Mapa de Evidências - Conceito e Metodologia

mapadeevidencia

O que é?

O Mapa de Evidências é uma metodologia de pesquisa que permite a sistematização e representação gráfica da evidência analisada em estudos de revisão em uma área ou subárea em relação ao efeito das intervenções analisadas para os desfechos de saúde. 

A evidência é mapeada e aplicada em uma matriz de intervenções e desfechos, destacando graficamente as lacunas onde existem poucos ou nenhum estudo de revisão e onde há uma concentração de estudos.

 

De onde surgiu?

Tendo como principal referência a metodologia “Evidence Gap Map” da 3iE – International Initiative for Impact Evaluation (https://www.3ieimpact.org/evidence-hub/evidence-gap-maps), a BIREME/OPAS/OMS adaptou a metodologia “Mapa de Evidências” com a colaboração do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIn) e da Coordenação Nacional das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde do Ministério da Saúde.   

A motivação surgiu da necessidade de responder à pergunta: Existe evidência de efetividade clínica das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)? 

O que representa?

A aplicação da metodologia mapa de evidências consiste em representar graficamente as características e achados das evidências analisadas em estudos de revisão associando intervenções aos desfechos analisados nestes estudos, além de vincular com os efeitos reportados das intervenções, com a população e país foco dos estudos primários incluídos nas revisões.

No mapa, a representação das associações analisadas nos estudos é por meio de bolhas de diferentes cores e tamanhos. As cores das bolhas podem representar o nível de confiança da evidência reportada nos estudos (de acordo com a ferramenta AMSTAR2) e/ou o efeito das intervenções para os desfechos. O tamanho da bolha é equivalente ao número de estudos que analisou a associação entre intervenções e desfechos. Todas as bolhas levam aos títulos dos estudos com o link para o texto completo deles.

 
 

Curso online Mapas de Evidências: metodologia e aplicação

ETAPAS metodológicas

Seleção dos estudos

RAYYAN – Reference Manager

Caracterização da Evidência e Nível de Confiança

Nível de Confiança da Evidência

Matriz de intervenção e desfecho

Geração do Mapa de Evidências