Metodologia LIS
A metodologia LIS permite a criação de um catálogo de recursos da Internet de áreas temáticas de interesse dos usuários da BVS.
Além de estruturar e agregar valor às fontes indexadas por meio da descrição e indexação, a metodologia LIS traz à tona a discussão de qualidade, originalidade e fidedignidade das fontes.
São objetivos da fonte:
- Contribuir com a visibilidade e acesso das FI’s relacionadas ao tema da BVS
- Selecionar conteúdos científicos e técnicos em saúde de sites da Internet, segundo critérios de qualidade
- Fomentar a discussão sobre a qualidade das FI’s em saúde disponíveis na Internet
- Minimizar os níveis de imprecisão na recuperação apresentados pelos portais na Internet e facilitar a busca e recuperação
- Complementar F.I. da BVS com recursos de informação não convencionais e conteúdo atualizada ainda não publicado nos canais formais de comunicação científica
- Permitir busca integrada dos registros LIS com todas as FI’s por meio do portal de pesquisa da BVS.
A metodologia LIS é resultado da cooperação técnica entre o Centro Nacional de Información de Ciencias Médicas (CNICM) e a Red Telemática de Salud en Cuba (INFOMED), e a BIREME.
A metodologia segue normas e formatos internacionais já amplamente adotados em bibliotecas e centros de documentação e em uso atualmente na Internet. Baseia-se no GILS (Global Information Locator Service) e no formato Dublin Core, com alguns campos de dados adicionais.
Voltar para o Guia para o Registro de Fontes de Informação