Tratamento de errata, retratação e comentários na LILACS

De acordo com a Metodologia LILACS, cada artigo de periódico é representado por um registro bibliográfico dentro da base de dados. Quando um artigo de periódico é corrigido por uma errata, retratação ou comentário, além do registro do artigo, também deve-se criar um registro que corrige o anterior.

Tratamento da errata de artigos de periódicos

A errata pode ser publicada para corrigir ou adicionar texto ou informações que aparecem em qualquer parte de um artigo publicado anteriormente. A errata deve ser rotulada e publicada em forma citável; ou seja, a errata deve aparecer em uma página numerada de uma edição do periódico que publicou o artigo original. Para periódicos on-line ou conteúdo apenas on-line, a errata deve ser prontamente discernível no índice de uma edição subsequente e deve ser associada a paginação ou elocação identificável. Correções, retificações, comentários e retratações parciais (como para um único gráfico, declaração, tabela ou imagem) para artigos publicados anteriormente são todos uniformemente considerados como erratas. (NLM , 2018, online)

Errata

Trabalho que consiste em um reconhecimento de um erro cometido por uma editora, editor, ou autor.

Costumeiramente cita a fonte onde o erro ocorreu, dando uma completa informação bibliográfica para sua recuperação. No caso de livros e monografias, devem ser fornecidos o nome do autor, título, impressão, página e outras referências de apoio. No caso de artigos em revistas, deve-se mostrar o nome do autor, título, página e referência bibliográfica. Um erratum é também chamado de Errata ou Corrigenda.

DeCS: https://decs.bvsalud.org/ths/resource/?id=29645&filter=ths_termall&q=errata

Retratação de Publicação

Trabalho que consiste em uma declaração publicada por um ou mais autores de um artigo ou um livro, retirando ou desmentindo sua participação na realização da pesquisa ou registro escrito dos resultados de seu estudo. Na indexação, a retratação é enviada ao editor da publicação na qual o artigo aparece sob o rótulo "retratação" ou em forma de uma carta. Este tipo de publicação se refere à declaração do autor da retratação: não se deve confundir com PUBLICAÇÃO RETRATADA, que rotula a publicação retratada.

DeCS: https://decs.bvsalud.org/ths/resource/?id=29648&filter=ths_termall&q=retratacao

Comentários

Trabalho que consiste em uma crítica ou nota esclarecedora escrita para discutir, apoiar ou debater um artigo ou outra apresentação anteriormente publicada. Pode tomar a forma de um artigo, carta, editorial, etc. e aparece nas publicações sob vários nomes: comentário, comentário editorial, ponto de vista, etc.

DeCS: https://decs.bvsalud.org/ths/resource/?id=29625&filter=ths_termall&q=comentario

Registro da errata na LILACS

Para relacionar o registro da errata na LILACS ao registro do artigo que esta errata corrige, é necessário incluir os dados abaixo:

 

errata

Registro do artigo corrigido

Errata 2

Seguir as mesmas regras para Retratação e comentários

PDF_ criação de errata_passo a passo

 

Saiba mais; 

Capacitação sobre as Fontes de Informação da BVS para a Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde – 2021

02 sessão virtual Errata, retração e comentários em artigo de periódico

Atualizado em 17 de junho de 2021