Fontes de Informação Na BVS os conteúdos são organizados como estantes em uma biblioteca, agrupando em coleções diferentes recursos de acordo com suas características. Cada uma destas coleções na BVS é denominada Fonte de Informação.

A abrangência das fontes de informação na BVS amplia a composição das coleções tradicionais das bibliotecas, permitindo a inclusão e intercâmbio da literatura científica com coleções de outras naturezas, como os textos completos de evidências científicas na forma de revisões sistemáticas, avaliações tecnológicas, multimídia, objetos de aprendizagem, e informação factual como eventos e notícias.

 

As fontes de informação são representadas por meio de bases de dados, diretórios e catálogos. Elas devem ser criadas de acordo com as demandas e necessidades de informação dos usuários – ou do público alvo da BVS.

  • A operação das Fontes de Informação

    As fontes de informação são produzidas e operadas de forma descentralizada e online, o que amplia sua visibilidade e sua acessibilidade, promove a cooperação entre instituições e evita a duplicação de trabalho. Para isso elas são criadas, organizadas e operadas de segundo metodologias pré-definidas. Na BVS cada tipo de fonte de informação tem sua própria metodologia, que incluem manuais, guias e sistemas que facilitam sua implantação.
    O desenvolvimento das metodologias e sistemas é realizado pela BIREME com a colaboração da Rede BVS. É preconizada a adoção de padrões e normas internacionais amplamente adotadas em suas áreas e o uso de ferramentas open source seguindo padrões de arquitetura de informação, acessibilidade e responsividade. O compartilhamento de fluxos e processos no uso das metodologias e tecnologias no âmbito da BVS valoriza a transparência das interações entre todos os participantes da rede e fortalece o conceito de interoperabilidade na gestão das fontes de informação.
    Nas instâncias da Rede BVS recomenda-se que cada fonte de informação seja coordenada por uma instituição, de acordo com a matriz de responsabilidades. A instituição coordenadora é responsável pela integridade desta fonte de informação seguindo a metodologia correspondente.

    [ ← Show Excerpt ]
  • Fontes de Informação: Metodologias e Aplicativos

    Todas as metodologias e sistemas que compõem a BVS visam promover e apoiar a gestão e operação das fontes de informação de forma descentralizada, por meio do trabalho cooperativo em rede, ampliando a visibilidade e acessibilidade da rede de conteúdos.

    O quadro a seguir resume as fontes de informação da BVS, suas metodologias e sistemas associados, bem como os tipos de conteúdo contemplado nas mesmas.

     

    Nome da Fonte de Informação Nome da Metodologia Sistema de gestão de conteúdo Recurso para interface de busca Tipo de Conteúdo Para saber mais:
    LILACS e outras bases bibliográficas regionais, nacionais e temáticas LILACS FI-Admin iahX

    bibliographic-wp-plugin

    Publicações Científicas e Técnicas
    (Dados referenciais de livros, artigos de revistas, literatura cinzenta, etc. com possibilidade de acesso ao texto completo, quando disponível.)
    http://red.bvsalud.org/lilacs/pt/

    https://lilacs.bvsalud.org/

     

    Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde SeCS FI-Admin Interface própria Coleções de Periódicos
    (Descrição bibliográfica dos títulos de periódicos com informação sobre a disponibilidade e forma de acesso ao texto completo)
    http://red.bvsalud.org/seriados-em-ciencias-da-saude/
    Diretório de Eventos DirEve FI-Admin direve-wp-plugin Eventos
    (Informações básicas sobre congressos, seminários, conferências, etc.)
    http://red.bvsalud.org/
    direve-diretorio-de-eventos-em-ciencias-da-saude/
    LEYES – Legislação Básica de Saúde da América Latina e Caribe LeisRef FI-Admin iahx

    leisref-wp-plugin

    Legislação
    (Referências de legislação em saúde)
    http://red.bvsalud.org/
    leyes-legislacao-em-saude/
    SOF – Segunda Opinião Formativa SOF FI-Admin

    Wordpress

    iahX

    bibliographic-wp-plugin

    Perguntas e Respostas
    (Relacionadas à atenção primária à saúde)
    https://aps.bvs.br/segunda-opiniao-formativa/
    Repositório de Recursos Educacionais Recursos Educacionais

     

    FI-Admin oer-wp-plugin Recursos Educacionais
    (Conteúdos educativos como cursos e materiais de apoio; ferramentas como softwares para criação, registro e organização de recursos educacionais e comunidades de aprendizagem online; etc.)
    http://red.bvsalud.org/recursos-educacionais/
    LIS – Localizador de Informação em Saúde LIS FI-Admin lis-wp-plugin Recursos de Internet
    (Sites, aplicativos, redes sociais, vitrines do conhecimento, bancos de imagens, infográficos, entre outros recursos de internet.)
    http://red.bvsalud.org/
    lis-localizador-de-informacao-em-saude/
    Catálogo de Recursos Multimídia Multimídia FI-Admin fi-multimedia-wp-plugin Recursos Multimídia
    (Vídeos, imagens, animações, apresentações e áudios, dentre outros recursos de acesso livre publicados na internet.)
    http://red.bvsalud.org/es/multimidia/
    Relatos de Experiências Relatos de Experiência Wordpress Interface própria Relatos de Experiências
    (Depoimentos, relatos de situações, casos relevantes e lições aprendidas)
    http://red.bvsalud.org/relatos-de-experiencias/
    Repositório de Estratégias de Busca RefNet Wordpress

     

    Interface própria Estratégias de busca em fontes de informação da BVS https://bvsalud.org/queries
    DeCS – Descritores em Ciências da Saúde

     

    DeCS FI-Admin Interface própria Vocabulário controlado trilíngue em ciências da saúde http://decs.bvsalud.org/

     

    [ ← Show Excerpt ]
  • Produtos e Serviços Associados à BVS

    FI-Admin

    FI-Admin é o sistema de Administração de Fontes de Informação da BVS.

     

    O FI-Admin tem as funções de descrição bibliográfica e indexação de diferentes tipos de conteúdo como: artigos de revistas, monográficos, teses e dissertações, vídeos, eventos, sites de internet e legislação. Utilizando esse sistema é possível gerir as seguintes fontes de informação:

     

    • LILACS e outras bases bibliográficas regionais, nacionais e temáticas;
    • LIS - Localizador de Informação em Saúde;
    • DirEve - Diretório de Eventos;
    • Recursos multimídia;
    • LEYES - Legislação Básica de Saúde da América Latina e Caribe;
    • Recursos Educacionais;
    • Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde.

     

    Nota: O FI-Admin substitui alguns sistemas utilizados anteriormente como: LILDBI-Web, LIS, DirEve, LILACS-Express Editor e a base TITLE de Revistas Científicas em Ciências da Saúde.

     

    Para mais informações acesse: http://red.bvsalud.org/fi-admin-pt/

     

    Interface de busca integrada (IAHx)

    Serviço de busca da BVS com interface multi-idioma, que recupera de forma integrada o conteúdo de diferentes fontes de informação. Oferece recursos para o refinamento dos resultados de busca por meio dos filtros (clusters) e busca por navegação no DeCS/MeSH, entre outros recursos.

     

    Para mais informações acesse: http://red.bvsalud.org/interfaces-de-pesquisa-da-bvs/

     

    Vitrines do Conhecimento

    As Vitrines do Conhecimento são um recurso da BVS que busca dar destaque a documentos e recursos informacionais selecionados sobre um tema relevante de saúde. Tem a mesma função de uma vitrine propriamente dita, chamando a atenção para um conjunto selecionado e representativo de conteúdos relacionados a um tema, podendo ou não estar associada a um Portal de instância da Rede BVS.

     

    As Vitrines do Conhecimento seguem uma metodologia própria, dando acesso direto à documentos indexados nas fontes de informação da BVS, links para estratégias de busca pré-definidas; fontes de informação externas; sites e páginas fundamentais para o tema em questão, ou ainda, conteúdos atualizados via RSS como blogs, boletins epidemiológicos e notícias. Oferece ainda informação em diferentes formatos como vídeos, infográficos, infometrías ou qualquer outro recurso que possibilite ao pesquisador acesso rápido e confiável a informação relevante.

     

    Para mais informações sobre as Vitrines do Conhecimento acesse: http://red.bvsalud.org/vitrines-do-conhecimento/

     

    e-BlueInfo

    O e-BlueInfo é um aplicativo para dispositivos móveis que facilita o acesso de profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) à uma coleção específica de documentos de interesse e relevância para um determinado público-alvo e/ou sistema de saúde. Esta coleção, selecionada em âmbito nacional, é composta de recursos oriundos das fontes de informação da BVS. 

     

    Para mais informações sobre o e-BlueInfo acesse: https://e-blueinfo.bvsalud.org/  http://boletin.bireme.org/pt/2019/01/28/e-blueinfo-informacao-na-palma-da-mao/

     

    Minha BVS

    O MinhaBVS é um serviço voltado aos usuários da BVS. Consiste em um espaço que guarda as informações e preferências do usuário, possibilitando aos mesmos a criação e armazenamento de listas de documentos selecionados, indicação de temas de interesse para receber alertas de novos documentos, histórico de buscas realizadas na BVS, lista de links favoritos e publicações próprias do usuário.

     

    O Minha BVS <https://platserv.bvsalud.org/ > é vinculado ao Portal Regional da BVS.

     

    Para mais informações consulte: http://boletin.bireme.org/pt/2017/08/30/minhabvs-um-produto-personalizado-de-informacao/ e http://boletin.bireme.org/pt/2018/05/27/avancos-no-uso-e-desenvolvimento-da-minhabvs/

     

    Mapas de Evidências

    Os Mapas de Evidências apresentam uma visão geral visual de estudos ou revisões existentes em uma área ou subárea, em termos dos tipos de intervenções avaliadas e dos resultados medidos. A evidência é mapeada e aplicada em uma estrutura que destaca graficamente as lacunas onde existem poucos ou nenhum estudo de revisão e onde há uma concentração de estudos.

     

    A metodologia para produção de mapa de evidências foi adaptada pela BIREME com base na metodologia da International Initiative for Impact Evaluation  –  3ie <http://www.3ieimpact.org>. Os mapas são desenvolvidos a partir de análises infométricas – por tipo de revisão, por aplicação clínica, por desfechos, entre outros parâmetros. 

     

    Os principais propósitos dos Mapas de Evidências são: 

     

    • Dar visibilidade à evidência científica disponível; 
    • Identificar os vazios (gaps) de pesquisas (evidências) e redundâncias (múltiplos estudos de questões semelhantes); 
    • Contribuir para o estabelecimento de prioridades de pesquisa na área; e 
    • Facilitar o uso da evidência disponível por parte dos gestores e dos profissionais de atenção à saúde.

     

    Para mais informações acesse: http://red.bvsalud.org/mapasdeevidencias-2/ e https://www.youtube.com/watch?v=IBFBMceKWJQ

    [ ← Show Excerpt ]
  • Qualidade das Fontes de Informação

    A BVS, como mecanismo para o desenvolvimento da saúde por meio do acesso equitativo à informação e ao conhecimento científico e técnico, assume um compromisso absoluto com a busca da qualidade e confiabilidade. O alcance e manutenção deste padrão de qualidade é garantido pela adoção de políticas, critérios e procedimentos para a produção de cada diferente tipo de fonte de informação.

     

    Como produto característico da ciência, as publicações científicas possuem critérios consolidados internacionalmente para a garantia e controle de qualidade. Dentre esses critérios destacam-se revisão por pares, comitê editorial, regularidade de publicação, periodicidade, entre outros.  Existem todavia publicações contidas nas fontes de informação da BVS não submetidas à estes critérios, o que não significa que possuem qualidade inferior. Muitas vezes estas publicações dispensam esse processo de avaliação por se tratarem de documentos institucionais como relatórios, informes, entre outros. Dentre as variáveis consideradas na avaliação destas publicações encontram-se a vinculação institucional do documento, sua indexação em bases de dados nacionais e internacionais, a confiabilidade e significância dos dados publicados, etc.

     

    Visando a contribuir para a melhoria de qualidade das publicações e dos periódicos científicos da região Ibero-americana uma das linhas de ação da coordenação regional da Rede BVS é a  capacitação de editores e demais envolvidos no fluxo editorial sobre todas as etapas e boas práticas que envolvem a gestão de revistas científico técnicas, desde a submissão de artigos até sua publicação final.

     

    [ ← Show Excerpt ]
  • Tipos de conteúdos organizados nas Fontes de Informação

    A adoção de uma forma organização de conteúdos padronizada em Fontes de Informação cria uma linguagem comum que facilita a identificação, operação, recuperação destes recursos em diferentes instâncias da Rede BVS.

     

    A seguir são descritas as formas de organização dos diferentes tipos de conteúdos nas Fontes de Informação da BVS. Além de suas principais características são indicados também links para mais informações sobre as metodologias e tecnologias associadas às mesmas.

    Publicações Científicas e Técnicas (bases bibliográficas)

    Na BVS as publicações científicas e técnicas são organizadas em bases de dados usadas para o controle bibliográfico da produção científica e técnica sobre saúde dos países da AL&C. As bases de dados bibliográficas são compostas de referências de vários tipos de documentos tais como: artigos de periódicos, livros, teses, trabalhos apresentados em eventos científicos, informes técnicos e científicos, projetos e outros documentos não convencionais.

     

    A LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde é a principal base de dados da produção científica e técnica da área da saúde publicada nos países da América Latina e Caribe, e também a principal fonte de informação da BVS. A LILACS é coordenada pela BIREME e tem a colaboração dos centros cooperantes que integram a Rede LILACS.

     

    Além disso as instituição da Rede BVS podem, de forma descentralizada, criar bases de dados especializadas em temas de interesse para a área de saúde. Estas bases de dados não apenas utilizam a Metodologia LILACS como complementam a base de dados LILACS. Nestes casos a responsabilidade de definição do escopo da base de dados, estabelecimento do fluxo de operação e atualização é da instituição coordenadora da mesma.

     

    A LILACS e demais bases de dados bibliográficas da BVS são operadas por meio do sistema FI-Admin e da Metodologia LILACS. Para mais informações acesse: http://red.bvsalud.org/lilacs/pt/

     

    Para acessar o Portal LILACS utilize: http://lilacs.bvsalud.org/

    Coleções de Periódicos

    Dados sobre as revistas científicas e coleções de periódicos nas bibliotecas da Rede são disponibilizados na BVS por meio da fonte de informação Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde, que registra e organiza coleções de publicações seriadas, permitindo a criação de um catálogo coletivo das bibliotecas da Rede BVS. Este catálogo contém a descrição bibliográfica dos títulos de revistas (título, ISSN, editora, cidade, periodicidade, etc.) e informação sobre a disponibilidade e forma de acesso ao texto completo em formato eletrônico das revistas, contribuindo para a visibilidade e o acesso aos textos completos dos artigos, além de promover a racionalização de recursos entre toda Rede.

    Para mais informações acesse: http://red.bvsalud.org/seriados-em-ciencias-da-saude/

    Eventos

    Os eventos científicos como congressos, seminários, conferências e simpósios são registrados no Diretório de Eventos em Ciências da Saúde. O principal objetivo desta fonte de informação é divulgar eventos científicos da área da saúde, apresentando informações básicas sobre os mesmos para promover o intercâmbio de conhecimentos entre profissionais e especialistas sobre temas atualizados e pesquisas em desenvolvimento.

    O Diretório de Eventos na BVS é operado por meio do sistema FI-Admin e da metodologia DirEve. Para mais informações consulte: http://red.bvsalud.org/direve-diretorio-de-eventos-em-ciencias-da-saude/

    Legislação

    Na BVS a Legislação é disponibilizada em uma fonte de informação denominada LEYES-Legislação Básica de Saúde da América Latina e Caribe. LEYES é uma base de dados temática regional produzida em rede por instituições das áreas de legislação e de saúde que contém as referências da legislação em saúde podendo também conter o texto completo  ou link para o mesmo.

    Na BVS a base LEYES é operada por meio do aplicativo FI-Admin, da metodologia LeisRef e de processos de interoperabilidade de dados.

    Para mais informações consulte: http://red.bvsalud.org/leyes-legislacao-em-saude/

    Perguntas e Respostas

    Conteúdos do tipo Perguntas e Respostas (conhecidos pela sigla FAQs , do inglês Frequently Asked Questions) são registrados na BVS seguindo o modelo da fonte de informação originada do Programa Telessaúde Brasil Redes, chamada Segunda Opinião Formativa - SOF . Atualmente esta fonte é exclusiva para temas de Atenção Primária à Saúde (APS), em português e contextualizada ao Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil.

    As perguntas são dúvidas das equipes de saúde da família, que foram previamente respondidas com base nas melhores evidências, pelo serviço de Teleconsultoria do Programa Telessaúde Brasil Redes. As respostas são adaptadas e formatadas como fonte de informação a partir de teleconsultorias selecionadas por sua relevância e pertinência a temas de APS no SUS.

    A SOF está disponível na Instância BVS APS do Brasil <aps.bvs.br> e integrada no índice regional da BVS.

    Para mais informações acesse: https://aps.bvs.br/segunda-opiniao-formativa/

    Recursos Educacionais

    Na BVS os materiais e conteúdos educacionais como cursos (completos ou em parte),  materiais de apoio, softwares (para criação, registro e organização de recursos educacionais e para desenvolvimento de comunidades de aprendizagem online), e recursos de implementação como licenças de propriedade intelectual, entre outros, e são disponibilizados na BVS por meio de Repositórios de Recursos Educacionais. A partir da produção e organização deste tipo de conteúdo pelos países da AL&C, os mesmos são reunidos e oferecidos, de forma livre e aberta, no portal da Red de Repositorios de Recursos Educativos Abiertos CVSP / BVS, acessível em https://sites.bvsalud.org/rea/ .

    Para mais informações sobre esta iniciativa acesse: http://red.bvsalud.org/recursos-educacionais/

    Recursos de Internet

    Os recursos de internet tais como sites, portais, blogs, bancos de dados, bases de dados, repositórios e outros tipos de recursos com informação na área da saúde são organizados em um catálogo denominado LIS – Localizador de Informação em Saúde.

    O objetivo principal do LIS é dar rápida visibilidade e acesso à informação científica, técnica e factual dos recursos de internet. Com conteúdos avaliados segundo critérios de qualidade o LIS complementa o fluxo da comunicação científica com materiais não convencionais, que geralmente não são publicados em canais de comunicação científica ou que só deverão ser publicados após um período de validação.

    O LIS na BVS é operado por meio do sistema FI-Admin e da metodologia LIS. Para mais informações consulte: http://red.bvsalud.org/lis-localizador-de-informacao-em-saude/

    Recursos Multimídia

    Imagens, vídeos e apresentações publicados na internet e de acesso livre produzidos pela rede BVS e/ou sobre temas que compõem o escopo de atuação da BVS são disponibilizados na BVS por meio da fonte de informação Catálogo de Recursos Multimídia. A metodologia Multimídia é uma adaptação da Metodologia LILACS com menor quantidade de campos e desdobramento de outros para propiciar melhor descrição das características específicas desse tipo de publicação.

    Os recursos multimídia são registrados por meio do sistema FI-Admin e do plug-in Multimedia para Wordpress, utilizando a metodologia LILACS.

    Para mais informações consulte: http://red.bvsalud.org/es/multimidia/

    Relatos de Experiências

    Depoimentos, relatos de situações e casos relevantes que possam servir como referência e lições aprendidas para gestores e profissionais da saúde são disponibilizados na BVS por meio da fonte de informação Relatos de Experiências. Nela é possível disponibilizar e integrar diferentes formatos de narrativas complementares: um texto principal que contextualiza o eixo central em questão, vídeos de depoimentos de gestores que compartilham sua experiência à frente do projeto, fotos e um conteúdo selecionado com a função de aprofundar o material.

    Para mais informações acesse: http://red.bvsalud.org/relatos-de-experiencias/

    Estratégias de Busca

    Estratégias de buscas bibliográficas contribuem para o desenvolvimento de revisões sistemáticas, definição de políticas de saúde, análise de situação, produção de mapas de evidência, infometrias, definição de estrutura temática para uma Instância da Rede BVS, construção de filtros de pesquisa, entre outras aplicações.

    Por esta razão estratégias de busca elaboradas por especialistas para a recuperação de informação sobre diferentes temas na BVS e outras fontes de informação são disponibilizadas no Repositório de Estratégias de Busca <https://bvsalud.org/queries/?l=pt_BR>. Este repositório tem por objetivos:

    • Dar visibilidade às estratégias de busca elaboradas pela Rede de Referencistasda BVS, em diferentes temas de saúde;
    • Possibilitar a reutilização das buscas por diferentes públicos, em diferentes locais e contextos;
    • Promover a cooperação e a contribuição entre membros da rede BVS, redes associadase especialistas para a atualização das estratégias de busca publicadas e a publicação de novas estratégias em diferentes conteúdos de informação.

    Para mais informações sobre Estratégias de Busca como recurso de informação na BVS acesse: http://red.bvsalud.org/refnet/

    Terminologias e Vocabulários Controlados

    Na BVS as terminologias e vocabulários controlados tem por função definir uma linguagem comum para descrição e recuperação de conteúdo. O DeCS – Descritores em Ciências da Saúde é o principal vocabulário controlado da BVS, tendo sido criado pela BIREME para servir como uma linguagem única na indexação de artigos de revistas científicas, livros, anais de congressos, relatórios técnicos, e outros tipos de materiais, assim como para ser usado na pesquisa e recuperação de assuntos da literatura científica nas fontes de informação disponíveis na BVS. Os conceitos que compõem o DeCS são organizados em uma estrutura hierárquica que permitem a execução de pesquisa em termos mais amplos ou mais específicos, ou ainda todos os termos que pertençam a estrutura hierárquica.

    Complementarmente, as instâncias da Rede BVS também podem desenvolver instrumentos terminológicos como glossários, tesauros e vocabulários controlados.

    Para mais informações sobre o DeCS, consulte: http://decs.bvsalud.org/

    [ ← Show Excerpt ]