, ,

Rede BVS Brasil participa do XX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias

A Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde esteve presente no XX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitária (SNBU) ocorrido em Salvador, BA, de 15 a 20 de abril de 2018, que abordou o tema do “Futuro da Biblioteca Universitária na perspectiva do ensino, inovação, criação, pesquisa e extensão”.

snbu_2018_1O Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS) e a Coordenação Geral de Documentação e Informação da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde (CGDI/SE/MS) disponibilizaram um estande e uma extensa programação de apresentações voltadas aos interesses da rede brasileira e demais participantes.

A participação da BIREME nos principais eventos de informação em saúde atende as linhas do seu Plano de Trabalho Bianual destinadas ao fortalecimento da rede de colaboração para gestão de informação, tendo a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) como estratégia de gestão e acesso a informação e promoção do acesso e uso da informação.

snbu_2018_2Com oito apresentações diárias, em média, e participação de cerca de 600 pessoas, as atividades no estande abordaram diferentes temas de interesse da rede e dos congressistas, como o serviço Minha BVS, elaboração de estratégias de busca e pesquisa na BVS, arquitetura de informação e adoção do sistema WordPress na BVS, indexação temática e critérios de avaliação de periódicos LILACS, rede BiblioSUS e ainda apresentações da BVS Brasil e BVS do Ministério da Saúde, entre outras. Acesse a agenda com as apresentações do estande BVS Brasil.

Além da programação de apresentações, foram realizados atendimentos individuais, cadastramento de potenciais novos colaboradores, reuniões técnicas e a transmissão do lançamento oficial da 10ª edição do Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde CRICS10, 7ª Reunião de Coordenação da Rede BVS e eventos satélite que ocorrerão nos dias 4 a 6 de dezembro em São Paulo.

snbu_2018_3As apresentações e demais atividades do estande foram realizadas pelos representantes das áreas técnicas de capacitação e pesquisa, tecnologia, gestão de BVS e de fontes de informação da BIREME, pelos representantes da coordenação da BVS Ministério da Saúde e BVS Brasil, além dos representantes da BVS Prevenção e Controle de Câncer, BVS Bioética e Diplomacia em Saúde, BVS Hanseníase e BVS Instituto Evandro Chagas.

De acordo com a colaboradora Rosemeire Rocha Pinto, “este tipo de promoção é um diferencial para o fortalecimento da rede brasileira, pois a participação cooperativa nas atividades favorece a troca de informação e conhecimento, integra as equipes e contribui para a criação de novos produtos e serviços”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *