Mapa de Evidências
O que é?
O Mapa de Evidências é uma metodologia de revisão que permite a sistematização e a representação gráfica das evidências analisadas em estudos de revisão em uma área ou subárea, avaliando o efeito das intervenções nos desfechos de saúde. Este mapa apresenta os estudos selecionados em uma estrutura que relaciona as intervenções avaliadas aos resultados ou desfechos medidos, destacando visualmente as lacunas (onde há poucos ou nenhum estudo) e as concentrações de estudos.
A BIREME/OPAS/OMS adaptou e desenvolveu uma metodologia para criar Mapas de Evidências, baseando-se no modelo 3ie Evidence Gap Map e vinculando-os às fontes de informação da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS).
Como usar?
O Mapa de Evidências oferece uma visão geral e uma síntese gráfica das evidências sobre intervenções terapêuticas para problemas de saúde específicos, organizadas em uma matriz de intervenções e resultados. Seu desenvolvimento envolve:
- Busca sistemática de documentos nas principais bases de dados.
- Seleção de estudos de acordo com critérios de inclusão.
- Caracterização dos estudos selecionados.
O mapa é disponibilizado em uma plataforma online interativa, onde os usuários podem identificar as evidências existentes. Na matriz, os círculos nas interseções entre intervenções e resultados representam os estudos identificados. O tamanho do círculo indica o volume de estudos, enquanto a cor indica o nível de confiança (alto, moderado, baixo, criticamente baixo) conforme a qualificação metodológica dos estudos, usando a ferramenta AMSTAR 2.
Passando o mouse sobre um círculo, uma lista de estudos é exibida, com links para os textos completos (se disponíveis) ou para os registros na BVS. É possível filtrar as evidências por tipo, foco no país, efeito da intervenção (positivo, negativo, etc.) e população.
Como criar?
O processo de criação do Mapa de Evidências envolve várias etapas: Planejamento, busca sistemática, seleção, extração de dados, categorização dos dados, visualização interativa e relatório.
Esses passos garantem que o Mapa de Evidências não só represente graficamente as informações, mas também sirva como uma ferramenta útil para identificar áreas que necessitam de mais pesquisas e para evitar duplicidade de estudos.
Consulte ao lado os detalhes de cada etapa...
Curso online Mapas de Evidências: metodologia e aplicação
Planejamento
As etapas de planejamento para elaborar um Mapa de Evidências:
- Definição da Pergunta de Pesquisa: Utilize a estrutura PCC (População, Conceito, Contexto).
- Formação do Grupo Colaborador: Formar um grupo de especialistas na área, incluindo pesquisadores, clínicos e bibliotecários, para colaborar no desenvolvimento do mapa.
Como Elaborar a Pergunta de Pesquisa para um Mapa de Evidências (Overview de Revisões Sistemáticas)
Para a elaboração de um Mapa de Evidências, que é uma representação gráfica de uma estudo de overview de revisões sistemáticas, a pergunta de pesquisa deve ser bem estruturada e clara. Utilize a estrutura PCC (População, Conceito, Contexto) para formular sua pergunta:
- População (P)
- Defina o grupo de indivíduos que será estudado. Exemplo: adultos, crianças, adolescentes, idosos.
- Conceito (C)
- Determine as intervenções, exposições ou fenômenos a serem investigados. Exemplo: efetividade da Cannabis Medicinal ou Estratégias para o cuidado de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis
- Contexto (C)
- Especifique o contexto ou ambiente em que a pesquisa será aplicada. Exemplo: efetividade, eficácia, segurança, benefícios etc..
Busca Sistemática
Busca de Evidências
A busca bibliográfica por evidências científicas será realizada em bases de dados eletrônicas com auxílio de bibliotecários e complementada por busca manual e/ou indicação de especialistas colaboradores do projeto.
- Fontes de Dados: Identificação e seleção das fontes de informação (bases de dados e periódicos) que serão consultadas;
- Estratégia de Busca: Desenvolvimento de expressões de busca eletrônica de acordo com as bases de dados selecionadas; Realização da busca manual e/ou indicação de revisões, não identificadas na busca eletrônica; Exportação de metadados dos registros bibliográficos recuperados na busca bibliográfica (eletrônica e manual); Documentação com descrição detalhada de todas as pesquisas bibliográficas realizadas.
Seleção de Estudos
Nesta etapa, os dados dos estudos elegíveis serão extraídos a partir da leitura dos textos completos.
A categorização (caracterização) das evidências pode ser dividida em grupos de dados:
✔ Dados de identificação do estudo
-Planilha de coleta de dados
✔ Qualidade metodológica dos estudos - Instrumento de avaliação:
-AMSTAR2
Extração de Dados
- Informações Relevantes: Coletar dados como título, intervenções, desfechos, efeitos adversos, base de dados, número de identificação, país foco, pais de publicação, desenho de estudo, estudos da revisão, ano de publicação, link para o texto completo
- Ferramenta de Gestão de Dados: Utilizar software especializado para organizar e gerenciar os dados extraídos. Sugestão: Rayyan <https://www.rayyan.ai/>
Os filtros disponíveis no mapa dependem dos dados que foram incluídos na caracterização e definidos no início da construção do mapa. Por exemplo, o filtro da população alvo de intervenção/resultado são dados que, se coletados, podem ser um filtro interessante.
Avaliação da Qualidade
- Ferramenta de Avaliação: Usar ferramentas como AMSTAR2 para avaliar a qualidade metodológica das revisões sistemáticas incluídas.
- Processo de Avaliação: Realizar a avaliação da qualidade por dois revisores de forma independente e resolver discordâncias por consenso ou terceiro avaliador.
Construção do Mapa
- Software: Utilizar ferramentas como Tableau Public para gerar o Infográfico Interativo permitindo explorar os dados de maneira dinâmica.
Revisão e Validação
- Revisão por Pares: Submeter o mapa de evidências a uma revisão por pares para validar a precisão e relevância dos dados apresentados.
- Feedback de Especialistas: Incorporar feedback de especialistas na área para melhorar a qualidade e a utilidade do mapa.
Publicação e Divulgação
- Plataforma de Publicação: Publicar o mapa de evidências na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). https://bvsalud.org/mapa-de-evidencias/
- Divulgação: Promover o mapa através de redes sociais, newsletters, e conferências científicas para alcançar a comunidade científica e os profissionais de saúde.
Como citar:
Aplicação da norma vancouver/icmje style infográficos interativo
Exemplo:
Ghelman R, Montagner P, Schveitzer MC, Portella CFS. Mapa de evidências sobre efetividade da Cannabis Medicinal [Internet]. São Paulo: BIREME/OPAS/OMS;2021 [acesso em 26 jul 2024]. Disponível em:<https://public.tableau.com/app/profile/bireme/viz/cannabis-medicinal-pt/evidence-map>.
Dados de citação:
-
- Autoridade ou Instituição Responsável: Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN)
- Título do Documento: "Mapa de evidências sobre efetividade da Cannabis Medicinal"
- Formato de Publicação: Disponível na Internet
- Local de Publicação: São Paulo
- Colaboradores ou Publicadores: BIREME/OPAS/OMS (Biblioteca Virtual em Saúde/Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde)
- Ano de Publicação: 2021
- Data de Acesso: 26 de julho de 2024
- URL ou Link para o Documento: Mapa de evidências sobre efetividade da Cannabis Medicinal
Saiba mais…
Mapa de evidências: aplicação a metodologia