

Mapa de Evidências – visualização interativa

Portal de Mapas de Evidências

Quer saber mais?