,

Rede BVS Enfermagem avança com projetos de inovação

No dia 17 de julho de 2023 ocorreu na sede da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Paraná, a 22ª Reunião Ordinária Comitê Consultivo BVS Enfermagem Brasil, realizado por ocasião do 22º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem (SENPE) e 3º Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem (SINPE). A reunião teve como foco a reflexão sobre novas perspectivas para as Ciências em Saúde e a Enfermagem, com discussões que abordaram inovações e atividades em andamento na Rede BVS Enfermagem. Em destaque, o monitoramento da contribuição para as bases de dados LILACS e BDENF, além de projetos e grupos de trabalho como a qualidade da indexação dos documentos de enfermagem, o desenvolvimento da terminologia da área e as novas áreas temáticas e vitrines do conhecimento.

O tema “Uso da Evidência Científica para Ação em Saúde” foi apresentado por João Paulo Souza, diretor da BIREME/OPAS/OMS, que trouxe reflexões sobre as novas tecnologias 4.0, a mudança climática como novo desafio de saúde global e a difusão dos resultados de pesquisa científica para as decisões relacionadas à saúde de pessoas e comunidades leigas. Em resposta a esses novos desafios, o novo plano estratégico do Centro também foi apresentado, como uma proposta de inovação e alinhamento com as ações estratégicas da Organização Pan-Americana da Saúde para a América Latina e Caribe.

A primeira mesa do evento também contou com apresentação do panorama das produções científicas e técnicas da área pela Dra. Sônia Silva Marcon, representante do Comitê de Enfermagem no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil. Em seguida, Dra. Marlise de Oliveira Pimentel Lima, representando o Instituto Joanna Briggs – JBI Brasil, apresentou o modelo de cooperação institucional e publicações que adotaram o modelo JBI de revisões sistemáticas. Para encerrar a primeira parte da programação, Prof. Francisco Lana, coordenador da BVS Enfermagem deu destaque à oportunidade para deslanchar com o subprojeto Enfermagem Baseada em Evidências, que deverá disponibilizar aos usuários evidências que possam ser aplicadas às práticas de enfermagem em todos os níveis assistenciais.

Na segunda mesa, foi a vez do Prof. Francisco Lana apresentar a análise da “Contribuição dos Periódicos de Enfermagem para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. Tiveram maior representatividade nos periódicos de Enfermagem, temas como: a erradicação da epidemia de AIDS; o acesso universal à serviços e a cobertura universal de saúde; e a prevenção e o tratamento do consumo de substâncias psicoativas. A apresentação também abordou a Análise do Controle Bibliográfico das bases BDENF/LILACS e o delineamento de estratégias para a melhoria do processo de indexação e fortalecimento dos periódicos brasileiros, com destaque para a importância do monitoramento da contribuição por parte dos membros do Comitê.

A análise do processo de indexação das teses e dissertações no BDENF/LILACS no cenário ibero-americano e o estabelecimento de estratégias para ampliar a adesão dos Programas de Pós-graduação em Enfermagem também foram apresentados pelo Prof. Francisco, indicando o status de colaboração da rede, em especial a rede de Portugal, que centrou sua contribuição nesse tipo de documento.

Na mesma mesa, Sueli Mitiko Yano Suga, supervisora de Fontes de Informação e Referências da BIREME/OPAS/OMS, apresentou recomendações de boas práticas de Ciência Aberta a serem implantadas nas revistas da área de Enfermagem, especialmente temas de transparência no processo de pesquisa e preparação de revistas para a leitura por máquina, incluindo metadados necessários e identificadores persistentes nos artigos.

A Profa. Ana Karina Bezerra Pinheiro, coordenadora da área de Enfermagem na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação do Brasil, trouxe novas perspectivas para o desenvolvimento do subprojeto no país, considerando sua manifestação favorável para estimular os Programas de Pós-Graduação em Enfermagem a indexarem suas produções acadêmicas e técnicas no BDENF. Foram discutidos ainda novos alinhamentos para fortalecer o subprojeto TESESENF que conta atualmente com mais de 11 mil teses e/ou dissertações indexadas.

Também teve destaque na programação, o lançamento do Subprojeto Descritores em Enfermagem, que tem a finalidade de revisar os termos atualmente descritos e trabalhar na sua expansão e adequação aos tempos atuais, de modo a dar visibilidade para os problemas e soluções regionais para a Ciência da Enfermagem na interdisciplinaridade. Foi criado um Grupo de Trabalho que conta com os seguintes pesquisadores: Ivone Cabral (UFRJ/UERJ), André Moura (UFMG), Virgínia Ramos (UFBA), Cândida Caniçali Primo (UFES), Flavia Giron Camerini (UERJ) e colaboração de Ana Cristina Spindola Campos e Luciana Rio Branco, ambas da BIREME/OPAS/OMS.

A construção de novas áreas temáticas e Vitrines do Conhecimento para a BVS foram discutidas e deliberadas durante a reunião, e o processo de sugestão foi padronizado para permitir a seleção do tema e grupo de trabalho que atuará no desenvolvimento, validação e publicação dos novos temas e vitrines. Foram aprovadas as áreas temáticas de “Fundamentos teóricos, filosóficos, conceituais e metodológicos dos cuidados de Enfermagem” e “Enfermagem e Saúde do Homem”, a Vitrine do Conhecimento sobre “Enfermagem em Desastres e Emergências” e a estratégia para o RefNet: “Enfermagem e Saúde do Sono”.  No portal da BVS Enfermagem uma das áreas temáticas já foi publicada:

Na avaliação do coordenador, Francisco Lana, a reunião do Comitê reafirma o alinhamento da BVS Enfermagem às novas tendências e perspectivas em construção no âmbito da BIREME para a transformação digital, como também para a inclusão de profissionais de saúde e das populações no escopo de suas fontes de informação. Ainda, como resultado positivo do encontro, ficaram ressaltados os propósitos da BVS Enfermagem em se alinhar à Agenda 2030, estimulando as revistas da área a participarem e desenvolverem estratégias para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Links de interesse:

Gravação da sessão da manhã

Gravação da sessão da tarde

Biblioteca Virtual em Saúde da Enfermagem

Fonte: https://boletin.bireme.org/pt/2023/08/24/rede-bvs-enfermagem-avanca-com-projetos-de-inovacao/