Como Participar

Formas de participação e colaboração com a BVS

De acordo com suas capacidades e interesses as instituições podem assumir 3 diferentes funções na participação e colaboração com a BVS:

 

 Centro Coordenador
As instituições que assumem a função de centro coordenador são responsáveis por liderar um grupo de outras instituições (centros cooperantes e/ou unidades participantes), apoiando a capacitação e comunicação deste grupo em âmbito nacional, regional ou temático.

 

 Centro Cooperante
As instituições com a função de centro cooperante comprometem-se a colaborar com conteúdo para produtos e/ou serviços da BVS, desenvolvendo principalmente atividades relacionadas à atualização das fontes de informação. Para tornar-se um centro cooperante, a instituição deve dispor de recursos humanos para as atividades de provisão, seleção, processamento e indexação de conteúdos.

 

 Unidade Participante
As instituições associadas à Rede BVS como Unidades Participantes assumem o compromisso de promover e disseminar o acesso e uso dos produtos e serviços da BVS junto aos seus usuários. Em geral as unidades participantes não colaboram na operação das fontes de informação da BVS, mas participam da rede como promotoras e apoiadoras.

 

A participação das instituições na rede é formalizada por meio de um documento de comprometimento e justificativa institucional, como um termo de adesão, protocolo de cooperação ou mesmo uma ata de reunião. Cada país institui o melhor instrumento para formalizar a participação de suas instituições na Rede BVS.

 

A participação de profissionais da informação autônomos na Rede BVS se dá de forma voluntária para colaborar com um serviço ou fonte de informação.