, , ,

Realizada encontro na FIOCRUZ para fortalecer a BVS no Brasil

Foi realizada no último dia 20 de maio um encontro com coordenadores de instâncias da BVS vinculadas à FIOCRUZ. O objetivo da reunião foi fazer uma análise da situação das instâncias BVS temáticas e biográficas que são coordenadas pela FIOCRUZ e definir um plano de ação para o fortalecimento da rede, em coordenação com o Plano de fortalecimento da BVS Brasil.

 

Na reunião Luciana Danielli, coordenadora da BVS FIOCRUZ, apresentou um informe das atividades realizadas no último ano, 2018 e apresentou os principais desafios para a sustentabilidade do trabalho em rede e na BVS. Na sequência, Verônica Abdala, gerente de Serviços de Informação na BIREME, apresentou as opções para o trabalho em rede na BVS, destacando que há várias formas e possibilidades de cooperação e participação na BVS. Desenvolver uma instância BVS é uma das opções, mas não é a única. Por exemplo, uma biblioteca pode ser um Centro Cooperante e contribuir para atualizar uma ou mais fontes de informação da BVS. Outra opção, mais nova, é desenvolver uma vitrine do conhecimento para dar destaque a uma temática relevante e específica, sem a necessidade de ter uma instancia de BVS própria.

 

Com estas opções, passou-se então a analisar a situação das instancias BVS representadas na reunião para identificar em qual cenário (opção) melhor encaixa cada instancia. Também se analisou como exercício, as instâncias não representadas na reunião. Em decorrência dessa análise, foi listado um conjunto de próximas ações e recomendações para a rede, BIREME e FIOCRUZ.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.