,

BIREME mobiliza rede em reuniões virtuais de Grupos de Trabalho para a BVS6

6° Reunião de Coordenação Regional da BVS (BVS6) terá como tema central ”eSaúde e o desenvolvimento da BVS, e será realizada em Washington, D.C., nos dias 20 e 21 de outubro de 2012.

O evento precede o 9° Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS9) e tem por objetivo promover uma ampla discussão sobre o desenvolvimento da BVS em seguimento às recomendações do BVS Encuentros 2011e no marco da Estrategia y Plan de Acción sobre eSalud (2012-2017) para a Região das Américas

Com o objetivo de mobilizar e envolver o maior número possível de integrantes nas ações em prol do fortalecimento da rede BVS, a BIREME/OPAS/OMS vem realizando reuniões virtuais de Grupos de Trabalho (GT) nos seguintes temas:

GT1 – Gestão e Redes de Colaboração – Promove o debate de temas sobre a gestão estratégica da BVS e suas redes e mobiliza a participação da rede na formulação de políticas de informação e saúde (contato: gt1.bvs6@bireme.org).

O GT1 já realizou duas das três reuniões previstas, “Como fortalecer e articular redes nacionais e garantir sustentabilidade para o desenvolvimento da BVS?”, que contou com a participação e relato de experiência de M. Imaculada Sampaio, coordenadora técnica da BVS Psicologia Regional e “Como a rede BVS pode contribuir para atender às prioridades de saúde dos países?”, com relatos de Alicia Fernandez (Uruguai), Alejandro Machorro (México) e Zulma Ortiz (Argentina).

 

GT2 – Produtos e Serviços – Promove o debate sobre os produtos e serviços de informação da BVS que contribuem para o acesso e uso da informação científica e técnica em todos os níveis da saúde, incluindo gestão, pesquisa, educação e atenção (contato: gt2.bvs6@bireme.org).

A primeira reunião do GT2 contou com membros da rede BVS e Centros Coordenadores Nacionais LILACS de AL&C para discutir a qualidade e inovação de produtos e serviços de informação que contribuem para o acesso e uso da informação científica e técnica em todos os níveis de saúde – gestão, pesquisa, educação e cuidados. A segunda reunião teve por objetivo identificar e priorizar as soluções propostas para melhorar os produtos e serviços da BVS, divididas nas seguintes categorias, Formação e educação;
Qualidade de Conteúdo; Inovações e serviços; Tecnologia (interfaces e interoperabilidade); e Registro da Produção científica.

 

 

GT3 – Tecnologia e interfaces – Promove o debate sobre o uso, desenvolvimento e inovação em tecnologias no contexto da BVS (contato: gt3.bvs6@bireme.org).  O GT3, pela grande variedade de temas, conta com dez reuniões virtuais, seis das quais já realizadas. Os encontros contam com grande número de participantes da comunidade Rede de Desenvolvedores das Redes BVS e Associadas e outros interessados. Subtemas como Sistemas de busca e indexação de conteúdos de Motores de Pesquisa; Data mining e Text mining; Acessibilidade;

Content Management Systems; Governança,  Open Source e canais de comunicação RedDes; e NoSQL foram amplamente discutidos e geraram recomendações.

As reuniões virtuais que vem sendo realizadas contam com grande participação da rede BVS, que vem analisando os desafios e sugerindo propostas de ação. As recomendações dos Grupos de Trabalho serão consolidadas e aprovadas em reunião presencial na manhã do dia 21 de outubro, em Washington.  A seguir, contribuirão para a redação da “Declaração de Washington” que será lida na Sessão Plenária da BVS6.

A participação da rede BVS nas reuniões vem sendo incentivada por meio de convites e iniciativas de divulgação em todas as instancias de governança da BVS e suas redes associadas. Mesmo após as reuniões virtuais é possível participar, uma vez que o link das gravações encontra-se disponível, e os participantes podem enviar suas sugestões por e-mail.

Tendo em vista a convergência de objetivos dos GT e da Comunidade de Prática Internacional da BIREME no fortalecimento institucional do Centro, as recomendações que emergirem dos Grupos de Trabalho será de grande importância nas ações deste fórum, contribuindo para sua representatividade e legitimidade.

Agenda das reuniões dos GT, sala virtual e links das gravações

Portal CRICS9 e BVS6

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.