Formas de participação e colaboração com a BVS
De acordo com suas capacidades e interesses as instituições podem assumir 3 diferentes funções na participação e colaboração com a BVS:
Centro Coordenador
As instituições que assumem a função de centro coordenador são responsáveis por liderar um grupo de outras instituições (centros cooperantes e/ou unidades participantes), apoiando a capacitação e comunicação deste grupo em âmbito nacional, regional ou temático.
Centro Cooperante
As instituições com a função de centro cooperante comprometem-se a colaborar com conteúdo para produtos e/ou serviços da BVS, desenvolvendo principalmente atividades relacionadas à atualização das fontes de informação. Para tornar-se um centro cooperante, a instituição deve dispor de recursos humanos para as atividades de provisão, seleção, processamento e indexação de conteúdos.
Unidade Participante
As instituições associadas à Rede BVS como Unidades Participantes assumem o compromisso de promover e disseminar o acesso e uso dos produtos e serviços da BVS junto aos seus usuários. Em geral as unidades participantes não colaboram na operação das fontes de informação da BVS, mas participam da rede como promotoras e apoiadoras.
A participação das instituições na rede é formalizada por meio de um documento de comprometimento e justificativa institucional, como um termo de adesão, protocolo de cooperação ou mesmo uma ata de reunião. Cada país institui o melhor instrumento para formalizar a participação de suas instituições na Rede BVS.
A participação de profissionais da informação autônomos na Rede BVS se dá de forma voluntária para colaborar com um serviço ou fonte de informação.
Coordenação regional da BVS
A BVS é promovida e coordenada regionalmente pela BIREME/OPAS/OMS, que realiza atividades de cooperação técnica em gestão de informação e conhecimento científico com o objetivo de fortalecer e ampliar o fluxo de informação científica como condição essencial para o desenvolvimento da saúde.
Para viabilizar a gestão e a operação das fontes de informação a coordenação regional da BVS, exercida pela BIREME, inclui as seguintes atribuições:
- Desenvolver metodologias e tecnologias para a gestão e operação das fontes e fluxos de informação da BVS;
- Desenvolver o modelo conceitual da BVS;
- Promover o intercâmbio entre os produtores, intermediários e usuários da informação em saúde na BVS;
- Oferecer cooperação técnica para o desenvolvimento das capacidades nacionais para a gestão e operação da BVS;
- Operar o portal regional multilíngue da BVS <http://bvsalud.org/>, que integra as fontes de informação da rede BVS por meio de um serviço de pesquisa com o objetivo de conformar o Índice regional único; e
- Promover e disseminar a BVS, LILACS, DeCS e demais produtos e serviços decorrentes de sua cooperação técnica.
O trabalho da BIREME no âmbito regional é realizado por meio da Rede BVS e outras redes complementares, tais como, a Rede de Referencistas, que reúne bibliotecários especialistas em elaborar estratégias de busca de informação na BVS; a Rede de Indexadores, que reúne bibliotecários especialistas em representar temas ou conteúdo de um documento, para a sua descrição e identificação e posterior catalogação de documentos segundo a metodologia LILACS; e a Rede de Desenvolvedores – ReDDes, que reúne profissionais de tecnologia dedicados ao desenvolvimento e suporte das ferramentas e sistemas utilizados pela BVS, entre outras.
Encontros de coordenação da BVS
O principal encontro regional de coordenação, intercâmbio de informação e experiências, avaliação e recomendação para o desenvolvimento da BVS é a Reunião Regional de Coordenação da BVS, tradicionalmente realizada em conjunto com o Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS). Este evento é coordenado pela BIREME tendo como principal objetivo avaliar ações e definir objetivos estratégicos para o futuro. A cada evento seus participantes elaboram uma declaração reiterando os compromissos firmados perante a BVS, e incitando a participação da sociedade no seu desenvolvimento em prol da disseminação da informação científica e técnica em saúde.
Conheça as declarações para a BVS
Além deste encontro são realizadas reuniões dedicadas à discussão de temas técnicos, metodológicos e/ou operacionais, dirigidas a grupos de centros cooperantes, bibliotecários, coordenadores de rede, desenvolvedores, editores etc. Estas reuniões têm como principal objetivo envolver a rede em discussões e ações para melhorar a colaboração e participação dos grupos no desenvolvimento e atualização dos produtos e serviços da BVS.
Os centros coordenadores de redes nacionais ou temáticas, por sua vez, também têm a liberdade e compromisso de promover suas próprias reuniões de coordenação e reuniões técnicas.
Acompanhe os eventos da Rede BVS