Relatos de Experiências

O Relato de Experiências é uma fonte de informação sobre experiências vivenciadas em uma determinada área de atuação, geralmente feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico.

 

O relato deve trazer considerações, casos e lições aprendidas a partir da vivência sobre a qual se relata, que sejam significativas para a área em questão e estabelecer ponderações e reflexões embasadas na experiência relatada.

 

Tem como propósito divulgar a experiência e promover o intercâmbio para outros contextos, além de servir de inspiração e motivação para que a experiência seja replicada. Visa ainda contribuir para o intercâmbio de conhecimento entre os interessados no tema do relato.

Elementos do Relato de Experiências

Registro escrito

  • Texto (relato) de uma experiência com informação sobre o contexto, os fatos e números que demonstram o impacto e resultados alcançados com a experiência. 
  • Apresenta o contexto, as condições gerais e recursos que foram necessários ou determinantes para o acontecimento da experiência e outros aspectos relevantes que possam contribuir para replicação da experiência e aprendizado coletivo entre profissionais e interessados na área.(máximo de 2 páginas) 

Depoimento pessoal

  • Registro em vídeo de um ou mais depoimentos que expressem a motivação e o sentimento das pessoas que tiveram envolvimento e participação na experiência relatada.  (máximo de 5 minutos) 

Quem é?

  • Informação sobre as pessoas que apresentam o relato. Breve texto descritivo acompanhado, quando disponível, de links para o Curriculum Lattes da pessoa e/ou perfis nas redes sociais como Linkedin, Facebook, Twitter ou outros. 

Links de referência

  • Informação adicional relacionada ao relato, como links para sites e documentos relacionados ao assunto abordado no relato e/ou produzidos pela pessoa/equipe envolvida na experiência.
  • Neste tópico também podem ser incluídas imagens e outras fontes de verificação que complementam e explicam a experiência compartilhada.

Publicação

  • Os relatos completos (texto, imagens, vídeo e links) serão publicados em portal a ser desenvolvido e poderão ou não estar abertos a comentários mediados e, com possibilidade de replicação e compartilhamento (via RSS e redes sociais);
  • A coleção de relatos de experiências poderá ser organizada por temas em sintonia com os programas, ações, políticas e projetos prioritários da área em que os relatos foram desenvolvidos.