Envios LILACS
A cooperação entre instituições do Sistema LILACS funciona através do envio de registros em formato ISO, um formato de intercâmbio de dados. Para que um registro feito por determinada instituição seja utilizado por outras, basta exportar esse registro em ISO e importá-lo na base de sua instituição.
Nesta página explicaremos como cooperar com a base de dados LILACS através do envio de registros de sua instituição no formato iso para a Unidade LILACS da BIREME/OPAS/OMS.
Gerando o arquivo ISO
Busca no LILDBI-Web de sua instituição pelos registros que deseja enviar
- Acesse o endereço do LILDBI-Web utilizado por sua instituição e clique em "Pesquisa". Essa opção disponibiliza os registros já certificados para busca.
- Por padrão, você será redirecionado ao "Formulário livre" de pesquisa. Clique em "Formulário avançado" para ter acesso aos índices de cada campo.
Busca por base de dados
- Já no Formulário avançado, selecione "Base de dados" na tabela dos campos e clique logo à direita em "índice".
Nota: Base de dados é o campo 04 da LILACS, no qual registramos o nome das bases de dados às quais se deseja transferir o registro.
- No índice de pesquisa, clique em "mostrar índices".
- Então, será mostrada uma lista com as bases de dados registradas. Selecione "LILACS" para buscar pelos registros a serem enviados e clique em "adicionar".
Nota: Na pesquisa em bases institucionais, além de "LILACS", deve aparecer o nome da base institucional e também, se houver, o nome de outras bases com as quais a instituição coopere.
- Depois de adicionar à pesquisa o termo "LILACS" no campo de base de dados, refinaremos a pesquisa.
Adicionando o filtro de Mês de Entrada à busca
- Na linha 2 da pesquisa, selecione o campo "mês de entrada" e clique em índice.
Nota: Sugerimos que os registros sejam enviados à LILACS mensalmente, então utilizaremos em nosso exemplo o refinamento pelo mês de entrada. Caso a instituição opte por enviar registros de alguma outra forma, como por exemplo, enviando registros a cada 2 meses, ou separando por tipo de literatura, será necessário adaptar a estratégia de busca de acordo com o fluxo de envio.
- No índice de pesquisa de mês de entrada, clique em "mostrar índices".
- O índice de Mês de entrada exibe os registros pelo código do centro cooperante na Rede BVS, seguido de dois dígitos representando o ano e mais dois representando o mês de entrada do registro na base institucional. No exemplo abaixo é necessário clicar em "próximo" para ver os registros ingressados em 2013.
Notas:
- O mês de entrada do registro na base institucional é a data de certificação do registro pelo documentalista. Não confunda com a data de publicação do documento.
- Caso mais de uma instituição coopere com a base da instituição, pode aparecer nesse índice mais de um código de centro cooperante.
- Dependendo das configurações nos índices do LILDBI-Web, pode aparecer na pesquisa apenas os quatro dígitos do ano e mês, sem o código da instituição na rede BVS.
- Selecione a data desejada e clique em "pesquisa" para refinar a busca novamente.
Adicionando o filtro de Tipo de Literatura à busca
- Na terceira linha do Formulário Avançado, selecione o campo de "Tipo de Literatura" e clique em "índice".
- Selecione o Tipo de literatura que deseja enviar e clique em "adicionar".
- Importante: Os registros devem ser enviados para o sistema LILACS Submission, já separados pelo tipo de literatura.
Verificando os filtros de busca
- Em cada uma das três linhas do formulário de busca, verificar os dados na coluna "Pesquisar" e os campos onde serão pesquisados.
- Clique em "pesquisar" para visualizar os registros.
Exportação dos registros da base institucional
- Após obter o resultado da pesquisa, exporte os registros em formato ISO.
- Para saber como gerar o arquivo ISO, consulte as orientações sobre Envio de resultado de pesquisa na LILACS.
- Para facilitar a identificação do arquivo a ser enviado para a LILACS, pedimos por favor que utilizem o seguinte padrão: Código de centro cooperante da instituição na Rede BVS com a letra "p" no lugar do ponto + ponto + número seqüencial que identifique o envio da instituição para a LILACS. Exemplo:
BR1p1.01, BR1p1.02, BR1p1.03, ...