Vitrine do Conhecimento
A Vitrine do Conhecimento é um recurso da BVS que busca dar destaque a documentos e recursos informacionais selecionados sobre um tema relevante de saúde. Tem a mesma função de uma vitrine propriamente dita, chamando a atenção para um conjunto selecionado e representativo de conteúdos relacionados a um tema.
As Vitrines do Conhecimento da BVS são estruturadas seguindo uma metodologia própria que conta com duas grandes áreas: uma de componentes, que consiste em até 8 destaques de informação, e uma área de conteúdo. Ambas dão acesso direto à documentos indexados nas fontes de informação da BVS, a partir de links para filtros pré-definidos; fontes de informação externas com indicação de sites e páginas fundamentais para o tema em questão, ou ainda conteúdos atualizados via RSS como blogs, boletins epidemiológicos e notícias, e informação em diferentes formatos como vídeos, infográficos, infometría ou qualquer outro recurso que possibilite ao pesquisador acesso rápido e confiável a informação relevante.
O processo de construção da Vitrine prevê o apoio de especialistas no tema para indicação de conteúdo e/ou revisão dos conteúdos previamente selecionados quanto a relevância e adequação.
Etapas para a construção
- Estabelecer a arquitetura da informação, a organização e sistematização dos conteúdos mapeados de acordo com os critérios de seleção definidos;
- Criação de wireframe e identidade visual da Vitrine, incluindo imagens, cores e as áreas pré-determinadas de acordo com a categorização do conteúdo;
- Desenvolvimento de pesquisa (na BVS) e outros sites de referência para temas específicos de acordo com a sistematização do conteúdo;
- Inclusão do conteúdo na Vitrine, organizado de acordo com a categorização e sistematização definidas, e com os links correspondentes;
- Publicação da Vitrine na BVS ou em site pré-determinado;
- Atividades regulares para atualizar as informações e o conteúdo da
Vitrine.
Descrição dos componentes
A área principal da vitrine, conta com o título do tema, uma imagem central em formato redondo e até 8 itens para destacar os conteúdos mais relevantes para o tema. Esses itens devem ser descritos um a um com títulos breves, acrescidos de um ícone (disponível no banco de imagens do sistema) e indicação de um link que pode ser externo ou interno.
Imagem representativa
Utilizar preferencialmente imagens disponíveis nos sites institucionais de referência, por exemplo: site da OPS, OMS, Ministérios de Saúde etc.
Informação sobre o tema
A área imediatamente após, pode ser construída livremente com Page Builder by SiteOrigin 2.6.2, disponível no WordPress.
Conteúdo contextualizado
Texto introdutório: Incluir um texto curto com definição ou informação contextualizada referente ao conteúdo destacado na vitrine.
Conteúdo científico-técnico
Pesquisa nas fontes de informação da BVS, com recortes para tipos de estudos de maior nível de evidência, período, região, REA ou outro que atenda a demanda de informação.
- Seleção de documentos (Highlights)
Acesso direto aos documentos de referência sobre o tema, como por exemplo, planos e estratégias globais, regionais ou locais para lidar com o problema.
- Infometria
Destaque para informação científica e técnica do tema, por meio de gráficos interativos.
- Informação atualizada
RSS para Boletins epidemiológicos, Twitter, Blogs, Notícias ou qualquer outra fonte que traga informação atualizada sobre o tema.
- Material audiovisual e não convencional
Materiais de divulgação oficiais/institucionais como infográficos, vídeos, posters, folders, etc.
- Iniciativas associadas
Links para organizações e demais iniciativas associadas.
- Créditos
Referências ou nome dos especialistas que colaboraram com a Virtrine.
- Compartilhamento
Possibilidade de compartilhar em redes sociais, incluindo elementos imagem de destaque e título ou "banner" com o link para a vitrine no idioma de navegação.
Publicação da Vitrine
Registro
O registro de cada Vitrine publicada deve ser feito via plataforma LIS com recorte para Área temática Vitrines do conhecimento.
Atualização
Durante o tempo em que a vitrine estiver no destaque, e mesmo depois, se for o caso, deve ser atualizada com novas informações que podem surgir.
Recomendações
- Se possível, para desenvolver a Vitrine, contar com um profissional especialista no tema para validar os conteúdos;
- Fazer referência cruzada com outras fontes de informação produzidas pela BVS, exemplo: LIS, BVS relacionadas etc.
Para profissionais de informática
- Plugin para a construção da Vitrine do Conhecimento é compatível com WordPress.
Guia para construção da Vitrine do Conhecimento
Para profissionais de informação
- FI-Admin para registro da Vitrine - Área temática - Vitrine do Conhecimento
- Slides e Webnar sobre Vitrines do Conhecimento