,

Apresentadas as recomendações dos Grupos de Trabalho para a BVS6

Em sessões nos idiomas inglês, português e espanhol, foram apresentadas as recomendações dos Grupos de Trabalho da 6ª Reunião Regional de Coordenação da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS6), que se realizará em Washington D.C., EUA, nos dias 20 e 21 de outubro de 2012. A sessão em inglês ocorreu no dia 2 de outubro e as sessões em português e espanhol no dia seguinte.

Os Grupos de Trabalho (GT) foram criados para promover debate com a rede da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e redes associadas sobre os principais desafios e propostas de ação para o desenvolvimento da BVS e garantir ampla representatividade da rede na formulação de propostas e recomendações.

Os GT foram estabelecidos considerando os três pilares que sustentam a BVS:

GT1 – Gestão e Redes de Colaboração; GT2 – Produtos e Serviços; GT3 – Tecnologia e Interfaces. GT1 e GT2 realizaram cada um, três reuniões online e o GT3, dez reuniões. A agenda das reuniões e os links das gravações podem ser encontrados na página do CRICS9/BVS6.

O GT1 convidou, a cada sessão, moderadores que apresentaram relevantes contribuições ao tema da reunião, os quais, tomando em consideração as contribuições da rede, participaram da redação do informe final com as recomendações da reunião.

O GT2 adotou metodologia diferente, propondo vários desafios ou problemas e as possíveis formas de solução sugeridas na forma de uma matriz. A BVS e redes associadas foram convidadas a fazer suas contribuições neste documento, que depois de cada reunião foi consolidado pela coordenação do GT, a cargo da BIREME.

O GT3 propôs temas relacionados com o desenvolvimento tecnológico da BVS para discussão em cada uma das dez reuniões e compartilhou os resultados e recomendações na página da Rede de Desenvolvedores da Rede BVS e Associadas (RedDes). Assim, mesmo depois de encerradas as reuniões online, foi possível fazer contribuições e sugestões.

A reunião final dos GT contou com a participação de grande número de integrantes da rede BVS. Na sessão em inglês, destinada principalmente ao Caribe, participaram seis países, com 17 conexões. Na sessão em português dedicada às redes brasileira e lusófona, participaram três países com 23 conexões, incluindo a sede da OPAS e a representação da Organização no Brasil; na reunião dedicada à América Latina participaram 18 países, com 41 conexões.

Os informes produzidos por cada GT sumarizando as reuniões online servirá de subsidio para o documento final com as recomendações da BVS6 que será apresentado na sessão plenária na manhã do dia 21 de outubro, e contribuirá para a redação da “Declaração de Washington”.

 

Fonte: http://new.paho.org/bireme/index.php?option=com_content&view=article&id=182%3Aapresentadas-as-recomendacoes-dos-grupos-de-trabalho-para-a-bvs6&catid=15%3Aops-wdc&Itemid=73&lang=pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.