Mapas de Evidências - Conceito e Metodologia
Um mapa de evidências é uma forma de organizar a produção de conhecimento disponível sobre determinado tema, onde são conduzidas buscas e seleções sistemáticas de estudos científicos, os quais posteriormente são sintetizados e categorizados em temas e desfechos de interesse. Demonstram tanto o quantitativo de estudos, quanto os principais achados.
Através do mapa de evidências também é possível identificar vazios de produção de conhecimento. E um método emergente de síntese que traz um overview sistemático da literatura em uma área/temática especifica. Método reproduzível, transparente, busca explicita, critérios de inclusão e exclusão. Promove a produção e uso de evidência de alta qualidade
ETAPAS metodológicas
As apresentações ajudam a ter uma visão panorâmica da metodologia
Seleção dos estudos
Os mapas são construídos a partir de pesquisas em bases de dados científicas nacionais e internacionais. Frente aos resultados dessas pesquisas, são selecionados os estudos que comporiam os protótipos considerando filtros de ano de realização do estudo, relevância quanto ao tema e disponibilidade de texto integral na internet. A categorização proposta dos estudos pode variar conforme foco do pesquisador - esses mapas são um primeiro protótipo cuja busca por estudos pode ser replicada e reorganizada conforme problemática local.
Como pesquisar nas bases de dados?
RAYYAN – Reference Manager
Aplicativo desenvolvido no Qatar para facilitar e agilizar a seleção dos artigos para inclusão e exclusão dos artigos. Inscrição para a plataforma do Rayyan:
Uso do Rayyan para seleção de artigos
Caracterização e Avaliação dos estudos
E uma forma de traçar um panorama da informação coletada a partir dos estudos localizados dentro das bases de dados. A tabela de caracterização deve ser feita em Excel, seguindo o exemplo proposto. Os estudos de revisão poderão ser avaliados aplicando o AMSTAR2
Trata-se de um instrumentos válidos, confiáveis e úteis que ajuda a diferenciar as revisões sistemáticas, com foco na qualidade metodológica e consenso de especialistas. O objetivo desse instrumento e facilitar o desenvolvimento de análises de alta qualidade.
AMSTAR - Ferramenta para avaliar estudos de revisões sistemáticas
Matriz de intervenção e desfecho
Geração do Mapa de Evidências
Referências – consultas