No dia 26 de Setembro, representantes de várias entidades envolvidas na gestão do conhecimento científico do país reuniram-se para discutir a situação atual das Bibliotecas Virtuais de Saúde (BVS) do Peru. O evento contou com a participação de Joanita Barros (MIP/PFI); Fernando Ardito (Universidade Peruana Cayetano Heredia), representante da Rede Peruana de Bibliotecas em Saúde; Alicia Ríos, responsável pela Biblioteca e BVS do Ministério da Saúde (Minsa); e Edgar Oré, representante do Instituto Nacional de Saúde da (INS). Também participaram a equipe da OPAS/OMS Peru composta por Raúl González, representante desta organização no país; Patricia Ugarte, Oficial de Programa; Paola Arica, consultora de comunicação; Catalina Mascco, assistente do Programa e Área Orçamentária; e Rita Calixto. Além disso, Diego González, Diretor da BIREME, e sua equipe participaram virtualmente de São Paulo, Brasil.
O Peru está entre os cinco países que mais se utilizam das bases bibliográficas da BIREME para buscar informação em saúe. O encontro permitiu discutir a situação da BVS do país em relação a outros Estados Membros da OPAS/OMS. Foram identificados os seguintes objetivos:
- Conhecer as necessidades de informação dos usuários finais da BVS no Peru
- Obter a certificação da BVS Peru
- Motivar os Centros Cooperantes a enviar suas contribuições em texto completo aos repositórios virtuais da BVS
A reunião marcou o início de uma série de ações que reforcem o valioso papel que as BVS tem no país, não apenas em termos da democratização da informação científica, mas também para a criação de mais conhecimento.