BVS Enfermagem: uma referência para a Atenção Primária em Saúde

ENF1-1024x235

A Rede brasileira da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) Enfermagem representada por mais de 30 profissionais de 13 universidades, além da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e BIREME/OPAS/OMS, se reuniu nos dias 2 a 4 de maio do corrente ano nas instalações da BIREME para a 16ª edição da Reunião do Comitê Consultivo da BVS Enfermagem Brasil. O evento foi coordenado pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG).

enf2O principal objetivo da reunião foi definir o plano de trabalho 2018-2020, que foi realizado através de dez grupos de trabalho, divididos nos seguintes temas:

  • Critérios de Seleção e Permanência dos Periódicos de Enfermagem nas bases BDENF e LILACS;
  • Portal REV@ENF e Blog SciELO;
  • Áreas Temáticas;
  • Segunda Opinião Formativa (SOF);
  • Enfermagem Baseada em Evidências
  • Comitê Internacional de Avaliação de Periódicos da BVS Enfermería;
  • Terminologia;
  • Sites em Enfermagem (LIS);
  • Redes Sociais;
  • Controle Bibliográfico – BDENF/LILACS;
  • Teses e Dissertações;
  • Interoperabilidade das bases de dados com o BDENF;
  • Estratégias de fortalecimento e integração das instâncias nacionais da BVS Enfermagem; e
  • Portal BVS Enfermagem.

A consolidação e validação dos encaminhamentos de cada grupo resultou em um plano de ação até 2020, com distribuição de responsabilidades entre os membros do Comitê.

A BVS Enfermagem nasceu com uma abordagem nacional e foi se transformando ao longo dos anos em um projeto internacional, expandindo o escopo de suas fontes de informação e a conformação de seu Comitê. Neste marco de ampliação, foi aprovado neste Comitê a existência de um único “Critério de Seleção e Permanência dos Periódicos de Enfermagem nas bases BDENF e LILACS”, assim como um único “Comitê Internacional de Avaliação de Periódicos da BVS Enfermería”. Tanto os critérios como a conformação do Comitê serão submetidos à aprovação na Reunião Internacional da rede BVS Enfermagem que ocorrerá em Cuba, no final deste ano.

Esta expansão também será refletida na reformulação do portal da BVS Enfermagem integrando conteúdo, tecnologia, e a recuperação da informação científica e técnica publicada pelos países que compõe a rede BVS Enfermagem, desde que atendam aos critérios de seleção previamente estabelecidos.

enf1A seguir, reproduzimos alguns dos depoimentos recebidos sobre o evento:

“A 16° Reunião do Comitê Consultivo da BVS Enfermagem, realizada na sede da BIREME, significou um marco histórico na trajetória da iniciativa, não apenas por redirecionar caminhos para os próximos quatro anos, mas, fundamentalmente, por criar um novo ambiente em seu processo de desenvolvimento – novos atores, novas instituições, novos projetos e novas formas de sustentabilidade. Ressalta-se que a participação da BIREME foi efetiva e decisiva para que pudéssemos atingir os objetivos. O apoio aos grupos de trabalho foi fundamental para a formulação das proposições e definição das estratégias de fortalecimento. O impacto da reunião realizada na BIREME também pode ser avaliado pelo fato de estarmos naquela Instituição, tão respeitada no cenário da informação em ciências da saúde, incluindo o da Enfermagem no âmbito da América Latina e Caribe. Nossos agradecimentos a todas as Instituições parceiras e seus representantes que ao longo desses 13 anos vem colaborando com a árdua tarefa de sistematizar o conhecimento de Enfermagem, tão necessário para fundamentar o ensino, a pesquisa e a prática.” Francisco Carlos Félix Lana, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

“A 16 Reunião do Comitê Consultivo da BVS Enfermagem foi muito produtiva. A dinâmica proposta com grupos de trabalho possibilitou a avaliação dos diferentes subprojetos de maneira sistematizada, incluindo recomendações para o aprimoramento desta experiência exitosa da BIREME que é a BVS Enfermagem, importante projeto da Enfermagem brasileira que ganha agora roupagem internacional. Contribuíram para o sucesso da reunião o agradável espaço físico da sede da BIREME, a integração social durante os saborosos lanchinhos e a calorosa acolhida da equipe BIREME. O trabalho foi árduo, mas facilitado pelo vigor e disposição de todos os participantes.” Regina Lima e Maria Helena Marziale, Revista Latino-Americana de Enfermagem/Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, USP.

“A 16ª Reunião do Comitê Consultivo da BVS Enfermagem foi marcada pelo efetivo avanço no desenvolvimento e implementação de todos os seus projetos e linhas de ação. Tenho certeza que esse sucesso decorreu da organização e coordenação da Reunião e da participação efetiva de todos os integrantes da Rede e das equipes técnicas da BIREME. Além disso, a infraestrutura assegurada pela BIREME, bem como a cuidadosa e afetuosa acolhida de todos os seus profissionais, proporcionou dias agradáveis de trabalho, demonstrando que a solidariedade e o apoio mútuo são imprescindíveis para o trabalho e funcionamento de uma rede”. Heloniza Costa, Editora chefe da Revista Baiana de Enfermagem/Universidade Federal da Bahia.

Sobre a BVS Enfermagem

 

A BVS Enfermagem é um projeto que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da enfermagem acadêmica e assistencial, promovendo o acesso a produtos e serviços informacionais da área, constituindo-se como espaço de acesso equitativo ao conhecimento em enfermagem para a disseminação de informação científica e técnica, proporcionando alta disponibilidade e confiabilidade de suas fontes de informação.

A BVS é coordenada pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais e conformada por um Comitê Consultivo que integra as principais instituições produtoras de informação científica e técnica em enfermagem do país. Seu Comitê Consultivo se reúne uma vez ao ano desde 2003.

Com índices de acesso que ultrapassam 1 milhão de visualizações de páginas ao ano e uma média de 95 mil usuários, a BVS Enfermagem é referência em informação científica na área, sendo o primeiro resultado de busca na Internet.

O desenvolvimento da BVS Enfermagem está também em consonância com as ações da Organização Pan-Americana da Saúde que lançou no marco do Dia Internacional de Enfermagem, 12 de maio de 2018, a publicação “Ampliação do papel dos enfermeiros na atenção primária à saúde” (N. da T.: hiperlink levava ao texto em espanhol), indicando a função crucial da enfermagem na ampliação do acesso a saúde e oferecendo nove passos e atividades para implementar o papel dos enfermeiros de prática avançada nos países das Américas.

Segundo o Dr. Diego Gonzalez, Diretor de BIREME/OPAS/OMS “o trabalho que fazemos para facilitar o acesso à informação às equipes de enfermagem ajuda a fortalecer a atenção primária em saúde, especialmente a nível local, onde em muitos casos é a equipe de enfermagem que presta a primeira atenção aos pacientes. A BIREME continuará apoiando tanto a Rede Internacional como as redes nacionais de Enfermagem”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *