LILACS-Express

Iniciativa de carácter cooperativo que visa diminuir o intervalo de tempo entre a publicação da revista e seu registro no LILACS através do envio dos metadados e texto completo dos artigos assim que estejam finalizados. Visa também fortalecer o LILACS como repositório da literatura técnico-científica em Ciências da Saúde na América Latina e Caribe da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).

É resultado do trabalho cooperativo entre editores, rede SciELO, bibliotecas da Rede LILACS e BIREME/OPAS/OMS para a efetivação de uma rede eficiente e descentralizada, livre de restrições de espaço e tempo para divulgação e acesso à informação em saúde.

É importante saber que LILACS-Express não é uma base de dados, mas uma forma mais rápida de incluir dados na LILACS, sempre fornecendo acesso ao texto completo do documento. Qualquer periódico indexado em LILACS pode participar da iniciativa LILACS-Express e recomendamos que todos o façam. Para participar, entre em contato com a equipe LILACS pelo e-mail: email-lilacs.

Vantagens

  • Divulgar imediatamente os artigos na LILACS;
  • Tornar disponíveis os textos completos no Repositório LILACS;
  • Aumentar a visibilidade da revista;
  • Facilitar o trabalho das bibliotecas responsáveis pela indexação da revista.

Histórico

Lançada em março de 2003, a iniciativa LILACS-Express incluía primeiramente revistas das coleções SciELO Brasil e SciELO Saúde Pública, e depois foi estendida às coleções nacionais de Chile e Cuba, e então as coleções temáticas de Enfermagem, Odontologia e Psicologia, que utilizam a Metodologia SciELO.

Em 2007 foi desenvolvido o sistema LILACS-Express Editor para incluir os periódicos que não são indexados em SciELO e que nem usam sua metodologia.

Em 2012, todas as coleções certificadas da SciELO (veja lista abaixo) foram incluídas em LILACS-Express.

Em substituição ao sistema LILACS-Express Editor, em 2016 o sistema FI-Admin passou a ser utilizado pelos editores para envio dos artigos à LILACS.

Próximas fases

Estudos de interoperabilidade com outros repositório, como por exemplo OJS, DSpace (possibilidade de ampliar a iniciativa para outros tipos de documentos além de artigos de revista).

Registros LILACS-Express

Os documentos incluídos na LILACS como LILACS-Express são identificados no resultado de pesquisa pelo ícone: LILACS-Express icon.gif.

Então, o usuário terá acesso a: referência bibliográfica, resumo, palavras-chave e texto completo do artigo, prescindindo, nesse momento, da indexação por descritores de assunto, que será realizada posteriormente pelos centros cooperantes da rede LILACS.

Tipos de LILACS-Express

  • LILACS-Express Editor (para periódicos que não utilizam a Metodologia SciELO).

Centros cooperantes

Procedimento de revisão de descrição e indexação de revistas LILACS-Express:


Revisado em: 09/01/2017
Atualizado em: 09/01/2017