,

Declaração de Washington e Recomendações da Rede são destaques no encerramento da BVS6

A 6° Reunião Regional de Coordenação da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS6) teve lugar nos dias 20 e 21 de outubro em Washington DC, EUA, precedendo o 9° Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS9). O evento, um fórum presencial de experiências e conhecimento entre a rede de instituições produtoras, intermediárias e usuárias de informação científica e técnica em saúde da BVS teve como tema central eSaúde. A reunião da BVS6 teve por objetivo promover uma ampla discussão sobre o desenvolvimento da BVS orientado pela Estratégia e Plano de Ação de eSaúde (2012-2017) para a América Latina e o Caribe e das recomendações dos Encontros da Rede BVS 2011.

Tendo por objetivo estender a participação no evento aos participantes da rede BVS que não estivessem presentes em Washington e promover um debate sobre os principais desafios e propostas para o desenvolvimento da BVS, a BIREME/OPAS/OMS criou Grupos de Trabalho (GT) embasados nos três pilares de sustentação da BVS:

GT1: Gestão e redes de colaboração

GT2: Produtos e serviços

GT3: Tecnologia e interfaces

Os grupos de trabalho tiveram como plataforma de operação a Internet, e por meio de reuniões virtuais foi possível reunir um grande número de participantes da rede. A sessão de abertura dos trabalhos foi realizada nos idiomas português, inglês e espanhol, e teve por objetivo explicar a metodologia de trabalho e apresentar as agendas das reuniões. GT1 e GT2 realizaram três reuniões cada, e GT3 realizou dez reuniões. A cada reunião o grupo responsável elaborou um informe com as principais recomendações aos desafios apresentados. Ao final, foi realizada reunião de encerramento também nos três idiomas apresentando uma consolidação dos resultados de cada GT. Encontra-se publicada no site do evento a consolidação das recomendações resultantes deste trabalho colaborativo coordenado pela BIREME, que reafirma a importância da BVS na estratégia de eSaúde da Organização e a informação científica e técnica em saúde como bem público regional e global.

A exemplo das edições anteriores das reuniões da BVS no marco do CRICS, os resultados e recomendações que emergem das discussões resultam em declarações nomeadas a partir das cidades-sede dos eventos. O texto completo da Declaração de Washington está disponível no portal da BVS6/CRICS9.

No documento, os integrantes do Sistema Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde instam aos governos da região reforçar o papel da BVS nos sistemas de saúde, e às instituições acadêmicas e os setores da sociedade civil a estabelecer alianças em matéria de pesquisa, formação e capacidade técnica em gestão do conhecimento e da informação, entre outros temas. Os integrantes da rede, de sua parte, se comprometem a trabalhar em prol da disponibilização ampla dos recursos de informação e conhecimento que resultem da pesquisa científica e da cooperação técnica entre os países da região; a prover formas de sustentabilidade da BVS e suas redes associadas bem como promover a formação e capacitação no uso da BVS para atenção à saúde e prevenção de enfermidades; sensibilizar autoridades sanitárias dos países sobre a necessidade de promover o acesso à informação; e incorporar o uso das tecnologias de informação e comunicação nas políticas e programas de saúde, entre outros temas relevantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.