FI-Admin é o sistema de Administração de Fontes de Informação da BVS.
O FI-Admin tem as funções de descrição bibliográfica e indexação de diferentes tipos de conteúdos como: artigos de revistas, monográficos, teses e dissertações, vídeos, eventos, sites de internet e legislação.
O FI-Admin já substitui os sistemas de gestão LILDBI-Web, LIS, DirEve, LILACS-Express Editor e a base TITLE de Revistas Científicas em Ciências da Saúde.
Utilizando esse sistema é possível gerir:
- LIS - Localizador de Informação em Saúde (recursos de internet).
- DirEve - Diretório de Eventos.
- Catálogo de recursos multimídia - vídeos.
- Registros Bibliográficos.
- Revistas LILACS-Express - Revistas LILACS com portal próprio ou sem portal na internet.
- LEYES - Legislação.
- Recursos Educacionais
- Títulos abreviados normalizados (TITLE) de SeCS - gestão interna da BIREME.
Histórico
O FI-Admin foi criado em 2014 para substituir os antigos sistemas de gestão do LIS e DirEve, já com a ideia de unificar os sistema de gestão de todas as fontes da BVS. No ano seguinte, foi lançado um módulo para administrar a nova fonte de informação de recursos multimídia (Multimedia).
Em 2016, foi lançado o módulo de registros bibliográficos, inicialmente apenas para revistas LILACS-Express editor (revistas indexadas na LILACS e não indexadas em SciELO), com dois perfis de acesso:
- LILACS-Express editor: para editores de revistas indexadas em LILACS, que substituiu o sistema LILACS-Express Editor. Permite envio do texto completo, seja link de site próprio ou arquivo PDF, e metadados dos artigos para a LILACS.
- Documentalista: para os Centros Cooperantes que indexam essas revistas revisarem os dados incluídos pelos editores e completarem os dados de acordo com a Metodologia LILACS.
Na segunda fase (a partir de novembro/2016) substituição do sistema LILDBI-Web para LILACS-Express e todos os outros tipos de documentos.
Processo de implantação
- 18/06/14 - Lançamento de FI-Admin para gestão de LIS e DirEve
- 08/04/15 - Lançamento de FI-Admin para gestão de Multimedia
- 15/06/16 - Lançamento de FI-Admin para gestão de LILACS-Express Editor
- 27/06/16 - Adesão de editores AL&C no sistema LILACS-Express Editor
- 15/07/16 - Adesão de centros cooperantes no sistema FI-Admin LILACS-Express Editor
- 11/08/16 - Adoção do módulo Títulos de revistas (TITLE) da SeCS para gestão interna de revistas LILACS
- 03/11/16 - Início da operação de LILACS-Express totalmente no FI-Admin e suspensão de envio e recebimento desses registros via LILACS Submission
- 11/11/16 - Fase piloto de FI-Admin para gestão de Legislação em Saúde - LeisRef
- 07-30/11/16 - Migração de LILACS para FI-Admin
- dez/16-jan/17 -
- 01/12/16 - Início de envio de usuários aos CC que solicitaram ingresso no FI-Admin
- fev/17 - Início da migração de bases bibliográficas da BVS para FI-Admin
Características
O FI-Admin é um sistema online, instalado nos servidores da BIREME, com armazenamento dos registros na nuvem. E conta com as seguintes características:
- Único sistema para gerir todas as fontes de informação da BVS, com uma única interface e login.
- Permite que o usuário (com uma só conta no BIREME Accounts) colabore com mais de uma fonte de informação da BVS sem ter que mudar de sistema;
- Distribuição como serviço web, hospedado, mantido e atualizado pela BIREME.
(Não será distribuído para instalações locais. Assim, não é necessária infraestrutura tecnológica dos CC). - Centralização de todas as fontes de informação nacionais e temáticas, resultando em:
- Racionalização de tempo e processo de cooperação com as fontes de informação da BVS (Eliminação do fluxo de envio de arquivos ISO).
- Simplificação do processo de reuso do mesmo registro para diferentes redes.
- Permite catalogação cooperativa, contribuindo com mais de uma fonte de informação pela atribuição de áreas temáticas ou bases de dados;
- Permite reuso de registros existentes por diferentes fontes de informação da Rede BVS;
- Níveis de permissões conforme perfis (Documentalista, Editor, Editor LILACS-Express).
- Registros geridos por status conforme fonte de informação (Admitido, Pendente, Recusado e Apagado) e, adicionalmente para registros bibliográficos (Rascunho e LILACS-Express).
- Visualização de registros por áreas temáticas utilizando plug-ins para WordPress (LIS, DirEve e Multimídia). Publicação de registros imediata (LIS, DirEve e Multimídia).
- Gera registros bibliográficos visualizados no IAHx da base de dados correspondente;
- Vocabulário DeCS integrado para indexação de registros de todas as fontes de informação.
- Evita duplicação via serviço de identificação de registros bibliográficos duplicados.
O que muda com o FI-Admin?
Metodologicamente NÃO muda, aplica a Metodologia LILACS para descrição de registros bibliográficos e indexação com o DeCS/MeSH.
Operacionalmente:
- LILACS-Express totalmente gerido no FI-Admin, sem exportação e envio de arquivos para LILACS;
- Eliminará paulatinamente os procedimentos de envio de arquivos ISO via LILACS Submission, de acordo com o cronograma de migração das bases de dados que usam o LILDBI-Web.
Todos os processos de contribuição para a base de dados LILACS (descrição e indexação de documentos) deverão ser realizados pelos Centros Cooperantes da LILACS no FI-Admin.
Quais as vantagens do FI-Admin?
- Simplificação dos processos de cooperação com as fontes de informação da BVS;
- Não requer nenhuma instalação local (nos centros cooperantes) e portanto, não usa infra-estrutura tecnológica ou recursos de informática dos centros cooperantes;
- Publicação imediata de registros LIS, DirEve e Multimedia;
- Melhoria da segurança do sistema;
- Melhoria da qualidade do dado baseado em tabelas controladas; e
- Elimina a duplicação de registros na pesquisa (IAHx).
Critérios para migração de bases que adotam Metodologia LILACS
LILACS é a primeira base bibliográfica migrada para o FI-Admin. Posteriormente, BIREME iniciará a migração de outras bases de dados da Rede BVS, em ação coordenada com o gestor de cada base de dados.
O Centro Cooperante (CC) que colabora com outras bases de dados como, BBO, BDENF, ColecionaSUS, IndexPsi e outras, deverão continuar usando o LILDBI-web normalmente para o registro e envio de sua contribuição a estas bases de dados.
No futuro, as bases de dados locais (do Centro Cooperante) também poderão ser migradas para o FI-Admin desde que atendidos aos requisitos técnicos.
- Base de Centros Cooperantes (CC) utilizadas apenas para contribuição LILACS
- Base de CC que contribuem para LILACS e também mantém base nacional, temática ou institucional
- Base de CC que customizaram / estenderam a metodologia LILACS
- A migração das bases bibliográficas nacionais, temáticas ou institucionais seguirão a ordem:
Os coordenadores de bases de dados serão informados por ocasião da migração de sua base.
Posso começar a utilizar o FI-Admin?
É importante lembrar que continuamos a adotar a Metodologia LILACS para descrição e indexação dos documentos. Assim, a navegação e a visualização de dados estão diferentes, mas a forma de preencher os campos permanece a mesma.
Resposta 1: Centros Cooperantes responsáveis por revistas LILACS-Express
Se você for um centro cooperante responsável por indexação de revistas LILACS-Express, sim! Acesse Procedimento de revisão de descrição e indexação de revistas LILACS-Express no FI-Admin
Resposta 2: Centros Cooperantes que utilizam o LILDBI-Web da Rede LILACS que está hospedado na BIREME
Se você utilizava a instância LILDBI-Web da rede LILACS e BVS e já recebeu seu usuário e configurou sua senha, acesse Conferência de contribuição do CC para LILACS no sistema FI-Admin
Resposta 3: Centros Cooperantes que utilizam o LILDBI-Web instalado em suas instituições, mas só o utilizam para cooperar com LILACS
Se você utilizava a instância LILDBI-Web instalada em sua instituição, já enviou toda contribuição criada nesse LILDBI-Web e já recebeu seu usuário e configurou sua senha, sim!! Acesse Conferência de contribuição do CC para LILACS no sistema FI-Admin e se tudo estiver ok, comece a utilizar o FI-Admin.
Tutorial para Criação de registros novos no FI-Admin
Resposta 4: Centros cooperantes que cooperam com a LILACS mas também com outras bases da Rede BVS como ColecionaSUS, BVS SMS, BVS ECOS, etc
Se você coopera com mais de uma base, aguarde o contato do seu coordenador de rede, pois a BIREME está em negociação com cada coordenação para verificar procedimentos necessários conforme o fluxo de contribuição de cada uma das redes.
Em princípio será possível cooperar com qualquer base de dados da BVS a partir do FI-Admin selecionando na aba Metadados, campo Indexado em o nome da base a qual o registro deve ser publicado. Caso não encontre o nome da base de dados, entre em contato com a coordenação da base (ou coordenação da LILACS?).
Se você coopera com alguma registro que seja somente para LILACS e já tem usuário no sistema, já pode acessar o FI-Admin e continuar a contribuição.
Resposta 5: Centros Cooperantes que utilizam outros sistemas que não LILDBI-Web para cooperar com LILACS, exemplo SophiA
A regra geral é não migrar esse conteúdo para o sistema FI-Admin. A contribuição será feita por interoperabilidade, ou seja, coleta de dados e entrada automática no FI-Admin.
Todo processo de interoperabilidade deve passar por validação da BIREME e do responsável pelo Centro Cooperante.
Após primeira coleta e validação poderemos informar se vai ser necessária alguma complementação ou revisão de dados no sistema FI-Admin.
Administração de usuários no FI-Admin
- BVS Argentina
- BVS Colômbia
- BVS Honduras
- BVS Uruguai
- BVS Fiocruz
- BVS Aleitamento Materno
- BVS Educação do Profissional de Saúde
- BVS História e Patrimônio Cultural da Saúde
- BVS Saúde Pública
LILACS-Express Editor
Informações para editores de revista indexadas em LILACS sobre solicitação de usuário: Ingresso no sistema FI-Admin para LILACS-Express Editor.Acesso ao sistema
Como solicitar criação de usuários no FI-Admin?
A criação de usuários e perfis no FI-Admin é gerido no sistema BIREME Accounts e é realizado pela BIREME ou pelos coordenadores de bases bibliográficas.
Para solicitar usuários à BIREME, preencher o formulário Solicitação de usuários para FI-Admin - Registros bibliográficos.
Bases de dados bibliográficas geridas no FI-Admin
Outras fontes de informação geridas no FI-Admin
Conheça as áreas temáticas e estatísticas de contribuição para as fontes de informação
LIS - Recursos de internet
DirEve - Diretório de Eventos
Catálogo de Recursos Multimídia
LEYES - Legislação em saúde
Desenvolvimento do sistema
- Framework Django
- Publicação de registros por meio de plug-ins do WordPress
- API para busca de conteúdos criado com Solr Lucene
Saiba mais: