, ,

BIREME participa da ACURIL em Porto Rico e promove o modelo BVS de gestão da informação e conhecimento em saúde

 

Entre os dias 09 e 14 de junho de 2013 ocorrerá a 43º Associação de Bibliotecas Universitárias, de Pesquisa e Institucionais do Caribe (também conhecida como ACURIL, sigla para a abreviação em inglês de Association of Caribbean University, Research, and Institutional Libraries), em San Juan, Porto Rico. Esta será a segunda vez que a BIREME/OPAS/OMS participará do evento, o qual está alinhado ao plano de cooperação técnica firmado para a região do Caribe. A primeira participação da instituição ocorreu em 2007, quando o então diretor, Abel Packer, representou a BIREME em exposição e mesa redonda compartilhando experiências e perspectivas para o início do desenvolvimento da comunidade do conhecimento caribenha e das redes de informação em saúde daquela região.

Desta vez, as atividades da BIREME estarão divididas em três campos de atuação. Em nível nacional, ocorrerá uma reunião com o grupo da BVS Porto Rico, com enfoque na capacitação, gerenciamento e promoção desta BVS. A BVS Porto Rico fora lançada oficialmente em outubro 2012, durante o Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS 9), em Washington, Estados Unidos.

Atrelada a este ponto Verônica Abdala, gerente de Serviços Cooperativos da Informação e Evidência (SCI) da BIREME/OPAS/OMS, representará a instituição na conferência da 43ª ACURIL, apresentando a estratégia de fortalecimento da BVS enquanto modelo de gestão da informação e conhecimento em saúde para a região caribenha, o contexto do uso da BVS e a importância da capacitação e fortalecimento da Rede MedCarib.

Neste sentido, também será realizada uma outra  reunião da Rede MedCarib dirigida ao Grupo de Interesse de Saúde, com o objetivo de socializar o plano, envolver os profissionais, definir estratégias e identificar necessidades dos países desta área, será realizada com a colaboração da coordenadora da Rede MedCarib,Ernesta Grenndige, chefe da Biblioteca de Ciências Médicas da Faculdade de Ciências Médicas da University of the West Indies (TRT) e coordenadora do Comitê Consultivo da BVS Trinidade e Tobago.

A 43º ACURIL é um encontro estratégico por arraigar a participação de líderes caribenhos do setor público como privado, bem como instituições sem fins lucrativos (ONGs).

Mais informações podem ser adquiridas no site da Associação de Bibliotecas Universitárias, de Pesquisa e Institucionais do Caribe http://acuril.uprrp.edu/

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.