Os Pilares da BVS
As Instituições, os Conteúdos (fontes de informação) e os Usuários

 

A BVS é formada por três pilares: as instituições, os conteúdos (fontes de informação) e os usuários.

Os três pilares da BVS: as instituições, os conteúdos e os usuários

Os três pilares da BVS: as instituições, os conteúdos e os usuários

Instituições

Pautado no modelo colaborativo em rede e com operação descentralizada, a BVS é desenvolvida por instituições atuantes na área de informação em saúde, sejam elas públicas, privadas, de organizações não-governamentais, instâncias de governo de gestão, pesquisa, ensino e/ou serviços de saúde. Esta rede de instituições, também chamada de Rede BVS, é um dos pilares da BVS.

 

As instituições compartilham a responsabilidade de produção dos conteúdos que estão disponíveis nos portais da BVS, contando com o trabalho de profissionais da informação que atuam em centros de informação, bibliotecas, arquivos, centros de documentação, núcleos de evidências, entre outros.

 

A partir de 2019, profissionais da área da informação em saúde autônomos, passaram a fazer parte da Rede BVS como colaboradores, ampliando o escopo da rede para além das instituições.

 

Ao fazer parte da Rede BVS, as instituições e os profissionais da informação ampliam a visibilidade da produção científica, promovem o acesso equitativo à informação, desenvolvem capacidades para gestão da informação e promoção do intercâmbio de conhecimento entre seus pares, além de colaborarem para consolidar a BVS como um bem público de referência para a informação e conhecimento na área da saúde da Região AL&C.

 

O Diretório da Rede BVS disponibiliza informações e funções de cada instituição que faz parte da Rede BVS.

Conteúdos

Os conteúdos gerados, selecionados e sistematizados pela rede de instituições e profissionais da informação constituem o segundo pilar da BVS, sendo a força motriz da mesma.

 

Na BVS estes conteúdos, organizados e disponibilizados para responder às necessidades de informação dos usuários, são chamados de Fontes de Informação. As fontes de informação são representadas por meio de bases de dados, diretórios e catálogos.

 

Cada tipo de fonte de informação tem a sua estrutura de metadados para descrição do conteúdo (a informação) e formas de acesso ao texto completo.

Usuários

Sendo a razão de ser de qualquer biblioteca ou serviço de informação, os usuários formam o terceiro pilar da BVS, sendo essenciais para o cumprimento de sua missão. São usuários da BVS: gestores, pesquisadores, estudantes, profissionais da área clínica, do ensino e da atenção à saúde.

 

É com foco nos usuários que as instituições responsáveis pelos conteúdos disponibilizados na BVS trabalham continuamente para o aperfeiçoamento e promoção de suas fontes de informação. Continuamente, promovem estudos que identificam e antecipam as necessidades de informação, estabelecendo um canal aberto de comunicação com os usuários.