Portal de Pesquisa da BVS é reformulado

As fontes de informação integrantes da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS (external link)) constituem um dos principais motivos de acesso por parte de usuários do Brasil e do mundo ao Portal Regional da BVS, que até 2010 representava também o portal institucional da BIREME/OPAS/OMS (external link).
A versão atual do portal reúne em um único ambiente os conteúdos e motor de busca nas fontes de informação em literatura científica e técnica em saúde (LILACS, Medline, Biblioteca Cochrane, e o Índice Bibliográfico Espanhol em Ciências da Saúde IBECS), a Rede BVS nos países, redes associadas, destaques, notícias, links para as redes sociais, etc.

Por meio de questionários aplicados a usuários e membros da rede BVS foi possível diagnosticar as principais debilidades e conhecer as expectativas dos usuários do portal, que vem crescendo em números absolutos nos últimos anos. As principais sugestões de bibliotecários, profissionais da informação, pesquisadores e profissionais da saúde referem-se a destacar a interface de pesquisa nas fontes de informação da BVS e tornar seu uso mais fácil e amigável. Os gestores de instâncias de BVS, entretanto, tinham na integração das fontes de informação sua principal reivindicação.

Com base nestas premissas, teve início em 2010 o desenvolvimento do projeto para reformulação do portal, levando em conta as recomendações do grupo de trabalho formado por representantes das gerências da BIREME e liderado pela área de Serviços Cooperativos de Informação e Evidências.

A atual plataforma (BVS site) já não atendia às necessidades dos usuários e o motor de busca em uso não integra as fontes de informação das instancias nacionais e temáticas da BVS.

As principais alterações do portal dizem respeito à plataforma WordPress em substituição ao BVS site, o que permite maior elasticidade no uso de ferramentas e plug-in, e uso amigável. O desenho do novo portal facilita a navegação e busca de meta-dados por diferentes tipos de usuários.

O novo portal de pesquisa da BVS (external link) possui interface em três idiomas – português, espanhol, e inglês – e conta com as fontes de informação das instâncias nacionais e temáticas da BVS integradas e inclui fontes de informação internacionais como LILACS, Medline, IBECS, a Biblioteca Cochrane, etc. integradas por meio da interface IAHx, e permitem refinar conteúdos segundo clusters pré-definidos. Além disso, o portal conta com seleções de conteúdos em destaque em temas de saúde para consulta imediata. Está em construção uma área de ajuda para orientar os usuários a pesquisar e refinar buscas no novo portal.

O portal encontra-se publicado na Internet na versão beta, e seu lançamento ocorreu no 9° Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde e da 6° Reunião Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (CRICS9/BVS6 (external link)), na sede da OPAS em Washington D.C., Estados Unidos, entre os dias 20 e 24 de outubro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.